Detalhes do Connect Bus são apresentados pelo prefeito ACM Neto em coletiva no Palácio Thomé de Souza

A partir desta sexta-feira (15), a população de Salvador terá como opção um novo sistema especial de transporte a ser operado pela Prefeitura. O funcionamento do Connect Bus, serviço diferenciado de ônibus executivo, foi detalhado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, durante coletiva realizada nesta quinta-feira (14), no Palácio Thomé de Souza. Logo em seguida, foram apresentados os primeiros 16 de um total de 48 veículos que vão compor o sistema.

O objetivo da ação é ofertar os executivos diferenciados através de linhas que atendam aos principais eixos de transporte da cidade, operadas por veículos com padrão elevado, equipados com ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bagageiro, serviço de internet sem fio e equipamento de captura de sinais GPS. “A cidade vinha se ressentindo de linhas que integrassem os eixos centrais da cidade, que possuem forte característica econômica ou turística. Sendo assim, estamos oferecendo um serviço diferenciado e a definição das linhas, em conjunto com as concessionárias, foi feita de forma a atender regiões que fossem populosas e com forte apelo econômico, atendendo pólos empregadores e com tarifa que oportunizasse a utilização por toda a população”, relatou o prefeito ACM Neto.

“Essa é uma demanda antiga da população e felizmente estamos dando mais esse presente aos usuários do transporte público nas comemorações dos 467 anos de Salvador. São seis linhas, com frota de 44 ônibus novos, mais confortáveis, com internet, climatizados, e que proporcionam mais uma opção de locomoção para os soteropolitanos. Nosso objetivo é permitir ao cidadão ter o direto de escolher se trafega no ônibus comum ou se prefere ter um custo um pouco maior e acessar o executivo”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.

Também presente no evento, o superintendente da Infraero, José Cassiano Filho, pontuou que a região do aeroporto, uma das beneficiadas, possuía uma grande necessidade de melhoria das linhas, principalmente no trajeto até a Rodoviária. “Essa iniciativa vai auxiliar bastante na avaliação do Aeroporto de Salvador como um dos melhores em mobilidade no país.”

Funcionamento - As linhas do Connect Bus inicialmente definidas visam atender aos grandes pólos geradores de viagens, como aeroporto, rodoviária, shoppings, hospitais, universidades, escolas, teatros e outros importantes equipamentos urbanos. Além disso, o projeto visa permitir a ligação entre bairros populosos e importantes subcentros da cidade, locais de grande potencial de demanda para essas linhas, tanto de trabalhadores, como de clientes em compras, lazer ou negócios.

Posteriormente, após um período de operação inicial e com base nos resultados das pesquisas de demanda, o projeto poderá ser ampliado, com a criação de novas linhas, de modo a atender aos anseios de deslocamento da população. Por se tratar de um serviço diferenciado, que proporcionará maior conforto e comodidade aos usuários, contará também com uma tarifa diferenciada em relação à tarifa praticada no serviço convencional.

Linhas - A implantação do Projeto Ônibus Executivo se dará de forma gradativa ao longo deste ano de 2016. Inicialmente, já entram em operação as linhas Aeroporto/Centro Histórico e Salvador Shopping/Centro Histórico, com tarifa de R$5 (cinco reais) e intervalo entre 20 e 30 minutos. As demais linhas passarão a operar em datas a serem definidas pela Semob. Elas serão operadas pelas três concessionárias de transporte público na cidade, vencedoras da licitação realizada pela Prefeitura: Salvador Norte (CSN), Plataforma e OT Transporte.

Roteiro das linhas

Linha

Áreas Atendidas

Aeroporto-Centro Histórico (Via Paralela)

Aeroporto, São Cristóvão (Salvador Norte Shopping), Paralela, Rodoviária, Bonocô, Arena Fonte Nova-Dique, Barris, Campo Grande, Praça da Sé.

Shopping Salvador – Centro Histórico

Avenida Tancredo Neves, Avenida ACM, Avenida Juracy Magalhães, Lucaia Shopping Itaigara, Avenida Manoel Dias da Silva, Avenida Oceânica, Avenida Centenário, Hospital Santo Amaro, Praça Lord Cochrane, Avenida Garibaldi, Avenida Leovigildo Filgueiras, Campo Grande, Teatro Castro Alves, Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile, Terminal Rua das Vassouras, Ondina, Rio Vermelho, Pituba.

Boca da Mata – Itaigara

Boca da Mata, Cajazeiras 10/5/4, Castelo Branco, BR-324, Avenida ACM, Caminho das Árvores, Paulo VI, Itaigara, Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves.

Cabula VI / Bela Vista – Itaigara / Amaralina

Narandiba, UNEB, Shopping Bela Vista, Avenida ACM, Igreja Universal, Avenida Juracy Magalhães, Lucaia, Hospital Aliança, Shopping Itaigara, Avenida Manoel Dias da Silva, Amaralina, Bompreço do Rio Vermelho, Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves (Shopping Salvador), Hospital Sarah, Rodoviária

Ribeira – Itaigara

Avenida Dendezeiros, Hospital Irmã Dulce, Calçada, Hospital Naval, Via Expressa, Avenida Heitor Dias, Rótula Abacaxi, Avenida ACM, Igreja Universal, Avenida Juracy Magalhães, Lucaia, Hospital Aliança, Avenida ACM, Shopping Itaigara, Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves (Shopping Salvador), Hospital Sarah, Rodoviária.

Mirantes de Periperi – Shopping Bela Vista / Shopping Itaigara

Periperi, Avenida Suburbana, Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Avenida San Martin, Avenida Barros Reis, Rótula do Abacaxi, Shopping Bela Vista, Avenida ACM, Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI, Praça Nossa Senhora da Luz, Shopping Itaigara, Shopping da Bahia, Avenida Tancredo Neves (Shopping Salvador), Hospital Sarah, Rodoviária