Apesar da chuva que atinge a capital baiana neste domingo (11), os foliões devem ficar atentos à exposição aos raios UV. Desse modo, a Prefeitura intensificou a distribuição de protetores solares e de abanadores nos principais circuitos do Carnaval.

A foliã Sandra Casais, de 27 anos, saiu da Sussuarana para curtir com o filho Miguel, de oito anos, os blocos infantis no Centro. Ela aprovou a estratégia e aproveitou a distribuição dos itens para garantir kits de abanadores. "É muito importante proteger não só as crianças, mas todos nós. Mesmo com a chuva, antes de sair de casa, eu passei protetor solar nele", conta.

Vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula explica que mesmo em dias de chuva, os raios ultravioleta podem agredir a pele. Por isso, a administração municipal tem adotado ações para prevenir danos à saúde.

“Nesse período, as pessoas costumam estar mais expostas ao sol, aproveitando as atrações durante o dia. É necessário que a hidratação e o cuidado com a pele sejam garantidos. E até mesmo com a chuva, há uma sensação de abafamento. Por isso, esse serviço é para todos: foliões, trabalhadores, ambulantes e as crianças também, pois, pela primeira vez, após uma reunião com a Associação dos Blocos Infantis, fizemos a entrega de água dentro dos blocos kids, além de disponibilizar protetor solar”, afirmou.

Climatizadores - Outra ação preparada pela Prefeitura durante o Carnaval foi a instalação de climatizadores em pontos específicos nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho). Os equipamentos atuam reduzindo a temperatura e amenizando a sensação térmica.

“A gente trabalha na lógica da prevenção e da proteção. Então, é importante que estejamos atentos aos cuidados com a saúde. Estamos com serviços de entrega de água, protetor solar, além dos climatizadores no circuito com sistema de nebulização que reduz a temperatura em 5 a 8 graus”, completa Ana Paula.