Empreender e ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente. Para melhor atender esse público, a Prefeitura, por meio do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), oferta gratuitamente serviços de formação profissional e orientação. O CEM funciona no mesmo endereço do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), na Rua Miguel Calmon, 506, Comércio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O programa é uma das principais ações da Prefeitura direcionadas ao segmento do empreendedorismo, que tem se configurado como uma importante ferramenta na geração de renda para o trabalhador, tanto como uma opção de saída para quem está desempregado, quanto para aqueles que buscam independência financeira e profissional.

Os serviços prestados no CEM são inteiramente gratuitos e têm como principal objetivo apoiar o empreendedor individual, o micro e pequeno empresário, ofertando ferramentas que potencializem seu negócio. As atividades são realizadas através de parcerias com os próprios órgãos municipais e também com instituições externas, como por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com a supervisora do CEM, Daiane Souza, o órgão busca ampliar o portfólio de serviços necessários ao crescimento dos micros e pequenos empreendimentos. “O serviço agrega tudo. Nosso papel é orientar, ajudar no processo de abertura da empresa, capacitar e acompanhar as necessidades do empreendedor, dando todo suporte necessário”, explica.

Ela destaca também que o centro funciona como uma espécie de mini SAC empresarial municipal. “Nossa intenção é que o contribuinte efetue desde a formalização (abertura de CNPJ), até emissão de alvará necessário para cada tipo de negócio”, afirma. Mais informações podem ser consultadas pelo site www. cem. salvador. ba. gov. br.