Carnaval

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A Transalvador se prepara para intensificar as blitzes de alcoolemia durante o Carnaval 2017. As ações terão oito etilômetros (bafômetros) e 25 guinchos à disposição, com atuação de 22 agentes de trânsito por blitz. Ocorrerão de dia e de noite, entre 22 e 28 de fevereiro, em diferentes horários, nas proximidades dos circuitos e carnavais nos bairros, fiscalizando condutores profissionais e não profissionais. Em 2016, mais de 2.750 condutores passaram pela operação Lei Seca no Carnaval.

Nas blitzes regulares realizadas no Carnaval do ano passado, apenas com condutores não profissionais, houve abordagem a 1.602 deles. O número corresponde a 46% de toda a fiscalização para o mês de fevereiro do mesmo ano, quando foram abordados 3.454 veículos. A Transalvador autuou 236 condutores com base na Lei Seca e mais 86 por outras infrações. Houve 61 veículos removidos ao pátio da autarquia e 215 carteiras de habilitação apreendidas.

O superintendente Fabrizzio Muller frisou a importância dos testes de alcoolemia durante o Carnaval. “Neste período, em que normalmente há consumo abusivo de bebidas alcoólicas, intensificamos as ações para evitar que mais vidas sejam ceifadas”, disse.

Nas operações para condutores profissionais, foram feitos testes de alcoolemia em 211 taxistas, 135 em motoristas de ônibus e mais 1.225 em motoristas da Prefeitura em serviço, mas não houve registro de flagrante consumo de álcool. A medida é parte do planejamento da autarquia para reduzir acidentes, acontecendo em postos de combustíveis, pontos de táxis, estações de transbordo, rodoviária e vias públicas.

 

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A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontece na quarta-feira (22), no Circuito Batatinha (entre a Praça da Sé e a Praça Castro Alves), e o tráfego e estacionamento de veículos serão alterados no trecho, entre 16h da quarta-feira e 0h da quinta-feira (23).

As vias interditadas são a Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Thomé de Souza (Praça Municipal), Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira da Praça (trecho entre a Rua José Gonçalves e a Praça Thomé de Souza), Rua das Vassouras e Rua do Tira Chapéu.

Opção de tráfego – O acesso ao Centro Histórico será pela Rua do Tijolo e Rua de São Francisco. Já os veículos oriundos da Avenida Sete de Setembro farão o retorno à altura do Edifício Sulacap e seguirão pela Rua Carlos Gomes.

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Camarotes e demais espaços serão fiscalizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo

Para o Carnaval de Salvador 2017, 28 camarotes privados foram licenciados pela Prefeitura até agora, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). No geral, aproximadamente 130 estruturas serão fiscalizadas pelo órgão, entre palcos, camarotes, arquibancadas, rede de comunicação e praticáveis montados pelo município, estado e empresas de rádio e televisão.

Para que o funcionamento ocorra sem sobressaltos durante os 11 dias de folia, a Sedur realiza ações preventivas desde o dia 18 de janeiro. As atividades visam sanar dúvidas dos proprietários, corrigir possíveis equívocos na montagem das estruturas e garantir que foliões e trabalhadores possam utilizar os espaços sem que haja risco à integridade física e ao patrimônio.

Durante as vistorias é verificada ainda a segurança do aterramento da rede elétrica instalada na estrutura, a tensão das coberturas e o dimensionamento dos calços e escadas. Os fiscais observam também o cumprimento das regras de acessibilidade, a colocação do tablado, a possível invasão do espaço público e a implantação de itens e sinalização de segurança, bem como a disponibilidade de equipamentos contra incêndio e pânico.

Os trabalhos, em caráter preventivo, ocorrem até quarta-feira (22). A fiscalização, entretanto, acontece durante todos os dias da festa, com a atuação de trinta engenheiros em postos localizados estrategicamente em quatro pontos da cidade: Circuito Osmar (Centro), Praça Castro Alves, Circuito Dodô (Barra-Ondina) e nos bairros, sendo este o único posto móvel.

Para estruturas consideradas de grande porte - cujas dimensões máximas ultrapassem 500 metros quadrados de área -, a Sedur determina que seja respeitado o limite máximo de duas pessoas por metro quadrado. Ou seja: num espaço de 500 m² devem constar, no máximo, mil pessoas.

"Caso esse número seja ultrapassado, o responsável pelo camarote receberá uma notificação da secretaria com a solicitação de que a quantidade de usuários do espaço seja adequada às normas vigentes. Em caso de reincidência ou desobediência das leis, o funcionamento da estrutura será embargado", alerta o coordenador de Fiscalização Urbanística e Segurança da Sedur, Everaldo Freitas.

Outro ponto que deve ser observado pelos proprietários e responsáveis pelos camarotes é a presença de duas duplas de brigadistas (quatro bombeiros civis) para estruturas com até 500 metros quadrados de área. A medida visa garantir a segurança dos usuários e funcionários dos espaços.

Saúde - À parte a fiscalização das estruturas, a Prefeitura verifica também nos camarotes se são respeitadas as normas básicas de saúde pública, exigidas pela Vigilância Sanitária do município (Visa) e referentes aos setores de cozinha e sanitários. São observados detalhes como acondicionamento, manuseio e preparo de alimentos, além da localização e higiene dos banheiros.

Durante a inspeção é verificado o cumprimento das legislações sanitárias adotadas pelas entidades carnavalescas nos trios elétricos e nas instalações físicas. Será avaliado também o sistema hidráulico, as estruturas física, sanitária e elétrica, além dos reservatórios de água potável e de dejetos de trios e camarotes, bem como a documentação dos blocos.

Em relação aos trios elétricos, aqueles que forem aprovados na inspeção receberão uma licença especial para atuar nos circuitos até o próximos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Os que não estiverem em conformidade serão orientados sobre as normas exigidas. Sem a autorização dos serviços referentes a lanchonetes, banheiros, posto médico e comércio de bebidas, não será concedida autorização especial.  

 

 

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“Esquenta” para o Carnaval acontece nesta terça-feira (21), a partir das 17h, e contará com trio e palco no Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Depois do pré-Carnaval com o Fuzuê e Furdunço, que reuniu cerca de um milhão de pessoas do Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) no último fim de semana, mais um evento gratuito servirá como “termômetro” para o Carnaval de Salvador 2017. Realizado pela Skol, uma das marcas patrocinadoras da folia soteropolitana, o Pipoco acontece nessa terça-feira (21), a partir das 17h, e conta com apoio da Prefeitura.

A concentração será realizada em frente ao Camarote Skol, localizado no Morro do Gato, em Ondina. A partir das 19h, a banda Timbalada assume o trio e segue até o Farol da Barra. Às 20h30, com a chegada do trio ao destino final, será aberta a programação do Palco Skol, montado em frente a um dos principais cartões-postais da cidade e que contará com as apresentações de Saulo, Léo Santanna, Dennis DJ e Alok.

“Neste Carnaval a Skol vai incentivar as pessoas a sair do lugar comum, a sair do quadrado e inspirá-las para que abram a cabeça para o novo, derrubando todas as barreiras. A antecipação da festa e o circuito invertido é uma motivação para isso”, ressalta Felipe Bratfisch, gerente regional de marketing da Ambev, e um dos responsáveis pela programação na Bahia.

Expectativa – Uma das atrações do Pipoco, a banda Timbalada vai apresentar grandes sucessos e a nova aposta para este Carnaval: “Por conta desse amor”, resultado da parceria entre Carlinhos Brown e Michael Sullivan. Ansioso pela apresentação, o cantor Denny explica que a festa terá um gosto especial por acontecer em frente a um dos monumentos históricos que mais representam a cidade.

Já a cantora alagoana Millane Hora, que fará a estreia na folia em Salvador ao lado de Denny, é só expectativa. “Será um Carnaval de muita alegria para os foliões e também será um momento muito especial para todo mundo. Estou me dedicando muito e o sentimento que tenho é de amor e realização por estar na Timbalada e poder participar da festa”, afirma.

Palco Skol – O Palco Skol vai funcionar de quinta a terça-feira (23 a 28). Todos os dias, a abertura será com o grupo FitDance, às 17h (exceto na quinta-feira, que será às 16h). A partir de 0h, duas atrações farão o “estica” para os foliões que estiverem no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Dentre as atrações estão Thiaguinho, Daniela Mercury, Gabriel Diniz e BaianaSystem. 

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Centros vão funcionar em quatro locais nos circuitos Dodô e Osmar, a partir das 13h de quinta-feira (23)

Para acolher filhos de ambulantes que vão trabalhar durante o Carnaval, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai disponibilizar durante a festa deste ano quatro espaços de convivência. O serviço será destinado a crianças com idade de 0 a 17 anos e vai funcionar a partir das 13h da quinta-feira (23) até o encerramento da folia, na Quarta-feira de Cinzas.

Em 2017, os espaços vão trabalhar por faixa etária. As duas unidades situadas no Circuito Osmar funcionarão nas escolas estaduais Senhor do Bonfim, nos Barris, com crianças de 0 a 6 anos, e Teixeira de Freitas, em Nazaré, com indivíduos de 7 a 17 anos. Já no Circuito Dodô, crianças de 0 a 6 anos ficarão no CMEI Calabar. Os jovens de 7 a 17 anos estarão abrigados no Centro Integrado a Criança e Adolescente (Ciac), no Alto de Ondina. Cada espaço terá capacidade para atender até 70 crianças.

De acordo com a diretora de Projetos Sociais Especiais da Semps, Juliana Portela, os espaços de convivência garantem aos ambulantes que eles possam ter um espaço melhor para deixar os filhos enquanto buscam uma renda complementar no período carnavalesco. “É um local seguro, protegido e o mais importante, humanizado”, completou a gestora.

Estrutura e capacitação – Os espaços contarão com profissionais como assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e educadores de nível médio com experiências em grandes eventos, a exemplo do Carnaval. Eles vão realizar escutas com os familiares para identificar demandas que a família possua. Caso necessário, encaminharão os pais ou responsáveis, por exemplo, para resolução de problemas voltados a programas sociais, como o Bolsa Família.
Nesta segunda e terça-feiras (20 e 21), todos os profissionais passarão por capacitação e participarão de oficinas que vão abordar as diretrizes e procedimentos que devem ser adotados durante o funcionamento do serviço. As reuniões serão realizadas no auditório da Faculdade Unopar, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

Já na quarta-feira (22), será realizado o encerramento da capacitação nos espaços de convivência onde cada profissional irá atuar. A medida servirá para que eles possam conhecer os locais e organizar os ambientes.
No Carnaval do ano passado, os espaços de convivência acolheram aproximadamente 310 crianças ao longo da folia. A maior demanda foi de crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. A expectativa é que a adesão dos pais seja maior a cada evento em que a estrutura for disponibilizada.

Identificação – Como ação preventiva para evitar que crianças se percam dos seus responsáveis durante a festa, a Guarda Municipal vai atuar com a distribuição de pulseiras de identificação na folia. Além disso, os agentes darão orientação aos pais sobre a importância da utilização da pulseirinha de identificação, recurso que contém dados como nomes do menino ou da menina e do responsável, além de telefone para contato em caso de perda.

 

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Para garantir os atendimentos em saúde de soteropolitanos e turistas durante o Carnaval, a Prefeitura de Salvador montou uma mega estrutura assistencial nos circuitos oficiais da festa. No total, serão 11 módulos funcionando 24 horas até a Quarta-feira de Cinzas, nas imediações do Shopping Barra, Farol da Barra, Ademar de Barros, Sabino Silva, Piedade, Politeama, Teatro Castro Alves, Ladeira da Montanha, Morro do Gato e Terreiro Jesus, além do módulo instalado no 9º Centro de Saúde Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.

Essas unidade contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, sendo 11 tipo UTI, além da retaguarda de atendimento do SAMU 192 e unidades de emergência/hospitais.

"Está tudo preparado. Vamos ter cerca de 1.400 profissionais envolvidos nessa operação, bem como toda a equipe do SAMU mobilizada nos dias da festa. Tenho certeza que o suporte e amparo para um evento desse porte, como é o Carnaval, na área de saúde já está tudo organizado para garantir uma festa mais segura ao nosso folião", declarou José Antônio Rodrigues Alves, secretário municipal da Saúde.

José Antônio Rodrigues enalteceu ainda o esquema de retaguarda ofertado pelo município para assistência ágil e eficaz dos pacientes que necessitarem de atendimentos com maior complexidade. “A estrutura assistencial montada conta ainda com 56 ambulâncias e oito motolâncias do SAMU 192 e cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do município continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência”, observou o gestor.

No ano passado, os módulos assistenciais à saúde montados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval contabilizaram 6.343 atendimentos durante toda a folia.

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Cerca de 86,2 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Limpurb durante o Furdunço e Fuzuê, na Barra. As ações de limpeza começaram na madrugada após cada um dos eventos, deixando as ruas limpas às 8h do sábado e do domingo, envolvendo cerca de 350 funcionários. Foram disponibilizados oito caminhões pipas, nove compactadores e 3 carretas. Durante a festa, foram espalhados 400 sanitários químicos e 12 sanitários climatizados para uso da população.

Sedur - Durante o Fuzuê e o Furdunço, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) fez 1.546 apreensões e 52 advertências verbais para orientação sobre a venda de bebidas da marca do patrocinador e publicidade. Entre os itens apreendidos estão placas, sombreiros e panfletos. Foram realizadas ainda vistorias em estabelecimentos comercias com o objetivo de fiscalizar a venda de bebidas em vasilhames de vidro.

Semop - De acordo com informações da Secretaria de Municipal de Ordem Pública (Semop), durante o final de semana foram realizadas 262 apreensões de materiais irregulares entre os ambulantes. O relatório da secretaria apontou que 92 garrafas de vidro, 120 litros de príncipe maluco e 50 carrinhos de supermercado foram confiscados, além de espetos de churrasco. Os itens são irregulares por comprometerem a segurança de foliões.

SMS - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 86 atendimentos nos dois dias de festa, com 10 transferências para outras unidades. Foram 44 casos clínicos, 27 cirúrgicos e 15 ortopédicos, sendo a maioria resolvida no próprio módulo de saúde, o que comprova a qualidade e resolutividade da prestação do serviço. No mesmo evento do ano passado, foram realizados 52 atendimentos com cinco transferências.

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A dois dias da abertura oficial do Carnaval de Salvador 2017, a montagem final das estruturas para a maior festa de rua do planeta foi acompanhada por uma comitiva da Prefeitura nesta segunda-feira (20), no Circuito Osmar (Centro). Na ocasião, o prefeito ACM Neto, acompanhado por secretários, técnicos municipais e a imprensa, conferiu os últimos detalhes de ambientes como a Sala Oficial de Imprensa e os camarotes oficiais na Praça 2 de Julho, no Campo Grande. Coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Sedur), as fiscalizações das estruturas tiveram início em janeiro passado e prosseguem até o pós-folia, com a desmontagem de praticáveis e camarotes.

Um dos pontos destacados pelo prefeito foi o sucesso do pré-Carnaval com o Fuzuê e Furdunço, realizados no último fim de semana no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). “O que a gente viu na rua é um sinal de que este será o maior carnaval de todos os tempos. Foi mais de um milhão de pessoas na rua e, com certeza, este foi o pré-Carnaval mais animado de todas as edições”. Ele garantiu que isso dá mais ânimo para que todas as estruturas estejam prontas até esta quarta-feira (22), quando acontecerá o início oficial da festa.

O pré-Carnaval também serviu como teste para o esquema municipal montado para a folia. “Desde ontem a Prefeitura já está completamente organizada e mobilizada com os serviços funcionando plenamente, como a assistência à saúde, trânsito e transporte - inclusive com resultado excelente na área de mobilidade, Guarda Municipal e Limpurb, que já estava em atuação hoje de madrugada, garantindo que logo pela manhã cedo a Barra estivesse limpa. Isso mostra que o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos também é uma conquista do Carnaval”, completou ACM Neto.

Sobre o grande número de atrações gratuitas, o prefeito acredita que essa é uma tendência e que também é uma vitória da folia soteropolitana. “Temos dito, inclusive, que enquanto alguns querem levantar muros, nós estamos baixando as cordas, exatamente por esse caráter democrático e participativo. Quem foi à rua ontem viu muitas famílias e tudo correndo no clima de muita tranquilidade. Esse Carnaval sem corda garante mais espaço para o folião na rua. Será promovido também o Carnaval nos Bairros, com cerca de 250 atrações. O Carnaval completamente pipoca, com certeza, é o Carnaval do futuro”, finalizou

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Programação já começa neste domingo (19), no Dique do Tororó, dentro do pré-Carnaval, e prossegue em outras nove localidades durante a festa

A criançada tem folia garantida nos bairros durante o Carnaval de Salvador 2017. Por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), a Prefeitura vai promover os Bailinhos de Lazer. Ao som de uma banda de fanfarra, todos vão poder curtir próximo à própria residência atividades lúdicas, recreativas e esportivas do Ruas de Lazer.

Cama elástica, jogos de futebol, vôlei, basquete, totó, dominó e baralho, além de oficina de pintura, são algumas das atrações. Para animar ainda mais os pequenos e fazer com que eles entrem no clima da festa, serão distribuídos kits carnavalescos com espuma, confete, serpentina, colar havaiano, máscara, mamãe sacode, apito, tinta para cabelo e bolinha de sabão.

O secretário municipal da Semtel, Geraldo Júnior, ressalta que a iniciativa tem o objetivo de dar acesso de forma democrática às famílias soteropolitanas, priorizando o público infantil. “É um trabalho que foi pensado e planejado para os pais, mães ou responsáveis por crianças que não podem se deslocar para os circuitos do Carnaval, para que não percam um dia dessa festa.”

O gestor salienta ainda que está sendo disponibilizada uma estrutura adequada e de excelente qualidade, com uma equipe de profissionais capacitados. “Esta estrutura é parte importante de uma estratégia saudável e prazerosa de inclusão social. Queremos que todos possam curtir de forma agradável e segura a folia momesca - momento de muita alegria que acontece na nossa cidade”, completa.

Programação:

Dia 23/02 (quinta-feira)

Local: São Tomé de Paripe - Praça da orla, das 13h às17h

Dia 24/2 (sexta-feira)

- Liberdade – Plano inclinado, das 8h às 13h

- São Caetano – Praça de São Caetano, das 13h às 17h

Dia 25/2 (sábado)

- Ribeira – Orla, das 8h às 13h

Dia 26/2 (domingo)

- Itapuã – Petromar, das 13h às 17h

- Nova Esperança – Ceasa (campo de futebol, ao lado da Associação), das 8h às 13h

Dia 27/2 (segunda-feira)            

- Cajazeiras X – 13h às 17h

Dia 28/2 (terça-feira)

- Cabula - Rótula do Juliano Moreira, das 8h às 13h

- Pau da Lima - Praça de Colina de Pituaçu, das 13h às 17h

 

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