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A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai ampliar, de 70 para 100, o número de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), até o final do ano, aumentando a assistência a estudantes com deficiência, em Salvador. A rede municipal de ensino possui hoje 100 professores atuando diretamente na educação especial, utilizando metodologias que variam de acordo com a necessidade de cada estudante.

Os trabalhos multidisciplinares ocorrem de forma articulada, envolvendo psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, neuropediatra, assistente social, enfermeiros e psicopedagogos, dentre outros profissionais. Além da frequência às aulas regulares, os alunos especiais participam de atividades de AEE, em que são desenvolvidas as próprias habilidades, competências e potencialidades, buscando um melhor desempenho na sala de aula.

As salas de aulas são dotadas de mesa redonda, cadeiras, armários, impressora, tecnologia assistida, brinquedos, materiais e livros adaptados. Os atendimentos podem ser realizados de forma individual, ou em grupo de dois a quatro alunos. Cada sala tem a presença de um professor e o tempo de atendimento varia de 30 a 50 minutos por sessão, duas ou três por semana.

Inclusão – “Nas salas de AEE é possível adequar a realidade pedagógica de cada aluno, por meio de um trabalho personalizado e significativo, fortalecendo as relações entre os profissionais que cercam a vida do estudante, tanto na escola, como em locais em que ele recebe o atendimento multiprofissional, estimulando o desempenho pedagógico”, afirmou a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo.

“Desde a chegada à instituição, é nítida a mudança. Está mais sociável, se comunica melhor e já aprendeu letras, números, cores e até a escrever o próprio nome”. O relato é de Fabiana Santos, de 38 anos, mãe do pequeno Davi Lucas da Silva, de 8 anos, que há três anos frequenta a sala de atendimento especializado, da Escola Municipal Campinas de Pirajá.

A dona de casa revelou que a frequência ao AEE contribuiu para o desenvolvimento educacional do filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ele adora estar no ambiente, criou uma relação maravilhosa com a pedagoga e se sente à vontade, completamente acolhido e incluído”, conta.

Suporte – Sobre o atendimento feito pela equipe pedagógica, Fabiana disse se sentir completamente assistida. “Tranquiliza saber que ele é bem atendido e tem um acompanhamento especializado dentro da escola. Me sinto completamente segura, quando ele está na instituição. Os profissionais estão preparados e não medem esforços para desenvolver atividades que estimulem o progresso cognitivo, motor e intelectual da criança”, garante.

A pedagoga Raquel dos Santos explica que todo planejamento realizado na unidade é individual, para dar o suporte necessário ao aluno, a partir das suas especificidades. “Davi é um exemplo positivo do trabalho que é realizado aqui”, concluiu.

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Os viadutos direcionais do BRT (Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido) contam com reforço na iluminação a partir deste mês de fevereiro. A nova iluminação cênica foi acionada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), nos equipamentos que ligam a região do Itaigara à Avenida ACM.

De acordo com o gerente de Manutenção da Dsip, Igor Moreira, o investimento foi de R$400 mil em infraestrutura e reposição de cabos furtados, anteriormente. O novo projeto foi criado com o objetivo de dificultar ações de vandalismo. Para isso, conta com estrutura em eletroduto galvanizado, totalmente soldado e fixado nas vigas do viaduto.

O motorista de aplicativo Vinícius Dantas costuma transitar na região e achou a nova iluminação positiva, pois traz também segurança aos condutores, que passam pelo local. “Ajuda muito, me sinto mais seguro. Acho que todos os viadutos da cidade deveriam ter”, propôs.

No total, foram utilizados 160 projetores do tipo RGB (sigla em inglês para vermelho, verde e azul), que permitem uma variação de cores com programação à distância e fixação de um calendário anual, para as diversas campanhas apoiadas pela Prefeitura, a exemplo do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os demais viadutos do complexo também receberão iluminação cênica, contando com proteções em aço, para evitar ofuscar a visão dos motoristas que transitam no local. Projetores RGB também iluminam outros equipamentos da cidade, como as fontes luminosas da Praça da Sé, no Centro Histórico, e a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba.

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Logo após o lançamento do Prêmio Samba Junino Ano IV, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove, nesta quinta-feira (24), às 16h, a Oficina de Orientação para Proponentes. A ação visa apresentar e responder as questões do público interessado em participar da seleção. A transmissão virtual acontece através do canal da FGM, no YouTube.

Nesta edição, a chamada pública aumentou o valor total de financiamento, bem como o número de projetos contemplados. Por isso, a oficina busca qualificar e melhor direcionar os proponentes sobre as regras de submissão. As propostas devem ter como objetivo o fortalecimento, a divulgação, a manutenção e a dinamização do samba junino em Salvador. 

Com as inscrições abertas até 21 de março, o Prêmio Samba Junino Ano IV busca valorizar essa manifestação da cultura popular brasileira, que acontece no mês de junho e possui relações com o candomblé e as festas de caboclo. Dada a sua importância, em 2018, o movimento foi considerado Patrimônio Cultural de Salvador.

Cidade da Música – Desde 2016, Salvador conquistou o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria e, de lá pra cá, vem criando cada vez mais ações e projetos, que atinjam essa que é uma das maiores características culturais da cidade. 

O programa da Unesco busca estimular ações dos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local não apenas no desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstre sua capacidade de executá-lo, em benefício da sociedade.

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Para auxiliar os candidatos que não tiveram êxito em processos seletivos anteriores, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) vem promovendo o projeto Simm Prepara. Lançada no ano passado, a iniciativa, que faz parte de uma das trilhas de desenvolvimento do programa Treinar para Empregar, capacita os candidatos naquilo que os afastaram de conseguir um emprego, em temas específicos.

Uma das capacitações promovidas este mês foi a oficina de preparação de currículo, ocorrida na sede do órgão, no Comércio. Na edição, além de receberem orientação sobre a elaboração correta do currículo, os candidatos aprenderam como se comportar em uma entrevista de emprego.

Ao ministrar a oficina, a psicóloga do Simm, Rafaela Freitas, destacou a importância da capacitação. “O currículo é uma porta de entrada, e muitas pessoas têm dificuldade em elaborar o documento. O comportamento nos processos seletivos é outro fator determinante. Muitos indivíduos acabam perdendo as vagas, por não saberem se portar. O curso preparatório é oferecido para que, nos futuros processos que venham a participar, estejam orientados e finalmente consigam a inserção no mercado de trabalho”.

As pessoas que foram reprovadas em processo seletivo são automaticamente encaminhadas para o programa Treinar para Empregar. Técnicos do setor entram em contato com o público, ofertando as vagas. Os interessados são matriculados no treinamento.

Além desses, outros candidatos que tenham interesse na capacitação podem procurar a sede do Simm, para efetuar a inscrição. As capacitações são realizadas todas as terças-feiras, nos turnos matutino e vespertino. Cada turma é formada por 20 pessoas. Cerca de 80 pessoas já receberam o treinamento, que dura em média duas horas.

Em busca de um emprego na área de atendimento, Caroline Cerqueira, 40 anos, falou sobre as expectativas para a atividade. “Fui reprovada em um processo seletivo e entendi que precisava me preparar melhor para os próximos, por isso aceitei fazer o curso. Compreendi que a capacitação é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho”.

Fora da atividade profissional há oito anos, a administradora Priscila Fonseca, de 37 anos, avaliou que o mercado de trabalho está em constante mudança. Ela vê a oficina como uma forma de reciclagem.

“Esse curso é uma porta de entrada para o emprego. O mercado evolui, os concorrentes estão cada dia mais capacitados, por isso não podemos ficar para trás. Por estar tanto tempo sem trabalhar, me sinto enferrujada. Com a capacitação, sei que vou estar preparada para encarar a elaboração do currículo e os desafios das entrevistas”, relatou.

Como participar – Os interessados em participar das oficinas podem acompanhar as oportunidades oferecidas através do perfil @semdecsimmsalvador no Instagram ou pelo site www.simm.salvador.ba.gov.br .

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A Ouvidoria Geral do Município (OGM), através do programa Fala Salvador, recebeu 230 mil comunicações desde dezembro de 2021 até a primeira quinzena de fevereiro. Do total de atendimentos realizados, 56,58% foram referentes à solicitação de serviços; 41% para pedidos de informação/orientação; e os demais 2,42% distribuídos entre elogios, reclamações, serviços emergenciais, sugestões e denúncias.

Os serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos (13,41%), fiscalização de poluição sonora (7%), Cartão SUS (5,56%) e Bolsa Família (5,48%).

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop), Emprego e Renda (Semdec) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que, juntas, reuniram 69% das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 95,68% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Espera reduzida – No intuito de agilizar as respostas aos cidadãos, desde o ano passado, a OGM convocou todas as áreas da gestão municipal para o mutirão Zero Queixas. O principal objetivo é saldar os protocolos com prazos vencidos que constam no sistema.

“Estamos perto de responder 100% das demandas dos cidadãos, mesmo as pendências não executáveis pela Prefeitura, a exemplo de pedidos para tapar vazamentos de responsabilidade de outros poderes. E com o novo call center, vamos começar a atender por WhatsApp e redes sociais, o que melhora ainda mais nosso desempenho”, disse o ouvidor-geral de Salvador, Jean Sacramento.

Ele destacou que o tempo médio de espera do cidadão que liga para o Fala Salvador 156 caiu de duas horas para seis minutos por atendimento. E que o percentual de ligações não atendidas também foi reduzido, neste caso de 60% para 20%.

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Para qualificar o acesso à rede municipal com garantia de cuidado em todos os níveis de atenção para os usuários com doença falciforme em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai implantar uma linha de cuidado integral que orienta o percurso assistencial em diferentes níveis de atenção, por meio do acolhimento qualificado aos usuários. A portaria que define a estratégia foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (21).

Aproximadamente 2 mil usuários são assistidos nos ambulatórios especializados para tratar a doença falciforme no município. Salvador é a capital brasileira com maior incidência da doença e para reforçar a detecção precoce, os postos de saúde oferecem a eletroforese de hemoglobina – exame para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no período neonatal, através do Teste do Pezinho. O resultado fica pronto em aproximadamente dez dias.

Para fazer o exame, basta ir à unidade básica mais próxima. A depender do diagnóstico, o usuário será encaminhado a um especialista, hematologista pediátrico ou adulto, nos ambulatórios de Doença Falciforme presentes nos Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que são unidades de referência para o tratamento. A partir de então, passam a receber medicamentos e realizar exames, que auxiliam no controle da doença ao longo da vida.

O titular da pasta, Leo Prates, considera um avanço a nova estratégia para atuação integral no tratamento da doença falciforme dentro do SUS em Salvador. “Sabemos que se trata de uma doença genética hereditária e o que importa é garantir um suporte necessário para assegurar acesso aos medicamentos, consultas e todos os serviços necessários para garantir qualidade de vida às pessoas com a doença falciforme ”.

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Após 20 anos como usuário de crack, Robson Miranda Argôlo Júnior hoje se considera livre das drogas, após ter recebido apoio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ele foi encaminhado pela pasta para a Comunidade Terapêutica Pró-Vida, administrada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), que tem parceria estabelecida para o tratamento de pessoas em uso abusivo de substancias psicoativas.

A ação foi realizada através do Acolhimento Transitório, política pública implementada pela Sempre através da Diretoria de Políticas Sobre Drogas (DPSD). O objetivo é oferecer acolhimento residencial transitório e psicossocial de pessoas jovens, adultas, famílias (com ou sem filhos) e pessoas idosas de ambos os sexos em vulnerabilidade e/ou risco social, que fazem uso abusivo de drogas.

Conforme o secretário da pasta, Kiki Bispo, os cidadãos que fazem uso de substâncias psicoativas recebem, nas unidades parceiras, um tratamento especializado e multidisciplinar com base em atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes. A abordagem, realizada de forma participativa, visa tratar a dependência química através de mudança no estilo de vida, entendendo o uso abusivo como sintoma de um desajuste psicológico e social do indivíduo.

Em cada etapa, os acolhidos trabalham suas questões individuais e aprendem novas maneiras de se expressar. Na última etapa, a da reinserção social, os residentes começam a se estruturar para sair do centro. Com atividades profissionalizantes, são estimulados a elaborar o projeto de vida fora do centro. “O método empregado para o tratamento decorre de um trabalho multidisciplinar em regime de internação de no mínimo nove meses e um máximo de 18 meses, dependendo das necessidades de cada pessoa”, pontuou Bispo.

Atualmente a Sempre mantém parceria com duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Adra e Desafio Jovem, que, juntas, oferecem 70 vagas de Acolhimento Transitório para homens em situação de uso abusivo de substâncias psicoativas. Ainda este ano, será lançado novo edital para parceria com até dez OSCs para oferta de 350 novas vagas.

Transformação - “Quando cheguei na Pró-Vida, comecei a acreditar que havia possibilidade de mudanças, apesar de 20 anos entre altos e baixos entregue ao crack. Mas, com muita ajuda, foquei na faculdade. Além dos métodos aplicados, me disponibilizaram um notebook, uma sala de estudos e eu terminei o semestre com excelência”, contou Argôlo Júnior.

Ele ainda relatou a rotina diante da nova realidade. “Hoje eu durmo em um quarto com porcelanato e ventilador, cama de madeira de lei, temos comida vegetariana. Enfim, nos sentimos gente e capacitados para mudar. O ambiente é tão saudável que os internos que estão em abstinência dão as mãos aos outros”.

Agora, os voos são mais altos. “Vou fazer meu TCC baseado na minha experiência lá dentro, pois tenho certeza que a educação transforma. No meu estágio cheguei a alfabetizar três acolhidos e a faculdade demonstrou até mesmo o interesse em conhecer o projeto de perto”, completou Argôlo Júnior.

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O bairro de Mussurunga foi mais uma vez beneficiado com a instalação de um ponto verde, iniciativa promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Antigo ponto de descarte irregular de materiais, a área junto ao muro situado atrás do Colégio Raul Sá, no Setor C, ganhou novos ares, com serviços de pintura, limpeza e jardinagem.

A transformação, ocorrida na semana passada, foi feita utilizando, inclusive, mais de 100 pneus usados, que foram decorados e serviram de caqueiros e jardineiras, com terra vegetal e mudas. Também foram instalados caqueiros de cimento, meio-fio para requalificação de passeios e até bancos doados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

Seis agentes de limpeza estiveram envolvidos na ação, que tem o objetivo de extinguir pontos de descarte irregular em Salvador, além de instruir a população acerca do despojamento de resíduos corretamente. No ano passado, o bairro foi contemplado com um ponto verde na Rua Professor Plínio Garcez de Sena.

Atuando na região de Mussurunga há oito anos, o agente de limpeza João Fernandes, de 52 anos, disse que a implantação do Ponto Verde vai impactar na vida dos moradores de forma positiva. “Com certeza, está muito mais bonito. O local tinha um péssimo cheiro, e vivia cheio de lixos e ratos. Fiquei muito feliz com o resultado, isso vai diminuir nosso trabalho na coleta e tornar o ambiente muito mais agradável para todos”, disse.

A comerciante e moradora de Mussurunga, Francisca de Almeida, de 53 anos, alertou sobre a necessidade de conscientização da população. “Agora está muito melhor, mais organizado, limpo, bonito, mas não adianta fazer um serviço tão bom se o povo não se conscientizar que o lixo não pode ser descartado em qualquer lugar. É necessário que todos tenham educação para manter o ambiente limpo e salubre. Não é saudável viver na imundície e todos sabem disso”, afirmou.

Solicitação – A instalação do ponto verde ocorre com pedidos feitos pela população, através do 156 e fiscalizações realizadas pelo órgão. Com a comprovação da necessidade do local, técnicos da Limpurb realizam uma visita técnica e programam a implantação.

Há quatro anos, a Limpurb visita as comunidades e estuda locais onde os moradores não cumprem o horário da coleta, gerando acúmulo de lixo e entulho e, consequentemente, a formação de um ponto de descarte irregular. Os agentes do órgão contam com apoio da própria comunidade na identificação desses lugares.

Como forma de reduzir os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos nas ruas, a Limpurb instalou cerca de 113 pontos verdes na capital baiana, em 2021. O presidente do órgão, Omar Gordilho, explicou a importância da ação.

“Hoje, a realidade é diferente: a população nos pede que instalemos mais pontos verdes. Conseguimos tornar um ato cotidiano de recolhimento de resíduos em uma alternativa sustentável, educativa e bela para os cidadãos”, declarou.

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Depois de Pernambués, o ponto itinerante de testagem rápida para detecção da Covid-19 segue para o bairro de Itapuã, a partir desta terça-feira (22). A outra estrutura segue em funcionamento na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, nesta segunda (21). Ambos os postos, montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguem até sexta-feira (25).

O atendimento acontece das 8h às 13h, por ordem de chegada, sendo distribuídas 200 fichas diariamente. Os pacientes que forem identificados com diagnóstico positivo serão orientados a permanecer em isolamento domiciliar e, em caso de agravamento do quadro clínico, procurar os serviços de saúde da rede municipal.

Iniciada em 20 de dezembro do ano passado, a estratégia visa a detecção precoce do vírus, além de conter a disseminação entre os cidadãos. O serviço já percorreu também os bairros de Paripe, Boca do Rio, Bonfim, Brotas e São Caetano.

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