0
0
0
s2sdefault

Os alunos da Escola Municipal Hercília Moreira visitaram o Memorial A Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, na manhã desta terça-feira (6). A atividade faz parte do Projeto Trilhas do Rio Vermelho, criado pela própria escola, com o intuito de levar as crianças para conhecerem o entorno do bairro onde a instituição de ensino está instalada. 

Dentre os 16 alunos do 3º ano que estiveram no museu, Israel Marques, de 9 anos, conta que ficou encantado com a beleza da casa e do jardim. “Eu amei tudo aqui. A casa é muito linda, o jardim tem muitas árvores e plantas diferentes, achei muito legal, mas o que mais me chamou a atenção foi o holograma no quarto de Jorge, onde passam muitas fotos dele com a família e os amigos”, contou. 

De acordo com o diretor da Hercília Moreira, Clairton Quintela, é muito importante apresentar novos ambientes, fora da rotina de sala de aula, como forma de estimular o aprendizado dos alunos e influenciá-los culturalmente. “Muitos alunos nunca tinham ido a um museu e estão tendo esse primeiro contato hoje. Propor atividades que estão fora da rotina desperta a curiosidade dos alunos e faz com que eles se aproximem da cultura, principalmente a da nossa terra que é muito bem representada por Jorge Amado através dos seus livros, obras e legado”, explicou. 

A ida dos alunos ao Memorial começou no dia 10 de agosto, aniversário do escritor, e deve ir até o final de setembro. No total, 80 alunos em cinco turmas irão visitar a Casa do Rio Vermelho. 

Trilhas do Rio Vermelho – O projeto consiste em apresentar os principais atrativos do bairro para os alunos, incentivando o aprendizado, conhecimento, desenvolvimento cognitivo e interação social das crianças. Através da iniciativa, os estudantes também já foram a locais como a Praia do Buracão, onde realizaram a limpeza da faixa de areia e coleta de lixo no local, bem como na Prefeitura-Bairro da região para conhecer a estrutura e serviços disponibilizados pela administração municipal aos cidadãos. Em breve, participarão de um tour gastronômico para conhecer alguns restaurantes e chefs de cozinha do bairro. 

Memorial A Casa do Rio Vermelho - Localizado na Rua Alagoinhas, 33, e inaugurado em novembro de 2014, o equipamento cultural é aberto ao público e traz um acervo sobre a vida e as obras do casal Jorge Amado e Zélia Gattai. Toda essa riqueza é vivida nos diversos ambientes da casa, com seus mais de dois mil metros quadrados, incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia estão depositadas. 

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com exceção das quartas-feiras, quando o acesso ao local é gratuito. Residentes de Salvador que apresentarem o comprovante pagam meia todos os dias. 

Também é importante lembrar que para acessar o local é necessário apresentar o comprovante de vacinação, físico ou digital, atualizado. Para obter mais informações sobre o memorial, os interessados podem acessar o site http://casadoriovermelho.com.br.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...