Carnaval

0
0
0
s2sdefault

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador identificou mais de 17 mil crianças e adolescentes com pulseiras durante os seis dias do Carnaval 2024, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. O órgão é pioneiro no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos o serviço preventivo.

A ação ocorreu nos três circuitos oficiais da festa, e consiste na entrega de uma pulseira em que constam o nome da criança, do seu responsável e um telefone de contato. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) com o objetivo de garantir mais segurança às famílias.

Moradora do bairro de Castelo Branco, Hildete Santana aproveitou a terça-feira (13), último dia de Carnaval, para curtir a folia no Campo Grande acompanhada dos três netos. “Assim que eu cheguei procurei logo os guardas para colocar as pulseiras neles. É uma ação importante, principalmente porque eles brincam, correm pela rua inteira. Então, com a pulseira, eles acabam ficando um pouco mais seguros”, contou a idosa.

Maria Paula, mãe do pequeno Levi, de 6 anos, também considera o acessório um aliado importante no Carnaval. “A pulseira acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para a gente. Nunca queremos que nada de ruim aconteça, mas se ele vier a se perder, alguém vai me encontrar rapidamente”, disse.

De acordo com o coordenador do Cprev, James Azevedo, a iniciativa de identificar as crianças integra uma das ações municipais de proteção a esse público, que também marca presença nos circuitos da folia. “A gente faz essa identificação para, caso haja algum problema, as patrulhas consigam encontrar rapidamente o responsável”, conta o gestor.

As distribuições foram feitas pelas equipes em pontos estratégicos da cidade que facilitavam o acesso aos circuitos do Carnaval como a Estação da Lapa, Barra, Avenida Contorno, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, bem como no Elevador Lacerda.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mesmo com o sol forte em Salvador, cidadãos e turistas aproveitaram a quarta-feira de Cinzas para se despedir do Carnaval 2024 no tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas. Idealizado por Carlinhos Brown, que fechou o desfile, o evento contou com os trios de Bell Marques, Léo Santana e Danniel Vieira.

A funcionária pública Roqueane Miranda, de 45 anos, veio do bairro de Pau da Lima para aproveitar os últimos instantes da folia. “Todo ano eu estou aqui. Geralmente acompanho Bell e sempre que estou na folga eu venho. E hoje preciso dizer que com a iniciativa da proteção solar achei super interessante, ainda mais nesse sol quente. Foi sensacional a ideia, a Prefeitura está de parabéns”, declarou.

Direto de Curitiba, a analista paranaense Ana Carla Biscaia, de 28 anos, ao lado das amigas, também não queria saber do fim da folia. “Esse é meu terceiro Carnaval em Salvador e para mim esse é o melhor dia. Sou inimiga do fim e estou aqui firme e forte. Se deixar, pegamos o esfregão da limpeza e ajudamos a encerrar também”.

Ao som de “Diga que Valeu”, o cantor Bell Marques deu o pontapé ao desfile, seguido de Léo Santana, que relembrou “Mamoeiro”, sucesso da banda Parangolé, de onde foi vocalista.

Homenagem – Mais uma vez homenageando os agentes de limpeza, o sertanejo Danniel Vieira foi a terceira atração. “Deu tudo certo neste Carnaval. Sobrou um restinho de voz e a gente conseguiu estar aqui mais uma vez mostrando a pluralidade da folia e homenageando os agentes, que arrumam a nossa bagunça e merecem muito”, declarou. Entre os convidados, Kart Love e Guga Meyra, da banda Duas Medidas, além de Rafique, da banda Mambolada.

Ancestralidade - “Onda do mar me levou e eu resisti”. Desta forma, Brown iniciou seu desfile após chegar em cortejo com os Zárabes ao Farol da Barra para iniciar sua passagem no Arrastão, por volta das 11h.

“Sou ancestralidade, sou Ilê Aiyê e era necessário fazer o grito afro, porque existiu Mãe Hilda. O Ilê me acolheu e ao coletivo axé music para que ele existisse. O Ilê também acolhe a cidade”, disse o artista, após o padê, abrindo os caminhos e lembrando que, neste ano, o homenageado do arrastão é Neguinho do Samba, falecido em 2009.

“Agradeço à Prefeitura de Salvador, capital afro. Hoje temos Mariene de Castro, os vocalistas do Ilê, do Olodum. Aos turistas, essa casa é de vocês”, completou Brown.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, disse que o Arrastão desta Quarta-Feira de Cinzas, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), tem um significado especial pela participação dos blocos afro. Os grupos foram homenageados este ano no Carnaval, que teve como tema Salvador Capital Afro.

“A gente começou o Carnaval com uma homenagem aos blocos afro e, para isso, a Prefeitura fez diversos investimentos. Agora encerramos com esse arrastão de forma especial, com a participação de Bell, Leo Santana, Danniel Vieira e convidados. Mas sobretudo é muito importante esse simbolismo de termos Carlinhos Brown junto com o Olodum, o Ilê e os Zárabe fechando a festa com chave de ouro”, afirmou Isaac.

Comemoração – A ambulante Jucileide Conceição atua há mais de 20 anos e mora na Federação. “Estou aqui desde o início e não tenho do que reclamar. E o tratamento foi maravilhoso, sem agonia. Tirando a chuva, foi lindo, o melhor ano para nós ambulantes. Fechando com chave de ouro as vendas no arrastão”.

Direto do Rio de Janeiro com os pais, Catharine Macedo, de 41 anos e Jean Almeida, de 47 anos, a pequena Maria Alice, de dois anos e meio, ocupava o Baby Elétrico no Arrastão. “Este é o segundo ano dela, com dois anos e meio, e esperamos trazer todos os anos. Meu marido é fã do Carnaval de Salvador e há 11 anos estou aqui com ele. Ano passado serviu para ver como ela se portava e ela adorou, e vamos no limite dela, curtindo e sem forçar nada”.

Limpeza – Ao final do desfile, o bloco da limpeza pediu passagem, sob aplausos dos foliões que ainda resistiam ao sol de meio dia, com termômetros marcando 30 graus. “Que a sociedade reconheça cada vez mais a importância de vocês”, reforçou Danniel Vieira, ao passar por um grupo de agentes.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Salvador registrou cerca de 15 milhões de contas alcançadas nas redes sociais e produziu mais de 360 publicações para a imprensa, entre matérias e galerias de fotos, com mais de 6 mil imagens, durante os seis dias do Carnaval 2024. Na imprensa, a folia da capital baiana foi tema de mais de 3 mil matérias publicadas em sites, jornais, TVs e rádios, da Bahia, do Brasil e do mundo ao longo dos seis dias de festa, entre as últimas quinta (8) e terça-feira (13).

Nas redes, foram produzidas ainda 192 postagens e 600 mil interações. O número de contas alcançadas durante a folia deste ano registrou um aumento de 50% em relação a 2023, quando o registro foi de cerca de 10 milhões. Já a equipe de jornalismo registrou aumento de cerca de 60% nas publicações, já que no ano passado foram produzidos 222 materiais disparados para a imprensa.

“Todos os números mostram que este foi o maior do maior Carnaval do planeta. A folia de Salvador foi mais uma vez falada no Brasil e no mundo e isso mostra a magnitude do Carnaval de Salvador. E nós, da Comunicação da Prefeitura, trabalhamos muito para levar o melhor da festa para os quatro cantos do mundo e tivemos um resultado fantástico”, salientou a secretária de Comunicação, Renata Vidal.

Em torno de 70 profissionais atuaram pela Secom no Carnaval, cobrindo os circuitos, palcos, bairros e ilhas. A cobertura do Carnaval contou com uma Sala de Imprensa montada no Campo Grande, que homenageou o jornalista José de Jesus Barreto, popularmente conhecido como Barretinho. A estrutura trouxe computadores num ambiente climatizado para que repórteres e fotógrafos pudessem trabalhar com conforto e segurança enquanto os trios passavam pela Avenida. Além disso, a Prefeitura ofertou um espaço exclusivo para rádios da capital e do interior.

“Agradeço ao time da Secom pelo empenho e dedicação ao longo da folia. Fizemos uma cobertura muito bonita, com publicações que viralizaram nas redes sociais, com matérias e histórias incríveis, com fotos e vídeos belíssimos. Esse material vai ficar para a história da cidade e ajudam a engrandecer ainda mais o nosso Carnaval”, destacou Renata.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse nesta quarta-feira (14) que o Carnaval deste ano foi marcado pelo sucesso da festa no Centro, pelo recorde na participação popular e pelo fim dos problemas no credenciamento para os ambulantes. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa de balanço do Carnaval 2024, finalizado nesta terça-feira (13).

“Destacaria de forma histórica essas três importantes conquistas, que são legados que vão ficar da nossa gestão”, afirmou o gestor municipal, durante a coletiva realizada no Campo Grande. Antes, ele se reuniu com secretários e dirigentes municipais para fazer uma avaliação da festa. Durante a coletiva, ele agradeceu a toda a equipe da Prefeitura pela atuação durante a folia, destacando a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Bruno informou que, na última segunda-feira (12), os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico), somados, tiveram mais foliões que o circuito Dodô (Barra/ Ondina), o que atesta o sucesso das iniciativas da Prefeitura em relação ao Centro da capital baiana. “Isso ocorre depois de praticamente 15 anos. Há 15 anos, essa cidade não conseguia fazer com que as pessoas desejassem mais esses circuitos tradicionais do que o circuito Barra/ Ondina. Nós acabamos definitivamente com aquela pergunta que era recorrente de qual era o destino do circuito onde tudo começou”, destacou.

A valorização do Carnaval no Centro, lembrou o prefeito, faz parte de uma estratégia maior para a região, onde foi criada uma subprefeitura e realizado um conjunto de investimentos em obras, ações e bases operacionais de todas as áreas da gestão municipal. “Fizemos diversas campanhas de mobilização para que as pessoas viessem para o Centro, dentro daquela máxima de que, se o Centro Histórico não é bem resolvido, a cidade não tem como ser bem resolvida”, pontuou.

O prefeito citou a abertura histórica da festa na Praça Castro Alves, na última quinta-feira (8), e também o encerramento do Carnaval com uma Super Terça na Avenida, com um time de grandes atrações. “Em pelo menos 50 anos de Carnaval, nunca houve uma abertura tão emocionante como aquela. E para fechar ontem, com chave de ouro, quem estava aqui sabe o que estamos falando. Tivemos o retorno de Ivete, de Durval, as principais atrações se apresentando aqui, o circuito lotado”, disse.

Em todos os circuitos, palcos e bairros, cerca de 3 milhões de pessoas foram às ruas por dia, segundo o prefeito. “Ontem nós tivemos que fechar os pórticos de acesso ao Pelourinho pela quantidade de pessoas. Quando é que a gente imaginaria isso? É um outro feito histórico. Se de um lado a gente salva o Carnaval do Centro, por outro resgatamos definitivamente o desejo do cidadão de ir para o seu Centro Histórico”, acrescentou o prefeito.

Em relação ao credenciamento dos ambulantes para as festas populares, incluindo o Carnaval, o gestor lembrou a dificuldade histórica neste processo, que costumava ser marcado por longas filas e protestos dos trabalhadores. “Realizamos um credenciamento prévio, com critérios justos e objetivos, para todos os eventos do verão, iniciando no Festival Virada. E se confirmou um verdadeiro sucesso. Nós não tivemos problemas com os ambulantes por conta de credenciamento. Todo mundo trabalhou, todo mundo diz que vendeu mais”, afirmou.

Ele também disse que a passarela na Barra foi um verdadeiro sucesso e que veio para ficar. Ele lembrou ainda que cerca de 600 filhos de ambulantes foram acolhidos pela Prefeitura enquanto os pais e mães trabalhavam nos circuitos. “Em relação aos ambulantes, nunca na história dessa cidade eles tiveram um tratamento tão especial como foi nesse Carnaval, seja com o processo de cadenciamento, seja com a isenção das taxas, seja com essa plataforma, que inclusive tinha os aspersores para refrescar, seja o acolhimento das crianças, dos filhos dos ambulantes”, salientou.

Números - O chefe do Executivo municipal afirmou que os números da festa comprovam que este foi o maior Carnaval da história. Foram 1.225 apresentações, 714 bandas e mais de 2,7 mil horas de música.

“Isso fez com que mais pessoas viessem para Salvador. Tivemos 11% a mais de ocupação hoteleira, um incremento de 15% no número de voos, um aumento de 40% de ônibus na rodoviária, mantivemos a quantidade de navios’, detalhou o prefeito.

Além de atrair mais turistas, a folia contou também com uma participação ainda maior da população local. O Expresso Salvador transportou um número de passageiros 16% maior do que no Carnaval passado e a linha Lapa-Barra, uma quantidade de pessoas 6% superior em relação à festa em 2023.

“Houve redução nas ocorrências de trânsito. Na Saúde, tivemos mais pessoas atendidas, porque tínhamos mais foliões nas ruas, mas casos menos graves, o que mostra um Carnaval mais tranquilo. A Guarda Municipal registrou queda de 35% no número de ocorrências”, concluiu o prefeito.

Reportagem: Rodrigo Aguiar/ Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), registrou uma redução de 78% na apreensão de bebidas irregulares no Carnaval de 2024. Nos sete dias de folia, foram contabilizadas 7.878 apreensões, enquanto no ano passado foram 35.840.

Entre os itens apreendidos estão cervejas, refrigerantes, águas e bebidas destiladas que não estavam relacionadas aos patrocinadores oficiais do Carnaval e também que estavam armazenadas em garrafas de vidro.

Em relação às publicidades irregulares, a Sedur registrou uma redução de 65% no número de apreensões. O órgão apreendeu 11.818 itens irregulares como copos, viseiras e blimps. Em 2023, esse número chegou a 34.040.

“Esse é o resultado da eficiência do trabalho que a Sedur vem realizando nos últimos anos. Antes do Carnaval, a gente já orienta os estabelecimentos sobre as marcas que podem ser comercializadas e, durante a festa, a fiscalização é rigorosa. Assim, temos a valorização das marcas dos patrocinadores que acreditaram no Carnaval de Salvador e ajudaram a realizar a maior festa popular de rua do planeta”, comemora o diretor de fiscalização da Sedur, Antonio Lins.

Durante todos os dias da festa, o órgão realizou também 1.192 vistorias nos circuitos oficiais do Carnaval (Dodô, Osmar, Batatinha e nos bairros) em atividades, balcões, bares, praticáveis, camarotes marquises, palcos, depósitos e em estabelecimentos comerciais.

Além disso, foram emitidas 212 notificações, entre as quais recomendações para que os trios não utilizem as serpentinas, atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de vidro.

Camarotes e Praticáveis – Foram feitas 167 vistorias em camarotes, resultando em 75 notificações.

Sonora – Ao todo, foram realizados 491 monitoramentos sonoros em trios e palcos, 11 atividades sonoras encerradas e duas apreensões de som.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), registrou um aumento de 28% no número de acolhimentos de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2024. Até a madrugada desta quarta-feira (14), foram 470 acolhimentos, contra 367 no mesmo período do ano passado.

Além do aumento do número de filhos de ambulantes acolhidos, os cinco centros do Salvador Acolhe ampliaram também os serviços oferecidos em 2024. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades tiveram serviço de saúde bucal com aplicação de flúor, extração de dentes e até canal, somando-se aos atendimentos com médicos clínicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Fernanda Lordelo, titular da SPMJ, diz que o aumento nos acolhimentos era esperado. “O nosso serviço de acolhimento tem sido amplamente divulgado junto aos comerciantes cadastrados para o Carnaval, e a cada ano alcançamos um número maior de famílias. Essa é uma política pública que completa, em 2024, 10 anos, e isso implica que situações de violação de direitos e exploração da mão-de-obra infantil estão sendo combatidas”, pontuou.

Este ano, a SPMJ incrementou a operação com mais auxiliares de desenvolvimento infantil e especialistas em transtorno do espectro autista, além de implementar uma sala de escuta especializada para possíveis situações de crianças vítimas ou testemunhas de violência.

Combate à importunação sexual - A quantidade de mulheres que procuraram os postos avançados dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) também teve crescimento. Ao todo, 2.361 mulheres buscaram informações, um aumento de 39% em relação ao ano passado. Durante os dias de folia, foram realizados 244 registros de ocorrências, sendo 96% por importunação sexual. Por outro lado, houve uma redução de 11% nas ocorrências de violência em comparação a 2023.

Destaca-se ainda a campanha de prevenção e conscientização “Meu Não É Lei – Depois do Não, Tudo é Assédio”, que percorreu os circuitos e os carnavais de bairro, com promotoras orientando em relação à importância de registrar denúncias e lembrando aos homens que importunação sexual é crime.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Atuando com 1.060 agentes no Carnaval de Salvador, a Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou 26 ocorrências ao longo dos seis dias de folia, o que representou uma redução de 39,5% em relação ao ano passado, quando foram computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra/Ondina) teve o maior quantitativo, com 12 registros, seguido do Osmar (Campo Grande), com 11, e do Batatinha (Pelourinho), com apenas três.

Foram registrados ainda 819 atendimentos, um aumento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, 876 patrulhamentos preventivos, além de 291 abordagens e 522 apoios aos diversos órgãos que atuaram na folia.

Além disso, mais de 17 mil crianças foram identificadas nos três circuitos do Carnaval deste ano, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. A GCM é pioneira no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos este serviço, que é considerado uma das frentes de apoio preventivo.

“Realizamos ainda mais de 1.100 ações de prevenção à violência, com o apoio de 97 veículos, 10 elevados, 13 bases avançadas e 157 câmeras de vigilância distribuídas nos circuitos e monitorados pelo nosso Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (Cicomv)”, detalhou Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM.

Já o Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, destacou que o cenário é melhor do que o apresentado no Carnaval de 2023. “Alguns casos pontuais que ocorreram na folia, cuja resolução é de responsabilidade de outras instituições do poder público, estão sendo devidamente tratados. Contudo, numa avaliação geral, consideramos o melhor Carnaval no que se refere à atuação da GCM”, disse.

Documentos - O serviço de recolhimento de documentos perdidos, realizado desde 2014, contabilizou 163 documentos recuperados pela Guarda Civil Municipal. Em 2023, foram 253. “Hoje, boa parte da população utiliza documentos de identificação e meios de pagamento diretamente no celular, o que reduz a circulação dos documentos físicos. Outro fator que corrobora com a queda no número no material coletado é que esse serviço também está sendo prestado por outros órgãos.”, afirmou Marcelo Silva.

A lista com o nome das pessoas que tiveram seus documentos encontrados está disponível para consulta no site da GCM (https://guardamunicipal.salvador.ba.gov.br/). Após o Carnaval, o material será levado para a base da Guarda, na Avenida San Martin, e deverá ser retirado pelo titular dentro do prazo de 30 dias. Após esse período, os documentos são devolvidos para seus respectivos órgãos expedidores.

Banda da GCM - Composta por 18 servidores da instituição, a tropa musical da Guarda realizou apresentações em abrigos para idosos, nos Camarotes Acessíveis e nos centros do programa Salvador Acolhe, que cuidou dos filhos de ambulantes cadastrados na Prefeitura e que estão trabalhando durante os dias do evento. Equipes da GCM também realizaram atividades recreativas com as crianças.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os 15 módulos operados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prestaram assistência a 5.687 foliões durante os seis dias do Carnaval de 2024. Para este ano, a pasta preparou uma megaestrutura visando otimizar o acesso aos primeiros socorros durante a folia, diante da estimativa de mais pessoas nas ruas,o que refletiu num aumento de 38% na quantidade de atendimentos em comparação a 2023.

Os módulos de saúde foram instalados em todos os circuitos oficiais e nos bairros que receberam a folia. Além das 15 estruturas, foram disponibilizadas 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitasse transferência para a rede hospitalar. O Hospital Municipal de Salvador e outras 17 unidades de urgência e emergência, uma delas para atendimento odontológico, também atuaram como retaguarda.

Para subsidiar a magnitude da maior festa de rua do mundo, a SMS colocou à disposição na folia 163 médicos, quatro novos módulos de saúde e mais de 2 mil profissionais de diversas áreas, distribuídos em mais de 7 mil plantões.

O índice de resolutividade comprova a preparação das equipes e dos equipamentos de saúde, com mais de 95% dos casos solucionados nos próprios módulos. Vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos ressaltou o empenho dos profissionais: “Finalizamos essa operação Carnaval com a certeza de que a Saúde deu o seu melhor para cuidar dos foliões”, disse.

“Quero expressar a nossa gratidão a cada trabalhador que dedicou a sua capacidade técnica para garantir o cuidado integral dos pacientes. A cada ano estamos aperfeiçoando um novo modo de serviço público com foco na humanização, além do total compromisso de servir de forma que façamos a diferença na vida das pessoas”, completou Ana Paula Matos.

Fique Sabendo - Os dois módulos do ‘Fique Sabendo’ registraram aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023. Foram contabilizados 1.456 usuários do serviço, sendo 771 do sexo masculino e 685 do sexo feminino; 5.824 testes para ISTs com 30 casos positivos para HIV, 208 reagentes de sífilis e 14 casos de hepatite. Dentre os 208 positivados para sífilis, 60 aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

A distribuição de preservativos no Carnaval 2024 alcançou um aumento de 115 % em comparação ao ano anterior, sendo entregues mais de 770 mil unidades. Este ano, além da oferta em Módulos da Saúde, parcerias realizadas com ONGs, hotéis, táxis e Ministério da Saúde, fortaleceram o serviço, distribuindo o contraceptivo para os usuários dos serviços.

Catafolia - As equipes de saúde prestaram mais de 270 atendimentos aos catadores de materiais recicláveis do Catafolia, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A ação contou com serviços de avaliação clínica, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de procedimentos curativos e prescrição de medicamentos. Foram feitos ainda 139 testes para ISTs. A SMS também distribuiu protetor solar para a categoria com o objetivo de reduzir os impactos da exposição ao sol.

Salvador Acolhe - Outra ação integrada da SMS contemplou os filhos dos trabalhadores informais nas cinco Casas de Acolhimento do Programa Salvador Acolhe. As equipes de saúde prestaram atendimento clínico a mais de 330 pessoas, além de 1,4 mil procedimentos odontológicos em 458 crianças, nos cinco dias oficiais da folia. Os pequenos também participaram de atividades recreativas e receberam brinquedos e kits de higiene.

Atenção psicossocial - O serviço de saúde mental inédito oferecido pela SMS na folia de 2024 acolheu e prestou assistência especializada a mais de 300 foliões entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Desse total, apenas 9% (28) necessitaram de transferências. O perfil de usuários foi caracterizado por adultos (88%), predominantemente do sexo feminino (66%). Com relação aos tipos de casos, a maioria envolveu transtornos ansiosos (67%), consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%).

Cirurgias bucomaxilofacial - Seis equipes realizaram 301 atendimentos bucomaxilofaciais nos três principais circuitos da folia. A maioria dos casos foi registrado na região da Barra/Ondina, sendo as fraturas de nariz, mandíbula e do complexo zigomático as principais demandas de atendimento. Cerca de 50 profissionais atuaram nos módulos de saúde, com agilidade e cuidado especializado, no intuito de reduzir os riscos de infecções, demora na cicatrização e deformações faciais irreversíveis.

Saúde do trabalho - Com foco no acolhimento e na vigilância das condições de trabalho dos cordeiros, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestou assistência a 21 mil profissionais temporários nos seis dias de folia. Além disso, inspecionou 39 blocos; 13 foram notificados por irregularidades no fornecimento de águas e alimentos.

As equipes realizaram busca ativa para orientar sobre condições seguras de trabalho, higiene e alimentação. Através do Cerest, 23 crianças foram retiradas de situação de trabalho infantil para serem encaminhados aos cuidados da Sempre. Em relação aos acidentes de trabalho durante a folia, o Cerest investigou 87 ocorrências envolvendo traumas, ferimentos e queimaduras, entre outros.

Vigilâncias Sanitária e Ambiental - Para preservar a saúde da população, a Visa e a Visamb atuaram durante todos os dias de festa, garantindo que os alimentos, água e produtos de interesse da saúde estivessem dentro do padrão de qualidade exigido para consumo humano. A Vigilância Sanitária realizou mais de 14,3 mil ações de fiscalização e inspeção, reforçando todo o trabalho educativo com os vários setores da folia como camarotes, baianas de acarajé, fábricas de gelo e barraqueiros. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (12.078), seguida por camarotes (1.489) e comércios formais. Além disso, carros de apoio (194) e trios (26) também foram inspecionados.

A Visamb, que monitorou a qualidade da água nos circuitos oficiais, realizou 203 coletas, totalizando 1.218 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no Carnaval. Foram monitorados todos os módulos assistenciais da prefeitura instalados nos circuitos, centros de acolhimento, camarotes, hotéis, pousadas, restaurantes e toda rede de distribuição da Embasa que abastece os circuitos da folia. Apenas três estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões, e não houve interdições.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prefeito Bruno Reis detalhou nesta quarta-feira (14) a programação do aniversário de Salvador, cuja celebração vai ocorrer nos dias 6 e 7 de abril, com direito a uma apresentação de dez horas do cantor Bell Marques, que vai comemorar 10 anos de carreira solo. Ele revelou que, no primeiro dia, haverá um grande evento com apresentações de blocos Afro e, no segundo, Bell sobe no trio entre Ondina e a Barra, onde haverá um palco com diversos convidados do artista.

Durante entrevista coletiva sobre o balanço do Carnaval, o prefeito lembrou que os festejos ocorrem uma semana após o aniversário da cidade, no dia 29 de março, que neste ano será na Sexta-Feira Santa, no período da Páscoa. Por isso, a festa para celebração dos 475 anos da capital baiana ocorre na semana seguinte.

“No sábado, dia 6 de abril, nós vamos ter um evento que terá cobertura nacional, nessa mesma pegada de valorização dos blocos Afro, com apresentação dos blocos afro, com contratação de artistas negros locais. Então, será uma festa ‘Salvador no Capital’ Afro, no dia 6. E no dia 7, que é no domingo, Bell completa 10 anos de carreira solo, 50 anos de carreira. Ele queria fazer um show de duração de 10 horas. Imagine, com 72 anos, é realmente um fenômeno”, disse o prefeito.

Bruno detalhou como será a apresentação. “Ele vai sair no trio de Ondina, sentindo o Farol da Barra, tocando para a galera. Lá, o palco vai estar montado, a banda vai estar dividida entre o trio e o palco. Então, não para de tocar música um minuto. Ele desce do trio, vai para o palco e recebe artistas, amigos deles. A gente vai anunciar ainda quem são as participações especiais dos artistas. Esse evento vai começar às 16h e vai até às 2h da manhã”, revelou.

Segundo o prefeito, a ideia é que os eventos de aniversário da cidade atraiam a atenção de todo o país. Ele destacou que toda a programação e mais detalhes serão divulgados em breve. “A gente ainda vai definir os detalhes, as atrações, a programação toda. Vai ser também mais um momento em que Salvador vai estar projetada para o Brasil. Então, é muito importante valorizar ainda mais a nossa cidade”, finalizou.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...