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Já entraram em circulação, em fase de testes, os ônibus elétricos que circularão por Salvador nos próximos 30 dias. Os dois veículos estão atendendo aos usuários de duas linhas, a 0805 – Lapa x Pituba e a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, que fazem o mesmo itinerário dos ônibus convencionais.  As linhas serão as primeiras de um total de sete que irão operar com os ônibus durante este mês de setembro e início de outubro.

Um dos primeiros motoristas a dirigir o ônibus elétrico foi Ramon Marocci. Com 33 anos de profissão, ele afirmou que a novidade é uma coisa boa não só para os rodoviários, mas também para os passageiros. Ele considera o veículo mais seguro, confortável e sem barulho. “O que vem pra melhorar é bom”, disse.

O rodoviário também contou casos da viagem, lembrando a tranquilidade de um diálogo com um passageiro. “Ele disse que nem ouviu o barulho do motor, parecia que o ônibus estava planando”, declarou. Um outro caso foi de um passageiro que cochilou com o silêncio e acordou afoito, dizendo: “Motô, perdi o ponto!” “Foi realmente uma maravilha, uma viagem muito confortável”, concluiu Marocci.

A auxiliar de serviços gerais Marilândia Costa foi uma das passageiras que aguardava a última viagem do dia do roteiro Lapa x Pituba. A expectativa era grande de experimentar e conhecer o veículo elétrico. “Os ônibus que costumo pegar são barulhentos, e agora vou ver se é bom mesmo ou não. Só a chegada dele em silêncio, sem barulho, já me surpreendeu”.

A estudante Samara Teixeira, de 15 anos, também esperava para entrar no carro. “Achei boa a novidade, porque sei que não polui, vai ser muito legal para o meio ambiente. Vai pegar em Salvador, com certeza”, afirmou animada.

“A eletromobilidade já é uma realidade em grandes centros urbanos de todo o mundo e nós temos o desejo de trazer essa inovação também para Salvador, tanto para proporcionar ao usuário um transporte com mais qualidade, assim como para buscar reduzir a emissão de gases poluentes, trazendo benefícios para a saúde da população”, destacou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

Testes – Nesta primeira fase, serão testados dois ônibus deste tipo que irão circular em operação regular, fazendo o mesmo itinerário dos ônibus convencionais. Os ônibus elétricos serão testados também nas linhas 1143 – Acesso Norte x Barroquinha, 1144 – Acesso Norte x Comércio, 1341 – Estação Pirajá x Barra 2, 1388 – Estação Pirajá x Barra 3 e 1007 – Jardim das Margaridas x Lapa. Durante a operação, não haverá nenhuma alteração no valor das passagens e também será possível integrar com outros modais.

Cada veículo deverá rodar em uma linha diferente a cada semana para que sejam testados em diferentes situações, como desempenho diante dos desafios da cidade, como topografia, demanda de usuários, distâncias e dinâmica do trânsito. Caso os resultados dos testes se mostrem positivos, o objetivo da Prefeitura é que estes ônibus possam ser utilizados na operação do BRT, com previsão de início a partir do primeiro trimestre de 2022.

Benefícios – A iniciativa tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, uma vez que o setor de transporte é responsável por 65% de todas as emissões em Salvador.  De acordo com a BYD, empresa especializada em energia limpa, cada ônibus elétrico rodando em média 6 mil km por mês, deixa de emitir 125 toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, o que corresponde ao plantio de 897 árvores no período.

Além disso, os ônibus elétricos também são muito mais silenciosos, e permitem uma maior economia com abastecimento, uma vez que um dos principais fatores que oneram o sistema ainda é o valor do ICMS sobre o óleo diesel. Há ainda outros itens como menor custo de manutenção e maior durabilidade do veículo. Os veículos que serão testados em Salvador levam entre 4h e 5h para atingir a carga completa, o que dá a eles uma autonomia de até 250 km.

 

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O Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), vai realizar na próxima sexta-feira (17) o “Dia D”, destinado exclusivamente à pessoa com deficiência (PCD). A iniciativa tem o objetivo de incentivar a inserção deste público no mercado de trabalho formal, promovendo a sua visibilidade na sociedade, para que seja reconhecido como colaborador capaz de desenvolver atividade profissional, dentro da cadeia produtiva da cidade de Salvador.

Devidamente capacitada para atender as pessoas com deficiência, a equipe do Simm estará disponibilizando as vagas de emprego exclusivas aos PCDs, das 8h às 14h. Na data não haverá atendimento a outros públicos. Será montada uma estrutura de relacionamento para o cumprimento das etapas de intermediação do serviço com o setor empresarial, incluindo triagem, preenchimento de cadastro, atendimento psicológico e entrega de cartas para seleção dos candidatos nas empresas solicitantes.

“Queremos chamar atenção para a quantidade expressiva de vagas de empregos voltadas aos PCDs, oferecidas no Simm. Gradativamente, os empregadores estão sendo sensibilizados, possibilitando às pessoas com deficiência o ingresso no mercado de trabalho", observa a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto. Ela lamenta que o número de candidatos PCDs às vagas ainda seja reduzido.

Conscientização – A diretora diz que o evento servirá de ferramenta de conscientização e mobilização para que este público se candidate às vagas disponibilizadas. Maria Eduarda acrescenta que, uma vez empregado, o trabalhador terá os seus direitos garantidos pela CLT, além de condições de acessibilidade, para realização de suas tarefas no ambiente de trabalho.

Ela acredita que ao atuar na atividade laboral, o PCD terá ainda a oportunidade de manifestar a sua vocação profissional, com possibilidade de alavancar a carreira, permitindo um processo de resgate da sua autoestima e auxílio à socialização.

“Será um dia especial para as pessoas com deficiência, pois elas terão visibilidade na sociedade, em especial no setor empresarial, enquanto indivíduo necessário ao setor produtivo, no sentido de quebrar barreiras e preconceitos que inviabilizam sua inserção no mercado de trabalho”, explica.

O evento terá a participação de instituições parceiras e empregadores, convidados a aderirem à proposta de flexibilização do Programa Treinar para Empregar, no processo seletivo de contratação do Simm, substituindo as horas de experiência exigida por cursos de qualificação profissional.

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Eventos culturais e artísticos já podem acontecer em Salvador com limite de público de até mil pessoas, ou de 75% da capacidade total do espaço. A flexibilização é mais uma medida adotada pela Prefeitura, em decorrência da contínua queda dos índices epidemiológicos do coronavírus e avanço no processo de vacinação.

Os protocolos setoriais foram publicados no decreto 34.424, na edição de segunda-feira (13) do Diário Oficial do Município (DOM). Dentre as regras estipuladas, os eventos culturais e artísticos poderão acontecer de segunda-feira a domingo, sem restrição de horário, exceto para espaços localizados em shopping centers e centros comerciais sem acesso independente, que seguirão o horário de funcionamento desses empreendimentos.

Além disso, os eventos poderão ocorrer em casas ou espaços específicos para essa finalidade, assim como restaurantes, bares e similares. A realização de mais de uma atividade cultural e artística em uma mesma área, de forma simultânea, só poderá ocorrer em locais que permitam a completa separação dos eventos, com acessos, entradas, saídas e áreas de circulação independentes para cada um deles.

Ingressos – A venda e distribuição de ingressos e a concessão de cortesias serão preferencialmente virtuais. Quando o acesso for gratuito, o cidadão deverá efetuar agendamento virtual.

A venda física de bilhetes, por sua vez, poderá ser realizada, desde que sejam colocados dispensadores de álcool a 70%, ao lado de cada bilheteria, e haja separação através de barreiras físicas entre colaboradores - que deverão usar máscaras e face-shield – e os compradores.

A conferência de ingressos, por parte dos trabalhadores do evento, deverá ser visual, através de leitores óticos ou de auto check-in, sem contato por parte do atendente com objetos de uso pessoal, como telefones celulares. Os ingressos, se impressos, devem ser descartados pelo próprio frequentador em um recipiente, evitando contato com o bilheteiro.

Ações preventivas – O local de realização do evento cultural e artístico deverá contar com ordenamento para eventuais filas, com demarcação no chão, garantindo o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, além do uso obrigatório de máscaras. Quando possível, deve-se manter as portas e janelas abertas, para melhorar a ventilação natural do local e, no caso de ambiente refrigerado, o sistema não pode ficar no modo de recirculação do ar.

Os elevadores deverão ter uso preferencial para idosos, pessoas com deficiência, ou com dificuldade de locomoção, além de ter sua capacidade reduzida em 50%, com marcações no piso. O uso de bebedouros nos espaços comuns é proibido.

Alimentação – A alimentação do público deve ser restrita a uma determinada área com este fim específico. As máscaras poderão ser retiradas do rosto somente nos momentos das refeições, com distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Só serão permitidos a comercialização e distribuição de lanches previamente montados, em embalagens individuais e protegidas com filme plástico. Cada mesa está limitada à quantidade máxima de 10 pessoas.

Artistas – Ficam proibidas quaisquer atividades interativas, que possam resultar em contato ou aproximação dos artistas, ou da equipe de produção com o público. Portanto, não são permitidas visitas ao camarim, ou áreas de preparação dos artistas pelos participantes/público, tanto antes quanto após as apresentações.

Além disso, o acesso ao palco e camarins será limitado apenas às equipes técnicas e aos artistas, sempre mantendo o distanciamento previsto no protocolo geral e o uso constante das máscaras faciais.

O uso de máscaras pelos artistas durante as apresentações é facultado, desde que respeitado o limite mínimo de distanciamento de, pelo menos, cinco metros com o público. No palco do evento, só poderão estar os participantes das bandas, produtores e equipe técnica.

Não poderão ser servidos buffets compartilhados nos camarins, devendo-se utilizar kits individuais, preferencialmente com bebidas e comidas industrializadas, na embalagem original dos fabricantes. Também é proibido, entre os artistas, compartilhamento de figurinos e maquiagens, assim como utensílios de uso pessoal, a exemplo de toalhas e garrafas de água.

 

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Eles fazem a diferença na Defesa Civil de Salvador (Codesal), são bem mais que voluntários e funcionam como um braço do órgão nas diferentes localidades do município. Os integrantes do Programa de Voluntariado da instituição, que comemora seis anos na quarta-feira (15), dão exemplo de altruísmo e ajuda ao próximo. Instituída pelo Decreto nº 26.459, a iniciativa conta, atualmente, com 2.549 adultos e 143 crianças.

O trabalho dos chamados Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) vai além da Operação Chuva, que acontece entre os meses de abril e junho na capital baiana. Esse tipo de atividade desperta espontaneamente a solidariedade das pessoas. No entanto, é preciso que haja treinamento e organização, para que essa ajuda possa ser produtiva e eficiente.

Na ocorrência de desastres, a Codesal coordena e implementa as ações de socorro e resposta, para salvar vidas e evitar perdas materiais para as famílias, com o apoio dos cidadãos, através do Nupdec.  Para isto, é realizado o monitoramento das encostas e áreas alagáveis da cidade e desenvolvidas ações nas comunidades, visando informar, conscientizar, instruir e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, afirma que os voluntários formados pelos Nupdecs são identificados como líderes representantes da comunidade. Neste período, eles ficam em alerta, pois são o primeiro contato do órgão com a situação no local onde residem, informando sobre as condições da chuva e se há deslizamento de terra.

“Como temos muitos chamados, chegando a quatro mil solicitações para atendimento nesta época, por vezes podemos não enxergar essa necessidade iminente de dar prioridade àquela vistoria, pois neste momento tudo é prioridade”, disse Fabiana.

Dinâmica – Os membros dos núcleos mandam mensagens e fotos que são encaminhadas aos órgãos municipais ou através do Sistema Municipal de Defesa Civil, para atendimento a casos de deslizamento, galhos em fiações elétricas e quedas de árvores, de forma célere. Muitas vezes, eles iniciam a evacuação antes mesmo de a Codesal chegar ao local, preservando vidas.

A subcoordenadora salienta, em diversas vezes, são esses membros do Nupdec que conseguem convencer o morador vizinho a sair de casa. Em algumas situações, o apego aos bens materiais e o receio de perder o imóvel são os maiores empecilhos. Então a ajuda é fundamental para convencê-los a proteger o bem mais precioso – a si mesmo.

Colaboração – Diretamente da Vila Sabiá, na Liberdade, Carlos de Jesus Brito, ou simplesmente Carlos da Vila Sabiá, atua junto à Codesal desde agosto de 2020. Ele conta que, antes de ingressar como voluntário, ele achava que o órgão era o responsável pelas obras. Então, de forma errônea, cobrava a eles as melhorias e intervenções.

Mais do que auxiliar os vizinhos em tempo ruim, ele conscientiza sobre não jogar lixo nas encostas, nas ruas, não plantar nada no solo para não trazer riscos de deslizamento. Brito afirma que ele está sempre atento às situações, especialmente no período de sol, que é quando a lona se desgasta e as encostas ficam expostas a outros problemas: as pedras que se soltam batem no fundo das casas e chegam a atingir os telhados.

“O risco continua, é um trabalho de prevenção e estou sempre atento. Antigamente, a gente cobrava (à Codesal). Hoje, já temos uma resposta mais rápida com uma linha direta nossa com o órgão”.

Do bairro do Calafate, Jucinalva Neri Marques, ou apenas Nani, é que auxilia os vizinhos. Voluntária desde julho de 2019, ela diz que este é o caminho de busca para a conscientização e mobilização da comunidade, ajudando o próximo e construindo uma sociedade mais equalitária.

“Decidi ser voluntária para ajudar minha comunidade. A vida é melhor quando podemos ajudar o mundo e, com isso, poder trazer ações como o Nupdec para jovens e adultos”, destacou Nani.

No período de poucas chuvas, a Codesal promove ações de fortalecimento – uma outra forma de envolver os cidadãos –, levando serviços diversos da Prefeitura, palestras e atividades específicas, como o Agosto Lilás (de prevenção da violência contra a mulher) e a Semana do Bebê, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ). Outros órgãos e parceiros externos também participam, a exemplo da Coelba, Embasa e faculdades privadas do município.

Cadastramento – Cabe à Codesal o cadastramento, a seleção e o treinamento das pessoas interessadas em atuar voluntariamente, considerando a natureza das atividades a serem realizadas e os locais de atuação. O órgão também fornecerá identificação ao voluntário quando necessário. Os interessados podem se inscrever através do link www.codesal.salvador.ba.gov.br/images/pdf/Ficha-de-inscrio-voluntariado.pdf

 

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Em comemoração ao Dia Nacional do Código de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 11 de setembro, a Prefeitura de Salvador promove a Semana Codecon, um pacote de ações desenvolvido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para que o tema esteja cada vez mais conectado ao cidadão soteropolitano. Os detalhes foram apresentados na manhã desta terça-feira (14), pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva ocorrida noTeatro da Fundação Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos; o diretor geral da Codecon, Humberto Viana; o coordenador do conselho do comércio da Câmara de Diretores Lojistas da cidade (CDL Salvador), Haroldo Núñez.

Uma das ações mais importantes da Semana Codecon será a inauguração oficial da Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que passou por reestruturação e agora está ampliada e modernizada para o atendimento presencial do cidadão, na sede situada na Rua Chile. A reforma feita pela Secretaria de Manutenção (Seman) permitiu melhorias no ambiente tanto para os profissionais que atuam no local como para o cidadão que busca atendimento.

Além disso, está sendo lançado o sistema de agendamento de atendimentos, que pode ser feito por meio do site agendamentocodecon.salvador.ba.gov.br ou através do site e aplicativo da Codecon. Por meio desse canal, a população vai poder agendar serviços, como abertura de termo de reclamação, cálculos para identificar juros abusivos, consulta de recall, formalização de denúncias, além de ter acesso a dicas de consumo.

Para o prefeito Bruno Reis, as ações vêm para fortalecer a relação entre o consumidor e o município e garantir que ele tenha os seus direitos respeitados. “Hoje, nesta semana de comemoração dos 31 anos do Código de Defesa do Consumidor, trazemos essas inovações. Nós investimos recursos na reforma da Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que nós estamos entregando hoje, onde qualquer cidadão que for atendido será recebido em um conforto muito melhor e estrutura muito melhor. Além disso, estamos fazendo essa campanha de divulgação para que o cidadão saiba quais são os seus direitos nas relações de consumo, e também, lançando outras ferramentas de grande importância para os consumidores”.

O diretor geral da Codecon ressaltou que o órgão tem trabalhado de forma alinhada com a gestão de Salvador, buscando reduzir a burocracia por meio da transformação digital, integrando serviços para melhorar a qualidade de vida do cidadão.  Sobre o novo programa, Viana ressaltou a importância de capacitar consumidores, bem como os lojistas. “O Selo faz parte do planejamento estratégico da gestão e tem como objetivo reduzir o desrespeito à lei consumerista através de um processo educativo e mercadológico”, pontuou Viana.

Ações – Como parte das ações, desde ontem e até a próxima sexta-feira (17), a Codecon está em um espaço no primeiro piso do Shopping Center Lapa para orientar tanto o consumidor como o próprio lojista sobre as relações de consumo, com atendimento entre as 10h e 18h. Essa ação ocorre em parceria com o Shopping Center Lapa e com a CDL Salvador, instituição que tem prestado serviços como informações sobre débito junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Serasa), para que o consumidor saiba quanto e o período dos débitos, além da melhor forma de negociar a dívida.

Outra medida importante será a atualização do Código de Defesa do Consumidor Digital, que passa a ter perfil interativo, contendo o texto integral e ganha destaque para as principais dúvidas relacionadas ao consumo. O cidadão agora tem acesso aos artigos dentro do código através de tópicos com palavras-chave, como ausência de preço, higiene e limite de cartão de crédito, entre outros. A intenção é aumentar e facilitar o uso desta ferramenta pelo cidadão.

O material será disponibilizado pela Codecon em forma de adesivo com QR Code para os lojistas, durante ações educativas. No entanto, a iniciativa não substitui a versão física, obrigatória conforme prevê a legislação.

Mais uma iniciativa que visa às melhorias na relação de consumo é o início das capacitações com comerciantes do Centro Histórico para obtenção do selo de certificação Codecon Lojista Legal. As primeiras turmas iniciam amanhã (15). O programa consiste em uma capacitação voltada exclusivamente para os lojistas.

Para receber o selo, o comerciante deve participar do programa e aplicar em seu estabelecimento o aprendizado obtido no curso. Depois, esse mesmo comerciante é avaliado e aprovado pelos agentes da Codecon. A certificação exige renovação anual. Por isso, ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local está adequado dentro da legalidade para receber o consumidor, o que transmite credibilidade.

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Um dos equipamentos culturais inéditos no país, dedicado completamente à história da música produzida na Bahia, a Cidade da Música da Bahia, situada no Comércio, será inaugurada pela Prefeitura no próximo dia 23. O horário ainda está em definição e deverá ser divulgado em breve.

O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva para lançamento do Cartão Digital de Vacinação e da Semana Codecon, ocorrida nesta terça-feira (14), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. Além disso, o chefe do Executivo municipal informou que foi publicado ontem (13), no Diário Oficial do Município (DOM), um novo decreto com os protocolos para eventos em Salvador com público de até 1 mil pessoas.

Para a realização destes eventos, é necessário que o índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja em um patamar até 60%; que os locais tenham limite de ocupação de até 75% da capacidade do espaço; estão permitidas venda de alimentos e bebidas para consumo no local – as praças de alimentação devem ter até 75% de ocupação e distanciamento de 1m entre as mesas; e execução de música ao vivo devem seguir limite sonoro disposto na Lei Municipal n° 5.354/1998, sem qualquer proximidade física entre artistas e público, dentre outros itens.

Sobre o Festival Virada Salvador e Carnaval, Bruno Reis informou ainda que vai aguardar a passagem deste mês de setembro, para que sejam realizadas discussões, com todo o segmento cultural e de entretenimento, sobre a possível realização dessas festividades.

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Quem reside em Salvador e iniciou ou completou o ciclo de imunização contra o coronavírus pode, a partir desta terça-feira (14), obter a Carteira de Vacinação Digital (CVD). O processo é gratuito e ocorre de forma simples e prática pela internet, através do site www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br . A nova ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi apresentada hoje pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

“Esse cartão vai permitir que o cidadão, a depender das exigências que venham a surgir em relação às vacinas tomadas, como viagens e eventos, possam comprovar o seu processo de vacinação. A ferramenta pode ser acessada tanto nos sistemas Android ou iOS, facilitando assim a vida das pessoas. Estamos mantendo entendimentos com embaixadas, inclusive, para comprovação da vacinação para viagens internacionais”, afirmou o prefeito.

A ferramenta visa facilitar a vida dos cidadãos que precisem comprovar ou acessar dados relacionados à própria situação vacinal. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, por exemplo, a plataforma indicará o status “Sem Registro de Vacinação”.  As demais situações são “Parcialmente Vacinado” (quando existir apenas o registro da primeira dose e se estiver com a segunda dose em atraso) ou “Totalmente Vacinado” (quando estiver com o registro da 1ª e 2ª doses ou dose única).

Além disso, a carteira digital informa as datas das aplicações das vacinas, fabricantes e respectivos lotes. O documento possui um QR Code, além de um código alfanumérico, e pode ser impresso e apresentado nos estabelecimentos e espaços públicos em que for obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação.

A conferência do documento pode ser feita via câmera de um dispositivo móvel, celular ou tablet ou através do link cvd.saude.salvador.ba.gov.br/vacina/ValidarCarteiraVacinacaoDigital.aspx, onde deverá ser inserido o código para validação da CDV.

Login – Ao acessar o site para obter a CVD, é necessário fazer o login com a mesma credencial do Aplicativo do Vida + Cidadão ou criando uma conta nova.  O procedimento neste último caso é feito de forma rápida. O cidadão só precisa confirmar dados pessoais como nome da mãe, ano de nascimento, município de nascença e dígitos do CPF.

O usuário que esquecer a senha cadastrada pode solicitar no próprio site da CVD, clicando na opção “Esqueceu a senha” e preenchendo os campos Cartão do SUS / CPF e e-mail. O cidadão receberá uma senha provisória no e-mail que consta no cadastro do Cartão SUS.

Caso o cidadão não possua e-mail cadastrado, ele poderá acessar o site de Recadastramento (recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br) e adicionar um e-mail válido ou atualizar o cadastro presencialmente em uma Unidade Básica de Saúde.

 

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As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas que agendaram o serviço para atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou necessitem fazer a transferência de domicílio do documento.

“Estamos imunizando somente aquelas pessoas que procuram nossos serviços, mediante agendamento prévio, para a emissão da 1ª via ou transferência de domicílio do cartão SUS. Nesse momento, os demais indivíduos com 18 anos ou mais que já possuem situação cadastral regularizada em Salvador e ainda não receberam a 1ª dose do imunizante não estão sendo atendidos nas Prefeituras-Bairro. Esses devem procurar os demais pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde”, explicou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro Kaio Moraes.

Para ter acesso ao serviço de atualização cadastral nas Prefeituras-Bairro e, posteriormente à vacina, será necessário ter idade igual ou superior a 18 anos e fazer o agendamento prévio no portal horamarcada.salvador.ba.gov.br. Ao comparecer no local e dia agendados, deverá apresentar a cópia do comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto.

 

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A relação entre patrimônio e acessibilidade será o tema da roda de conversa da nova edição do projeto “Patrimônio É...”, promovido pela Fundação Gregório de Matos (FGM), que acontece nesta terça-feira (14), às 18h30, no canal da FGM no YouTube.  A discussão será mediada pela gerente de Patrimônio Cultural, Gabriella Melo, e terá como convidados a especialista em Educação Inclusiva e Educação para Direitos Humanos, Valdirene Ferreira; o coordenador do Movimento de Teatro de Rua Bahia e do Grupo Arte Popular A Pombagem, Fabrício Brito; e o procurador geral do Estado Mário Lima.

O evento tem como objetivo discutir a acessibilidade e a promoção de ambientes favoráveis ao acesso, circulação e comunicação de todas as pessoas, principalmente aquelas que possuem algum tipo de deficiência. Para Gabriela Melo, é necessário entender o quanto o patrimônio e as questões em seu entorno estão ligados à acessibilidade e ao acesso de pessoas que possuem mobilidade limitada.

"É um tema muito importante para ser tratado na gestão urbana e patrimonial. Existem marcos legais que devem ser cumpridos, há uma legislação pertinente a essa questão de acessibilidade e acesso. Na maioria das cidades brasileiras essas questões ainda estão em desenvolvimento, e não é diferente em Salvador. Por isso, essa roda de conversa também é um fórum de discussões e um momento no qual podemos escutar a sociedade civil. É um canal direto de comunicação", disse a gerente.

Ao todo, são sete as dimensões que envolvem a acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e natural. Na contemporaneidade, é importante pensar as questões patrimoniais articuladas a todas essas dimensões.

"Para que essas ações sejam compatíveis, e não descaracterize a nossa história, as intervenções precisam ter impacto positivo, e acontecer de forma qualificada, valorizando a circulação das pessoas e o uso dos equipamentos, proporcionando contato e inclusão sociocultural. É importante dialogar e pensar nas diversas formas de atrair diversos públicos da nossa cidade", completou Gabriela.

Patrimônio É... – As rodas de conversa do Patrimônio É... fazem parte do Projeto Salvador Memória Viva, executado pela Gerência de Patrimônio e vinculado ao Departamento de Patrimônio e Humanidades da FGM. São encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais da Cidade do Salvador.

Desde 2017, os eventos eram realizados no Espaço Cultural da Barroquinha e com transmissão ao vivo. Mas, devido ao contexto atual de pandemia e os protocolos de segurança, o formato foi adaptado para o ambiente virtual. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.

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