A Prefeitura de Salvador realizou, na noite desta quinta-feira (5), uma ação com foco a promoção da diversidade e equidade racial no âmbito do turismo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult), da Reparação (Semur) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). O evento faz parte do projeto Salvador Capital Afro.

A atividade ocorreu em uma das salas de cinema do Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves, e contou com palestras e apresentações sobre a importância da pauta antirracista no setor de turismo. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas aos preconceitos inconscientes, estereótipos racistas e práticas discriminatórias que muitas vezes ocorrem no atendimento ao público.

A secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, destacou a relevância da iniciativa. “A junção entre as três secretarias é a união de três atores que entendem a importância dessa pauta de trabalhar a qualificação antirracista nas empresas de Salvador. O foco dessa ação específica é para as empresas da área do turismo. A gente entende que faz parte de uma estratégia de se desenvolver economicamente a cidade e os negócios dela, a gente entender e qualificar os nossos negócios na pauta antirracista. Acreditamos que essa é uma questão de sobrevivência”, salientou.

“Aqueles que negócios que não estiveram capacitados para atuar de uma maneira antirracista, seja no tratamento interno, mas principalmente no tratamento com seus clientes, essas empresas estão fadadas ao fracasso. A ideia é unir forças, de olhares diferentes, para fortalecermos a cidade como uma cidade antirracista”, acrescentou a titular da Semdec.

A secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, enfatizou o fato de a ação ocorrer antes do verão. “Essa é uma iniciativa inédita. Um trabalho preventivo de combate ao racismo. A gente entende que o racismo e combater o racismo, fazer uma cidade antirracista, é uma questão de sobrevivência para os negócios. Então a ideia é convocar os empresários da área do turismo, principalmente donos de bares, hotéis e lojas, para que eles tenham uma sensibilização do que o racismo pode fazer com seus negócios”, explicou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, ressaltou a importância que a gestão municipal tem promovido um trabalho de preparação da sociedade e das instituições. "Esse trabalho é uma ação focada no trade turístico, porque, além de já lidar com pessoas pretas no dia a dia, teremos turistas por conta do afro turismo. Então a gente está somando esforços para reforçar o trade sobre como lidar com o racismo de uma forma antirracista”, contou.

O evento também contou com a participação de diversos representantes do setor do turismo. Entre eles, Makonnen Tafari, empresário do ramo musical, que ressaltou a importância da representatividade e das mudanças que estão ocorrendo. "Hoje é de extrema importância. Enquanto jovem consigo observar muito mais representatividade, consigo observar mudanças que têm tido, as propostas. Já pude acompanhar outras ações em que me senti representado, me senti presente. Fazer parte disso tudo é uma grande honra”, declarou.