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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30 (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Motorista de reboque

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Oficial de manutenção predial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso de Bombeiro Hidráulico.

Salário: 1.568,00 + benefícios

4 Vagas

Oficial de Rede

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com lançamento ou remoção de cabros de fibra ótica área ou subterrânea, identificação dos cabos, colocação de bape, equipagem de poste e adequação predial.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Técnico instalador de internet FTTH

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com instalação, menutenção preventiva e corretiva na rede de internet cabeada (utp e fibra ótica) em ruas e condomínios, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: a combinar + benefícios

8 Vagas

Suporte Técnico ao Usuário

Ensino Superior cursando TI o áreas afins (estar cursando a partir 3º semestre a noite), 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento em redes, conhecimento em Mikrotik, conhecimentos Ferramentas de monitoramento.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Pedreiro (Vaga temporária de 30 dias)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Carpinteiro (Vaga temporária de 30 dias)

Ensino fundamental completo, 3 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Vendedor interno

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com materiais esportivos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com materiais esportivos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (estágio)

Ensino Superior incompleto em Administração ou áreas afins (estar cursando a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, imprescindível Conhecimento com Pacote Office.

Bolsa: 700,00 + benefícios

4 Vagas

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente como Caixa somente nas seguintes áreas: Famácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Ondina.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de loja

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com reposição de mercadorias.

Salário: 1.212,00 + benefícios

1 Vaga

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Operador Telemarketing especializado

Ensino médio completo, sem experiência, desejável habilidade para realizar negociações e transações bancárias, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e redes sociais.

Salário: a combinar + benefícios

50 Vagas

Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática, redes sociais e habilidade com vendas.

Salário: a combinar + benefícios

50 Vagas

Técnico de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Vendedor porta a porta

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível boa comunicação e perfil de vendas.

Salário: 1.515.43 + benefícios

4 Vagas

Cozinheiro de restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Coordenador Administrativo de Bar e Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível experiência no ramo de bar e restaurante.

Salário: 1.985,67 + benefícios

1 Vaga

Cumin

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Emendador de Cabo de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: informática básica, conhecimento com redes e manutenção de computadores, tecnologia e meios de transmissão (cabos trançados, fibra ótica e roteadores), CNH B.

Salário: 1.236,00 + benefícios

20 Vagas

Instalador de Telecomunicações

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, informática básica, conhecimento com tecnologia e meios de transmissão de acesso (cabos trançados, coaxial e fibra ótica), Redes e manutenção de computadores, CNH A/B

Salário: 1.236,00 + benefícios

50 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência,

Salário: 1,212,00 + benefícios

2 Vagas

Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Técnico em Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Agente de Portaria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.128,33 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), renovou o convênio com a Centro Universitário UniFTC e o termo aditivo com a Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC) para conceder aos estudantes campos para prática em estágio, pesquisa, projeto de extensão e residência médica.

O curso de Residência Médica em Saúde da Família tem característica de pós-graduação, sob a forma de treinamento em serviço. Os médicos residentes inscritos no programa atuam nas unidades básicas da rede municipal soteropolitana, de forma supervisionada.

“A residência faz com que o profissional crie vínculos e apoie a população nos problemas da comunidade, conseguindo identificar a melhor forma de cuidar da saúde. A população vai poder receber um médico mais próximo e preparado, que consiga entender a sua realidade. Esse foi um projeto implantado em 2019 e, hoje, renovamos o convênio para permanecer fortalecendo a formação de profissionais para atuação no programa de Saúde da Família”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.

Novas bases Samu – A SMS também instalará bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na sede da UniFTC, na Paralela, e na Faculdade Bahiana, no Cabula. Atualmente, Salvador conta com 13 bases descentralizadas do Samu espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

“Essas são regiões da cidade com grande movimentação de veículos e a implantação dessas duas novas bases servirão como medida estratégica, que garantirá mais rapidez nos atendimentos de acidentes e demais ocorrências que demandarem a assistência do Samu”, afirmou o subsecretário da Saúde, Decio Martins. 

 

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Para garantir a segurança sanitária da população em situação de vulnerabilidade, nesta sexta-feira (14), os restaurantes populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe, administrados pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), voltaram a fornecer as refeições através da distribuição de quentinhas. Os usuários das unidades aprovaram a medida, que tem a finalidade de conter o aumento do número de casos de Covid-19 e surtos gripais. 

Frequentador assíduo da unidade de Pau da Lima, Antônio Carlos Dória, de 75 anos, disse se sentir mais seguro com este tipo de distribuição. "Nesse momento, a entrega das quentinhas é boa para usuários e funcionários. Evita que as pessoas tirem as máscaras e todos fiquem menos vulneráveis. Infelizmente, a situação está piorando, as doenças estão aí e precisamos nos cuidar. Quanto mais distante estivermos, mais seguro estaremos", defendeu.

Desempregado, Robson Pedro Souza, de 48 anos, também avaliou de forma positiva a medida. "A entrega das quentinhas diminui a possibilidade de aglomeração. A circulação é mais rápida, a gente pega o alimento, leva para casa e cada um come reservadamente. Ainda possibilita que a comida seja dividida entre o almoço e a janta”, explicou.  

Souza lembrou que existem pessoas que só têm essa alimentação diária, e para ele, poder fracionar é melhor, além de evitar o contato com indivíduos doentes. “Para almoçar aqui, é inevitável que a gente tire as máscaras e nesse momento é um risco”, admitiu.

Cuidado – O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza e Promoção Social, Kiki Bispo, destacou a necessidade de criar medidas para a proteção do público que utiliza os serviços da pasta. “Nosso objetivo é garantir o alimento e a saúde dos usuários, que utilizam diariamente as duas unidades. Continuaremos dando todo o suporte, para garantir a segurança alimentar das pessoas, para que consigam superar esse momento delicado que estamos passando”, disse.

O coordenador do Restaurante Popular de Pau da Lima, Rogério Oliveira, falou que a medida traz mais segurança para todos os envolvidos. "Nesse momento, em que os índices de contaminação estão altos, qualquer ação que possa diminuir o contágio é necessária. A volta da quentinha dinamiza o processo da entrega. As pessoas retornam mais rápido para casa e ficam menos tempo dentro da unidade. Dessa forma é mais seguro para os usuários e funcionários", concluiu.

 

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Prefeitura oferece 20 vagas para curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Em 2021 houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica em Salvador. Esse número vem acompanhado de uma maior procura por profissionais que atuam na área. Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor solar já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana e os números devem acelerar ainda mais neste ano por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Uma das ações do programa é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 – dados que representam 131% de crescimento.

“Em meio a um cenário de crise ambiental e energética que atravessa o país, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa em termos sustentáveis e financeiros. Diante disso, o programa Salvador Solar vem lançando incentivos fiscais para atrair e facilitar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município”, pontuou a titular da Secis, Edna França.

Outra ação que também faz parte do programa é o Mapa Solar. A ferramenta permite que qualquer cidadão consiga identificar o potencial energético de sua edificação. O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito através do endereço geo. salvador. ba. gov. br/ solar/ .

Capacitação – Através de uma iniciativa da Secis e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, a Prefeitura vai oferecer 20 vagas para o curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. A ação acontecerá por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com o Programa Treinar para Empregar.

A capacitação inicia no próximo dia 24 e tem duração até 1º de abril, com carga horária de 120 horas de maneira presencial. Os interessados em participar devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio incompleto. Para saber mais detalhes basta acessar o site www.simm.salvador.ba.gov.br .

O setor de Energia Renovável tem se tornado cada vez mais promissor na geração de emprego e renda, com destaque para a fonte solar que vem liderando o ranking mundial. "Voltado para o aumento da empregabilidade por meio da qualificação, o Treinar para Empregar, que vai oferecer o curso para montador de sistemas fotovoltaicos, acompanha a tendência da economia de Salvador", ressalta a secretária da Semdec, Mila Paes.

De acordo com Umaraci Nascimento, sócio-administrador da Trecon, empresa responsável pelo curso, a capacitação vai ser com 50% teoria, envolvendo apostilas e apresentações, e 50% prática, onde os alunos serão colocados em situações do cotidiano para aplicar o que foi aprendido durante as aulas teóricas.

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A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), inaugurou, nesta sexta-feira (14), mais uma horta comunitária de Salvador. Dessa vez, a Associação Baiana de Reabilitação e Educação (Abre), em Vila Laura, foi contemplada com o projeto, que já soma 63 unidades na capital. 

Com a nova horta, uma área de 99 m², antes inutilizada, se transformou em um espaço para cultivo de 112 mudas de hortaliças e 28 de ervas medicinais. Na Abre foram plantadas mudas de cebolinha, coentro, amora, alface roxo, manjericão, alho poró, tomate, salsa, menta, alecrim e arruda.

O projeto tem como finalidade proporcionar maior convivência social, além do incentivo à alimentação saudável e ao contato com a terra, aliado à implementação de mais espaços verdes na cidade. Segundo a secretária da Secis, Edna França, o trabalho tem trazido para as comunidades um retorno muito positivo, principalmente no que se refere à integração das pessoas, como também no desenvolvimento das ações ambientais, junto com as famílias. 

“É com muita alegria que abrimos o ano fazendo parceria com essa associação, que realiza um trabalho tão importante. É uma ação que vai integrar as crianças, possibilitando o desenvolvimento e a reabilitação, através de mais um espaço lúdico e de socialização”, afirmou a gestora.  

Estímulo – A Abre tem como finalidade prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual e suas comorbidades. No local, são atendidas 312 crianças, de segunda a quinta-feira. A instituição conta com uma equipe multi e transdisciplinar, composta por médicos especialistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogos, psicopedagogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e educadores físicos.

A coordenadora pedagógica da instituição, Roberta Costa, destacou a importância da ação. “A horta tem um papel de grande valia. O cultivo das plantas vai beneficiar as famílias. A implantação da horta vai trazer vários benefícios, desde a alimentação até o processo socioeducativo”, afirmou. 

Segundo Roberta, uma equipe multidisciplinar vai trabalhar a importância de preservar a natureza, a questão da alimentação saudável e principalmente da conservação do meio ambiente. “Com a colheita o custo será menor, além de do alimento saudável, sem agrotóxicos, com hortaliças orgânicas, plantadas por pelas próprias famílias.”

Ao plantar uma muda de coentro, Maria Eduarda Santos, de 10 anos, falou sobre a felicidade de ver o espaço modificado. "Neste lugar não tinha nada, agora estamos plantando temperos, que vão ser utilizados para fazer nosso alimento. Eu achei a ideia muito legal, ter o contato com a terra também me deixou feliz. Eu nunca tinha plantado nada na minha vida, e agora posso plantar e depois comer”, festejou. 

 

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Neste sábado (15) e domingo (16) acontece a última edição do mutirão de atendimentos especializados nos Multicentros de Saúde de Salvador aos finais de semana. A estratégia, iniciada em novembro passado, beneficiou até o momento mais de 21 mil pacientes, que tiveram o acesso facilitado aos serviços municipais nas unidades da Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade.

A ação teve como intuito minimizar os impactos da demanda represada devido à pandemia da Covid-19, através da oferta de consultas com cardiologistas, endocrinologistas, pneumologistas, urologistas, ginecologistas, dermatologistas, médicos clínicos e neuropediatras, entre outras especialidades.

Como nas demais edições, os atendimentos serão exclusivos para os pacientes que realizaram o agendamento prévio, ou seja, durante os dias de mutirão não estará funcionando o serviço de marcação de procedimentos. No ato do atendimento, é necessário apresentar o documento de identidade com foto, CPF e requisição do exame (se houver).

 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com apoio da Polícia Militar, está orientando bares e restaurantes sobre a exigência do passaporte de vacina para ingresso do público nos estabelecimentos. A medida é fruto do decreto estadual publicado na última terça-feira (11), que intensifica medidas restritivas para conter a proliferação da Covid-19 ocorrida com o advento da variante ômicron.

Os clientes devem apresentar o cartão da vacina físico ou a versão digital, disponível nos aplicativos ConectSUS e Carteira de Vacinação Digital (CVD), demonstrando que receberam ao menos duas doses ou a dose única do imunizante contra o coronavírus. Nesta quinta-feira (13), 85 bares e restaurantes foram vistoriados em 12 bairros da cidade, dentre eles Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Bonfim, Pituba, Itaigara e Ribeira.

O coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, detalhou as vistorias da pasta nesta nova fase. “A força-tarefa já está há dois anos fiscalizando condições de higienização dos espaços, como a disponibilidade de álcool em gel, bem como o uso de máscara e de luvas para a manipulação de alimentos durante a pandemia. Com o alastramento recente das infecções, incluímos a verificação do passaporte da vacina em bares, restaurantes, teatros, cinemas, parques e estádios, conforme o decreto estadual”, informou.

Freitas acrescentou que a força-tarefa, de caráter educativo, mobiliza 120 agentes públicos para sua operação, entre fiscais da Sedur e policiais militares, atuando diariamente em dois turnos. Há reforço das vistorias de quinta-feira a domingo, período de maior circulação de pessoas em bares e restaurantes.

Avaliação – Igor Bispo, 35 anos, gerente de um boteco localizado na Pituba, avaliou como pertinente a ação da Sedur. “Esta iniciativa é muito positiva para que não tenhamos de reviver as restrições mais duras do passado, para que possamos seguir trabalhando e para que as pessoas se vacinem em maior número. Desde ontem, estamos cobrando o passaporte da vacina, com o decreto estadual impresso na portaria do estabelecimento”, comentou.

Gabriel Amorim, 32, advogado, também considerou positiva a ação de vistoria. “Acho válido. Tem que ter fiscalização, principalmente nos ambientes fechados. Estimula as pessoas a buscarem a vacina e há a comprovação de que isso reduz e muito os danos da pandemia”, concluiu.

 

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Salvador passa a contar com mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) totalmente requalificado. Desta vez, a unidade beneficiada foi a do Nordeste/Lucaia, que terá capacidade para acolher 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo atendimentos psicossociais e acesso a diversos serviços públicos. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pela vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, nesta sexta-feira (14).

Bruno Reis lembrou que esta é a primeira vez que o Cras Nordeste/Lucaia passa a ter uma sede própria. “Esta unidade sempre esteve associada a outras estruturas municipais. Agora, as famílias da região passam a ter um local central de atendimento e uma porta de entrada para os serviços da Prefeitura, a exemplo de benefícios eventuais, como o Aluguel Social, e diversos outros serviços de fortalecimento de vínculos”.

Localizado na Rua Lucaia, 68, Rio Vermelho, a nova sede funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e abrangerá as áreas de Amaralina, Vila Matos, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas. O espaço possui recepção, sala para Cadastro Único, cinco salas de atendimentos, duas salas multiuso, um espaço de convivência, sala de coordenação, três sanitários, um almoxarifado, um depósito e uma copa.

O prefeito acrescentou que, em apenas em um ano de gestão, a capital baiana já soma quatro novos centros de referências e que outros três estão previstos para serem entregues este ano. “Dos 28 Cras, chegaremos a 17 requalificados dentro dos recursos de financiamento junto ao Banco Mundial. As demais 11 estruturas, além dos sete Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) da cidade, serão requalificadas dentro de um modelo padrão que iremos adotar. Com isso, iremos ampliar nossa capacidade de atendimento, posicionando melhor as estruturas e oferecendo espaços com muito mais conforto e qualidade”, frisou.

“Desde o início da pandemia, a Prefeitura não tem poupado esforços para oferta de benefícios sociais da cidade. A intenção é seguir avançando para favorecer a população que necessita desses serviços. Aqui está sendo entregue hoje uma unidade nova, equipada com profissionais qualificados para dar suporte a essas famílias”, pontuou o secretário Kiki Bispo.

Auxílio Brasil – Bruno Reis chamou atenção para o número de beneficiários do Auxílio Brasil em Salvador. A folha de pagamento deste mês de janeiro indica que a cidade receberá R$ 40 milhões para serem distribuídos a mais de 220 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

“Pela primeira vez na história da cidade chegamos a um número tão elevado dos programas Bolsa Família e Auxílio Brasil. Os números mostram o quanto a cidade empobreceu e o quanto as famílias estão passando dificuldades”, afirmou. O gestor acrescentou que a Prefeitura ainda incluirá mais 34 mil novos beneficiários no Auxílio Brasil. Os recursos do programa minimizarão os impactos sociais e econômicos da população, além de estimular a economia local.

Atuação – Os Cras da capital baiana colocam em prática ações do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), através de serviços de acolhimento, acompanhamento sociofamiliar; atividades socioeducativas com famílias no contexto comunitário, com serviços como atendimentos individuais e coletivos; visitas domiciliares e institucionais; e encaminhamentos à rede socioassistencial.

Além disso, realizam oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo; incentivo à geração de trabalho e renda, através de capacitação e intermediação de mão de obra; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; orientações, entre outros. Agora, também cadastra e inclui famílias no benefício social Auxílio Brasil.

O público-alvo atendido é famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social (extrema pobreza e pobreza); privação (ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos) e fragilização de vínculos afetivos (discriminação etária, étnicas, de gênero ou por deficiência).

Balanço – Com a entrega do Cras Nordeste/Lucaia, Salvador passa a ter 14 unidades requalificadas nos últimos anos. As demais estão situadas nas regiões de Cajazeiras, Calabetão, Fazenda Grande do Retiro, Bairro da Paz, Itapuã, Lagoa da Paixão, Nova Esperança/Ceasa, São Cristóvão, Itapagipe, Paripe, Brotas, Castelo Branco e Lobato.

No total, a Prefeitura investiu um total de R$10 milhões na renovação dos espaços, que fazem parte do projeto Salvador Social, criado a partir da parceria entre o Banco Mundial e a administração municipal, através da Sempre.

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A rede de saúde de Salvador será reforçada com a abertura de novas estruturas para atender à população que necessitar de atendimentos de urgência. Durante a inauguração do Cras Nordeste/Lucaia, nesta sexta-feira (14), o prefeito Bruno Reis anunciou a transformação das Unidades de Saúde da Família (USFs) IAPI, Pirajá, Imbuí e Itapuã em “mini-UPAs”, além da reabertura do gripário Santo Inácio/Pirajá na próxima quinta (20).

“O Ministério da Saúde diz que é necessário uma UPA para cada 300 mil habitantes. A nossa cidade tem dez unidades municipais, mais outras três do Estado, além de cinco PAs (pronto-atendimentos), quatro gripários e, agora, mais quatro unidades que irão virar mini-Upas, totalizando 26 unidades. Ou seja, temos estrutura suficiente para atender à demanda e vazão numa condição normal. Mas, hoje, estamos vivendo uma situação excepcional”, destacou o prefeito.

Ele ressaltou que a maioria dos pacientes à procura das unidades de pronto-atendimento da cidade, atualmente, sofre de problemas vasculares, AVC, infarto e câncer. O aumento desse fluxo, de acordo com Bruno Reis, é fruto de uma demanda reprimida causada pela pandemia.

Além disso, a capital baiana tem assistido, ainda, a uma grande quantidade de pessoas vindas de outras cidades. “Hoje, 78% dos leitos de UTI e enfermaria estão ocupados por pacientes do interior. Nunca fizemos essa distinção. São todos irmãos nossos, baianos, e que têm direito de lutar por suas vidas”, salientou Bruno Reis.

Alerta – O chefe do Executivo municipal alertou para os frequentes aumentos de casos de coronavírus no Brasil e no mundo. Em Salvador, comparou, o fator RT que mede a transmissão viral entre indivíduos nunca esteve tão elevado.

“Mas, graças à vacina e a Deus, a pressão hoje no sistema de saúde é na porta das UPAs. No passado, o problema estava nas UPAs e hospitais de campanha. Naquela ocasião, algumas pessoas ficavam aguardando até 72 horas para serem reguladas. Hoje temos 62% de ocupação de leitos de UTI, e os pacientes que precisam no mesmo dia são regulados para os hospitais”, disse.

A capital baiana registra 99% da população com a primeira dose da vacina contra o coronavírus, 90% dos cidadãos tomaram a segunda e 31% voltaram para receber a aplicação de reforço. “É isso que está permitindo enfrentarmos o vírus e suas variantes, como a ômicron, com segurança maior do que enfrentamos no passado”, destacou Bruno Reis. Ele lembrou que 80% das pessoas que demandam por leitos de UTI e enfermaria não completaram o esquema vacinal.

Vacinação infantil – Um lote com 88 mil doses da vacina Pfizer para imunização das crianças entre 5 a 11 anos contra o coronavírus está previsto para chegar hoje (14) na Bahia. Desse montante, Salvador deve receber em torno de 17 mil unidades. Caso o lote chegue em tempo hábil, a cidade inicia ainda nesta tarde a vacinação das crianças com deficiência que são assistidas por organizações sociais.

“Amanhã (15), durante todo o dia, teremos unidades específicas para vacinar as crianças de 11 anos”, pontuou o gestor, esclarecendo que o município possui 20 mil recadastradas nessa faixa etária. A expectativa é de chegada de mais vacinas nos próximos dias, para ampliar a faixa etária de crianças beneficiadas com a dose.

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