Educação

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Um misto de alegria e ansiedade era a expressão estampada nos rosto dos pequenos alunos da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo de Cajazeiras VIII. A unidade escolar foi palco da aula inaugural do ano letivo na rede municipal de ensino, ocorrida nesta quarta-feira (6) e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do secretário Bruno Barral (Educação); da diretora da creche, Mércia Cristina Machado; da comunidade escolar e imprensa. A ocasião também marcou a entrega de uma série de itens que compõem os materiais a serem distribuídos nas 434 escolas municipais – tudo isso para que a rede tenha uma “Educação Nota 10”, tema de 2019.

O prefeito ressaltou que é muito importante começar o primeiro dia do ano letivo de 2019 garantindo a agenda regular e no mesmo período em que estão sendo iniciadas as aulas nas escolas particulares. “Também iniciar as atividades, de maneira plena e completa, com entrega às crianças de todo o fardamento novo, material escolar, material didático e assegurando merenda de qualidade, assim como aos professores material de orientação em sala de aula. Enfim, este ano letivo é iniciado com muito entusiasmo. A expectativa é muito boa de continuar melhorando a qualidade da educação e garantindo que toda a rede tenha o mesmo padrão de qualidade de ensino”, completou ACM Neto.

Em discurso, o secretário Bruno Barral destacou uma garantia dada pelo próprio prefeito: a manutenção da oferta de ensino em tempo integral para crianças de 2 e 3 anos, o que permite que os pais possam trabalhar tranquilamente, tendo onde deixar os filhos com segurança. “A educação feita aqui é para os alunos e para a família também”, disse. Além disso, Barral pediu empenho a todos os alunos e professores do 9º ano para a Prova Brasil, a ser realizada este ano.

Mãe de Ágatha Vitória, de 4 anos, a eletricista residencial Taiane Barreto, de 21 anos, espera que a filha consiga ter um bom desempenho na creche. “Ela é uma menina muito inteligente e espero que ela tenha um aprendizado excelente. Todos aqui falam que a creche é muito boa, tanto que a vaga eu consegui em lista de espera”, relatou. Taiane ainda falou sobre a reação de Ágatha para ir pela primeira vez para a aula. “Ela acordou às seis da manhã, com o sapato e a roupa na mão, dizendo: ‘mamãe, papai, quero ir para a escola’”, riu.

Itens – Dentre os itens entregues para as unidades de ensino está 307.106 fardas para os alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com investimento de aproximadamente R$3,2 milhões. Também estão sendo distribuídos 129.428 kits escolares adquiridos para todos os segmentos, com investimento de R$3 milhões. Os kits são compostos por materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por níveis de ensino e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo.

Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental vão ter livros de apoio à preparação para a Avaliação Nacional da Educação Básica – Aprova Brasil, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. O material pedagógico também segue os referenciais e o nível educacional (Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II) e engloba itens como Diário da Família, Agenda da Creche e livros com temas tradicionais como Língua Portuguesa e Matemática, e temas próprios como Soteropolitanidade e (Particip)Ação Cidadã.

Serão distribuídos 14 mil exemplares do livro de literatura infantil “O maior tesouro da terra. Uma superaventura com Jorginho Amado”. Inspiradas no grande escritor Jorge Amado, as aventuras de Jorginho, além de conscientizarem as crianças sobre os relevantes temas propostos, resgatam a obra do escritor baiano, apresentando-o de maneira lúdica ao público infantil.

Os alunos do EJA vão utilizar materiais produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) para o segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA). São compostos por caderno metodológico para o professor e a coleção Caderno de EJA: Cultura e Trabalho; Diversidades e Trabalho; Juventude e Trabalho; Meio Ambiente e Trabalho; Qualidade de Vida, Consumo e Trabalho; Segurança e Saúde no Trabalho.

Com 5.771 exemplares, o Diário de Classe vai auxiliar o professor de registro de frequência e de desempenho dos alunos de cada turma. O acompanhamento da vida escolar fornece ao professor e à escola subsídios para a tomada de decisões de modo a favorecer os processos de ensino e de aprendizagem.

Em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o projeto Defesa Civil nas Escolas consiste em realizar oficinas e treinamento para professores e alunos, com foco em educação ambiental (percepção de risco) defesa civil, controle de zoonoses e primeiros socorros. O objetivo é formar a cultura de defesa civil tendo professores e alunos como multiplicadores nas comunidades.

Por fim, a lista contempla uma ferramenta tecnológica: o aplicativo Educação Salvador. O intuito é de facilitar a vida dos servidores, professores e colaboradores da instituição. O app disponibiliza alguns serviços na palma da mão, como o andamento de processos, o local exato das escolas municipais, as notícias sobre tudo o que envolve a comunidade escolar, calendário escolar, entre outras informações.

Balanço e calendário – Atualmente, a capital conta com um total de 434 escolas, com capacidade para 162 mil alunos. Até o momento, 140 mil estudantes foram matriculados. Ao todo, serão 200 dias de aula até 20 de dezembro. Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, haverá um recesso para o Carnaval, com retorno no dia 11 de março.

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 Os professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras da Secretaria Municipal da Educação lotaram o auditório do Hotel Fiesta, no Itaigara, para a abertura da Jornada Pedagógica 2019. A cerimônia, realizada na manhã desta segunda-feira (4), contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário e da diretora pedagógica da Smed, Bruno Barral e Joelice Braga, respectivamente; e das representantes do Fórum de Gestores, Tâmara Batalha, e do Conselho Municipal de Educalção (CME), Mísia Pontes, dentre outros convidados. O tema do encontro este ano é “Gestão para resultados: trilhando caminhos na busca de soluções educacionais”.

O prefeito salientou que 2019 é um ano de mudanças no Brasil, depois de quatro anos de uma crise política, institucional, econômica e social muito intensa. “Vamos começar a viver tempos melhores no país. O que aconteceu em nossa capital nos últimos seis sanos nos dá motivo de sobra para iniciar este ano com bastante otimismo e muita esperança neste ano letivo. Salvador está a um bom nível de maturidade de todo o processo de requalificação urbana, melhoria da infraestrutura e manutenção de ações básicas para aumentar a sensação de bem-estar dos cidadãos. O desafio é garantir a manutenção da qualidade dos serviços municipais, incluindo a evolução da educação pública da capital baiana, com o envolvimento de todos”, afirmou ACM Neto.

Além dos discursos dos demais integrantes da mesa, o público também conferiu a apresentação do grupo Z Brasil, comandada pela professora da rede Fernanda Siqueira, e palestra ministrada pelo conferencista e escritor Kau Mascarenhas. Durante dois dias, os profissionais estarão reunidos nas unidades escolares para avaliar o ano de 2018 e projetar metas para 2019, sempre com foco no desempenho e rendimento dos alunos.

“Esse é um momento que marca uma grande confraternização dos gestores para falar das ações realizadas em 2018 e do planejamento para 2019. Começamos o ano com a entrega do kit escolar, fardamento e equipamento completo das escolas. É também ano de Prova Brasil e haverá revisão das disciplinas de Português e Matemática para os alunos do 9º ano. Teremos ainda formação para gestores de creches e reforma de unidades de ensino. Tudo isso para que a rede esteja cada vez melhor”, elencou Bruno Barral.

Aulas – As aulas da rede municipal de ensino começam na quarta-feira (6), nas 434 escolas da capital. Na ocasião, os alunos começarão a receber os livros do Programa Nossa Rede. Ao todo, serão 200 dias de aula até o dia 20 de dezembro. Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, haverá um pequeno recesso para o Carnaval, com retorno no dia 11 de março.

Até o momento, 140.200 pessoas foram matriculadas nas séries que compreendem do grupo I ao 9º ano, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede tem capacidade para 142.600 alunos. A matrícula descentralizada (feita em qualquer unidade escolar) ocorreu no período de 2 a 21 de janeiro, mas a qualquer momento ainda é possível solicitar o ingresso na escola de interesse, principalmente para os casos especiais, a exemplo da necessidade de mudança de bairro ou de transferência escolar.

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Os professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras da Secretaria Municipal de Educação (Smed) vão estar reunidos na Jornada Pedagógica, com abertura a ser realizada na segunda-feira (4), às 8h, no Hotel Fiesta, no Itaigara. A cerimônia contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário da Smed, Bruno Barral, dentre outras autoridades.

O tema deste ano é “Gestão para resultados: trilhando caminhos na busca de soluções educacionais”, com palestra a ser ministrada pelo conferencista e escritor Kau Mascarenhas. Durante dois dias, os profissionais estarão reunidos nas unidades escolares para avaliar o ano de 2018 e projetar metas para 2019, sempre com foco no desempenho e rendimento dos alunos.

Para o secretário Bruno Barral, a Jornada Pedagógica é de grande importância para a Educação por se tratar de um momento de reunião dos profissionais para discutir, refletir e trocar ideias e práticas a serem implementadas durante todo o ano letivo. “É uma ocasião própria para a construção de estratégias, de planejamento e de traçar metas para fortalecer o desenvolvimento da aprendizagem através de práticas educativas com foco no aluno”, pontua o titular da Smed.

Aulas – As aulas da rede municipal de ensino começam na quarta-feira (6), nas 434 escolas da capital. Na ocasião, os alunos começarão a receber os livros do Programa Nossa Rede. Ao todo, serão 200 dias de aula até o dia 20 de dezembro. Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, haverá um pequeno recesso para o Carnaval, com retorno no dia 11 de março.

Até o momento, 140.200 pessoas foram matriculadas nas séries que compreendem do grupo I ao 9º ano, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede tem capacidade para 142.600 alunos. A matrícula descentralizada (feita em qualquer unidade escolar) ocorreu no período de 2 a 21 de janeiro, mas a qualquer momento ainda é possível solicitar o ingresso na escola de interesse, principalmente para os casos especiais, a exemplo da necessidade de mudança de bairro ou de transferência escolar.

“Estamos tendo todo o cuidado para começar o ano com as condições necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra com tranquilidade. Salvador vem melhorando muito nos resultados educacionais e a perspectiva é de avançar ainda mais”, afirma a diretora pedagógica da Smed, Joelice Braga.

 

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Dados positivos já podem ser observados após a adoção do programa Agente da Educação, que tem transformado o ambiente escolar e beneficiado alunos, profissionais, familiares e toda a comunidade envolvida no processo educativo. De setembro de 2015 a dezembro de 2018, o Parque Social registrou 135.635 casos de infrequência nas escolas atendidas pelo programa, dos quais 67.723 foram regularizados (49,93% dos casos). No mesmo período, foram registrados 13.693 abandonos, entre os quais 4.622 foram regularizados e 6.995 evadidos com 1.451 regularizações.

A infrequência ocorre quando o aluno faltou a escola três vezes na semana ou a partir de seis vezes no mês; o abandono, quando a ausência se repete por um período de um a três meses e a evasão, com alunos que faltaram a escola por período superior a três meses. Os benefícios são refletidos tanto nos atuais dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed), como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Até o momento, o programa já registrou 40.133 atendimentos e 7.547 visitas domiciliares para orientar os estudantes e responsáveis sobre a importância da escola e da educação para a vida das crianças e adolescentes matriculados. Ao todo, 424 agentes da educação atuam nas escolas da Rede Municipal de Salvador. Eles são orientados por um coordenador, dois subcoordenadores e 11 orientadores de campo.

Em total conformidade com a gestão escolar e a coordenação pedagógica das unidades de ensino, os agentes realizam atividades diversas com o objetivo de motivar a permanência interessada do aluno, fomentar a participação da família e engajar a comunidade através de parcerias. As ações realizadas pelos agentes também têm caráter informativo, lúdico, cultural e de promoção da cidadania. De agosto de 2015 a dezembro de 2018, os alunos da rede tiveram acesso a 14.045 ações, entre elas 10.203 transversais (que ocorrem, pelo menos, duas vezes ao mês), 3.824 sincronizadas (realizadas a cada dois meses) e 18 coletivas (anuais em cada Gerência Regional de Educação).

As ações transversais tornam o dia das turmas escolares muito mais divertido e atrativo. Elas envolvem exibição de filme, apresentação teatral e musical, confecção de toucas para as merendeiras das escolas, incentivo à alimentação saudável, contação de história, orientação de saúde bucal, campanhas de alerta para temas relacionados à saúde, palestras, oficinas de objetos a partir de material reciclável, encaminhamento de crianças para tomar vacina, gincanas, palestras, cultivo, concursos e visitas.

“O programa tem na educação o mais poderoso mecanismo de transformação social. É gratificante saber que a iniciativa tem conscientizado as pessoas sobre o papel que elas exercem na sociedade e tem feito com que as famílias participem cada vez mais da vida escolar dos alunos. A comunidade em influência relevante para os resultados. Até o momento, já foram captados 2.887 parceiros que contribuem para as ações que são realizadas em prol da escola, que se torna um espaço não só de aprendizagem, como também de interatividade”, afirma Rosário Magalhães, presidente do Parque Social.

Requisitos – Para ser um agente da educação é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos, ser estudante de pedagogia, estar matriculado em Instituição de Ensino Superior do curso noturno de pedagogia – presencial ou à distância –, no segundo e sexto semestre, ter disponibilidade para cumprir uma carga horária de 30 horas semanais, distribuídas entre o turno matutino e vespertino, e ser residente na comunidade onde vai atuar. Inscrições para novas equipes serão divulgadas este ano.

O programa tem a cogestão e também foi concebido pelo Parque Social. Por meio dele, todos saem ganhando. Ao mesmo tempo em que os alunos, familiares e profissionais da escola ganham com a participação atuante dos agentes, estes ganham com a experiência enriquecedora de fazer parte da transformação educacional da comunidade, com a capacitação a qual têm acesso e com uma bolsa-auxílio superior à que é praticada para a área (R$ 1.072, 02).

Ideb – A Prefeitura não tem medido esforços pela educação municipal, o que pode ser confirmado pelo último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Nos anos iniciais, Salvador alcançou 5.3 na nota do Ideb, ultrapassando a meta para 2021, que é de 5.1. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. Ou seja, depois de não ter registrado nenhum avanço em 2013 com os anos iniciais, em relação a 2011, o Ideb deu um salto de 1.3 ponto na atual gestão. Nos anos finais, Salvador foi a capital que mais cresceu, saindo da posição de número 24 para 18, subindo seis posições no ranking, com Ideb de 3.9.

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Mais bonita, mais ampla, mais confortável, com novos ambientes e o melhor: mais que o dobro do número de vagas ofertadas hoje. É assim que deverá ser entregue pela Prefeitura, no início de 2020, a nova Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima. A autorização para demolição da antiga estrutura e reconstrução do imóvel foi dada nesta segunda-feira (28) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais autoridades e população.

“O investimento social mais importante que a gente pode fazer pela cidade é o investimento na educação. Ao todo, são 16 escolas que estão sendo tocadas as obras de reconstrução. Nesse caso aqui, é uma escola que vai nascer quase com o dobro do número de vagas. A antiga estrutura oferecia 580 vagas para as crianças da região. A partir da nova escola, serão matriculados até mil alunos”, afirmou o prefeito.

A expectativa da comunidade é bastante grande quanto à nova estrutura. Ao lado da neta Eduarda, aluna da unidade de ensino, Maria Dolores Calmon, de 63 anos e há mais de 40 deles como moradora da localidade, era só alegria com a ação. "Não tenho o que falar do ensino e, com a nova escola, será realmente uma benção. É uma ação muito importante para os moradores", salientou.

A diretora da escola, Márcia Figueirêdo, ressaltou que a nova unidade de ensino vai proporcionar um ambiente melhor para os alunos de uma localidade que é carente. “A comunidade precisa de uma escola de referência, com mais vagas e espaço para as crianças interagirem. Teremos uma estrutura física mais acolhedora e propícia para o desenvolvimento do ensino e aprendizado.”

Ambientes – A nova estrutura da escola contará com 14 salas de aula, Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenação, diretoria, secretaria e depósito de material didático. A lista contempla ainda espaço para aulas de música, cozinha, refeitório, quadra de esportes e área de leitura, entre outros.

Para contribuir para a qualidade de ensino dos alunos da Escola Municipal Roberto Correia, a Prefeitura investirá R$ 4.799.685,84, em uma área de 1.860,34 m². A nova unidade ofertará da pré-escola ao 5° ano do Ensino Fundamental I. Enquanto as obras estão sendo realizadas, as atividades serão desenvolvidas no Espaço Axé, localizado bem próximo à Escola Municipal Roberto Correia.

Balanço – Ao longo da gestão atual foram 37 novas escolas construídas; 35 reconstruções; 164 reformadas, totalizando 236 unidades educacionais que passaram por algum tipo de intervenção. Passaram de 17 mil vagas na Educação Infantil em 2012 para cerca de 45 mil em 2018.

No âmbito do projeto de demolição e reconstrução de 16 unidades escolares municipais, a estreante do programa foi a Escola Municipal de Plataforma, em novembro de 2018, seguida pelo CMEI Fruto do Amanhã; CMEI Yolanda Pires; Escola Municipal Engenho Velho da Federação; CMEI Angelina Rocha de Assis; CMEI de Nova Sussuarana; Escola Municipal do Pau Miúdo; CMEI Antônio Pithon; CMEI Maria Rosa Freire; CMEI Mario Altenfelder; e CMEI Maria da Conceição Costa.

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Ao som e beleza da Fanfarra Municipal da Palestina (Famup), um misto de saudosismo e expectativa era eminente nos moradores do bairro, que fica no limite com o município de Simões Filho. Isso porque o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Rosa Freire, situada ao lado da Escola Municipal da Palestina, teve a demolição da antiga estrutura iniciada nesta quarta-feira (16). No local, a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis; do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais gestores e comunidade escolar.

O novo CMEI será ampliado e terá capacidade para atender cerca de 300 alunos de 3 a 5 anos – um aumento de quase 50% no número de vagas oferecidas no antigo imóvel, bastante desgastado pela ação do tempo. “Assim como a Escola Municipal da Palestina, que também foi recuperada pela Prefeitura, o novo CMEI Maria Rosa Freire vai oferecer todo o conforto, segurança e orientação pedagógica de qualidade aos alunos. Com essa nova estrutura, será ampliado em quase 100 o número de vagas ofertadas. Esse é o esforço que a administração municipal está fazendo em ampliar o número de vagas na Educação Infantil – já saltamos de 20 mil, em 2013, para 44 mil, no fim de 2018. Com o programa Pé na Escola, a intenção da Prefeitura é fazer com que nenhuma criança de 4 e 5 anos, em 2019, fique fora da sala de aula”, relatou o prefeito.

Para a comunidade, a expectativa é a melhor possível com a reconstrução da unidade de ensino. “É uma emoção muito grande, pois a Rosa Freire foi construída pela própria comunidade, essa estrutura antiga tem uma história que faz parte do bairro. No entanto, tenho certeza de que vamos ter uma escola que realmente vai atender às demandas da comunidade. Todos nós agradecemos pelo olhar cuidadoso conosco”, afirmou a diretora Rosângela dos Santos, que há 15 anos atua na instituição.

Mãe de Ludmila, de 6 anos, recém-saída do CMEI Maria Rosa Freire, a dona de casa Joseane Souza, de 38 anos, ressalta a qualidade do ensino e a importância da ampliação da instituição. “Minha filha estudou aí e era uma ótima escola, com ensino e professores muito bons. Aqui estava precisando mesmo de mais vagas, pois ainda é muito difícil conseguir uma”, ressaltou, sobre a intensa demanda.

Estrutura – Com uma área de 1.414,93 m², o CMEI terá oito salas de aula, uma sala multiuso, varanda, solário, jardins, guarita, casa de gás, casa de lixo, casa de bombas, subestação, brinquedoteca, lavanderia, depósitos, copa, direção, coordenação, recepção, sala de professores, elevador, pátios, despensa, área para preparo de mamadeiras e alimentos, refeitório, sala de repouso e área para banho. A creche é adaptada para pessoas com deficiência, por isso terá elevador e banheiros apropriados.

O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do município. Enquanto as obras são realizadas, os alunos da instituição serão relocados para o prédio de uma unidade particular, a Escola Modelo, que foi alugada pela Smed para garantir aos estudantes toda a comodidade necessária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Esta é a décima das 16 unidades escolares que estão sendo demolidas e reconstruídas pela Prefeitura, ação que soma investimentos da ordem de R$ 96 milhões. Até o momento, já estão sendo reconstruídas as escolas de Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Nova Sussuarana, Pau Miúdo, São Cristóvão e Fazenda Coutos.

 

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Os pais e responsáveis que desejam ingressar as crianças na rede municipal de ensino de Salvador devem ficar atentos ao calendário de matrícula de novos alunos para este ano letivo de 2019, iniciado no último dia 2. Nesta terça-feira (8), o atendimento está sendo feito para as vagas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Já nesta quarta-feira (9), é a vez do 4º e 5º ano. Na sexta-feira (11), serão feitas as matrículas para o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) II – Tempo de Aprendizagem (TAP) IV e V.

O processo pode ser feito em qualquer unidade escolar da rede municipal, das 8h às 17h. As matrículas para EJA podem ser realizadas até 21h nas unidades que oferecem esse segmento de educação. Na ocasião, os pais ou responsáveis poderão escolher a instituição de ensino de sua preferência. A rede municipal tem capacidade total de 162 mil alunos.

Para realização da matrícula, é necessária a apresentação dos seguintes documentos (cópia e original): certidão de nascimento ou carteira de identidade; CPF e comprovante de residência atualizado; cartão do programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS); cartão de vacina atualizado; histórico escolar dos alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, além de duas fotos 3×4.

Educação Infantil – Hoje, às 17h, se encerra a matrícula das crianças do Ensino Infantil contempladas na distribuição eletrônica, cujo sorteio ocorreu no último dia 28. O prazo se encerrava na segunda-feira (7), mas houve a prorrogação por mais um dia. Os pais e responsáveis pelos contemplados com a vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula.

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As crianças do bairro de São Cristóvão terão mais um estímulo para estudar: o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raul Queiroz, cuja reconstrução foi iniciada na manhã desta terça-feira (8), após a demolição da antiga estrutura. A obra foi autorizada pelo vice-prefeito Bruno Reis, que participou da solenidade ao lado do secretário de Educação, Bruno Barral.

De acordo com Bruno Reis, a Prefeitura tem intensificado os investimentos em educação nos últimos anos. “A nossa gestão já construiu, reconstruiu ou reformou 234 unidades de ensino. Também ampliamos em 39,8% o número de professores na rede municipal. Por isso, Salvador está entre as capitais brasileiras que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou.

A nova escola, segundo Bruno Reis, é fruto de um investimento de R$ 4,215 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da administração municipal. “Desde novembro, a nossa gestão tem iniciado a reconstrução de uma escola por semana, com o objetivo de dar mais motivação para os alunos irem à escola, assim como oferecer condições dignas de trabalho aos professores”, pontuou.

O novo CMEI vai ter 1.833,02 metros quadrados e capacidade para 400 alunos. A unidade vai oferecer 260 novas vagas para estudantes da Educação Infantil. A escola vai atender 80 estudantes dos grupos 2 e 3, em tempo integral, em quatro salas. Nas outras seis, as demais crianças serão distribuídas em seis turmas, dos grupos 4 e 5.

A unidade de ensino em São Cristóvão é a oitava das 16 a serem reconstruídas pela Prefeitura em parceria com o FNDE. Em dois meses, já foram iniciadas as obras para a construção de outras sete escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Sussuarana e Pau Miúdo.

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Doze alunos e ex-alunos da Escola Municipal Consul Schindler, localizada no bairro de São Caetano, participaram no dia 3 de dezembro da gravação do videoclipe da música Pantera Negra Deusa, da cantora Daniela Mercury, ambientado no Museu de Arte Moderna da Bahia. Os alunos são Reis e Rainhas Azeviche dos anos de 2012 a 2018, projeto realizado na unidade de ensino, sob a coordenação da professora Claudia Maria Torres Mattos, que, além de lecionar história, é bailarina e já foi rainha do bloco afro Muzenza, no ano de 2009, e que permanece como rainha destaque, ao lado do rei Siry Brasil, ajudando na escolha da Muzembela de cada ano.

Segundo a professora Claudia Mattos, através das relações que construiu ao longo da carreira e no decorrer do desenvolvimento do projeto, o trabalho realizado na escola começou a ter maior visibilidade. “O Projeto Rei e Rainha Azeviche valoriza a história do povo negro e sua contribuição para a construção do nosso país. Trabalhamos a autoestima dos alunos através de ações como desfile de turbantes, palco literário, biografia de personalidades negras, dentre outros. No dia da culminância do projeto, sempre há a participação de alguns artistas. Em 2018, tive o apoio de Edilene Alves, minha amiga, que já foi Deusa do Ébano e é dançarina oficial de Léo Santana. Foi ela indicou meus alunos para o clipe, já que Daniela havia sinalizado que queria a participação de crianças”, explica.

Os ensaios foram realizados pela professora com os alunos na própria escola e, em um destes dias, todos foram surpreendidos pela visita da cantora. Após a gravação do videoclipe, Daniela se mostrou satisfeita com o resultado e convidou parte dos alunos para dançar com ela no Projeto Pôr do Som, no qual a artista se apresenta há 20 anos, sempre no dia 1º de janeiro. A artista, inclusive, fez uma postagem nas redes sociais com uma foto, destacando a participação dos Reis e Rainhas Azeviches e agradecendo à docente. “As crianças maravilhosas da Escola Municipal Consul Schindler, que também participaram do videoclipe de Pantera Negra Deusa, ontem no palco dos 20 anos do Pôr do Som. Meu obrigada especial à dedicada professora e excelente bailarina Claudia Matos”, escreveu a cantora.

A aluna Isabela Nascimento Santos, 9 anos, aluna do 4º ano da Consul Schindler e que foi Rainha Azeviche no ano de 2018, se emociona ao lembrar da sensação de estar ao lado da cantora Daniela Mercury. “Ser Rainha Azeviche pra mim foi a realização de um sonho, com muito esforço e dedicação. Foi um prazer participar do clipe e fiquei feliz em também dançar para tanta gente me ver. Agradeço demais à cantora e mais ainda à professora Claudia, que nos orientou e fez tudo isso acontecer”, comemora a estudante.

Crislayne Santos Pereira, de 13 anos, já não é mais aluna da instituição, mas reconhece os ensinamentos adquiridos a partir do projeto realizado na instituição. “Foi uma experiência e tanto participar do clipe, mas foi na escola Consul Schindler e com a professora Claudia que aprendi tantas coisas sobre a minha identidade e que fizeram surgir essas oportunidades. Então foi a realização de um sonho, uma emoção que não sei nem descrever e espero que surjam mais experiências como estas”, finaliza.

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