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A Prefeitura de Salvador lançou o novo edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), iniciativa que pretende impulsionar o desenvolvimento econômico e incentivar a geração de empregos, expansão dos negócios e sustentabilidade na capital baiana, estimulando a requalificação dos imóveis em locais subutilizados ou degradados, trazendo de volta o movimento e a circulação de pessoas nesses locais. O documento com todas as regras e condições de participação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira (22), e pode ser consultado no site www.dom.salvador.ba.gov.br.

A nova edição possui formato mais simplificado, com regras menos burocráticas, e aumenta o número de atividades econômicas beneficiadas na cidade, chegando a dez setores: Economia Náutica e Economia Criativa; Cultura e Artes; Inovação e Tecnologia; Turismo; Bares/Restaurantes; Estacionamento; Saúde; Educação; Entretenimento/Shows; Educação; e Setores Administrativos em geral (jurídico, arquitetura, engenharia e afins).

“Ampliamos o PIDI para diversos setores da matriz econômica de Salvador. Não há mais concorrência entre projetos, portanto, o limite é o teto orçamentário previsto em lei”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

O programa concederá incentivos tributários para a implantação, ampliação e reforma de novos empreendimentos localizados no Centro Histórico, Bonfim e nas orlas da Ribeira e Barra. O PIDI devolve parte do capital investido, em forma de título (CIDEI) para o empreendimento que requalificar um imóvel e gerar emprego e desenvolvimento econômico, podendo o benefício chegar até 50% do valor comprovado do seu investimento em forma de desconto no IPTU e ISS. O investimento será de R$500 milhões até 2025, o que equivale a 1% da receita corrente líquida da Prefeitura realizada no exercício anterior.

Para a secretária da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, a ampliação do benefício é mais um passo para fomentar o ambiente de negócios, a inovação e a competitividade da cidade. “O novo edital do PIDI valorizará locais estratégicos nas regiões da Cidade Alta e Cidade Baixa e fomentará o ambiente de negócios, a inovação, através da energia limpa; e a competitividade, gerando mais emprego e renda para Salvador”, pontua.

Funcionamento – Para obter o benefício, o projeto deve atender os critérios de investimento, fachada verde e ativa, geração de empregos, tecnologias limpas, requalificação de imóveis, geração de emprego para mulheres, negros e pessoas com deficiência, além de gerarem impacto socioeconômico.

Esses critérios seguem uma pontuação, definida em edital, e cada segmento econômico possui um índice mínimo para habilitação ao PIDI. Por exemplo, nas áreas de Turismo, Cultura/Artes e Bares/Restaurantes, por exemplo, os empreendimentos precisam atingir, no mínimo, 27 dos 66 pontos possivelmente concedidos durante a avaliação. Os pedidos serão avaliados por um comitê formado por membros do Conselho de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (COPIDI), composto pelas secretarias e Casa Civil.

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Para celebrar o primeiro aniversário de funcionamento, a Cidade da Música da Bahia, situada próxima ao Mercado Modelo, no Comércio, está com entrada gratuita a partir desta terça-feira (27) até o próximo sábado (1°). Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o equipamento pode ser visitado das 10h às 18h, com entrada até as 17h. Não há necessidade de agendamento e o acesso está limitado à capacidade do espaço, que é de 250 pessoas.

O local é composto por bibliotecas, midiateca, centro de pesquisa, cafeteria, recursos audiovisuais, telas de projeção, estúdio para gravação, cabines de vidro, cenografias, uma sala de karaokê, dentre outros serviços. Interatividade é a marca do museu com quase 2 mil m², dividido em quatro pavimentos, que reúnem tecnologia, interatividade e um acervo cultural para contar a história musical da Bahia.

A Cidade da Música da Bahia possui três pavimentos. No primeiro andar, os visitantes se deparam com a exposição “A Cidade de Salvador e Sua Música”, que retrata bairros da cidade e suas músicas, histórias, depoimentos e novas tendências. O local dispõe de recursos audiovisuais através de uma grande maquete interativa, três grandes telas de projeção, estações de consulta e estúdio para gravação de depoimentos.

O segundo andar, por sua vez, possui na ambientação o tema da tropicália, com ilustrações gigantes de fragmentos da pintura modernista de Genaro de Carvalho. O local abriga a exposição “História da Música na Bahia”, com nove cabines de vídeos, além de três salas. Uma delas é intitulada “A Magia da Orquestra” e exibe conteúdo voltado para a música clássica, mostrando como funciona uma orquestra passo a passo, quais os instrumentos a compõem e vídeo gravado com a Orquestra Sinfônica da Bahia.

A sala “A Nova Música da Cidade” traz experiência imersiva com grande tela de 80 polegadas, onde passam vídeos com grupos novos, cantores em ascensão e grupos periféricos de música. O sistema de iluminação desse local acompanha as luzes do show ou clipe, dando a sensação ao visitante de que ele está dentro da tela.

Já a sala “Quem Faz a Música da Bahia” é equipada com uma grande tela na qual são exibidos 260 depoimentos das pessoas mais importantes e representativas da música baiana. Lá, o público também tem acesso a uma edição do vídeo dinâmica em forma de roda de conversa, de maneira a ter um conteúdo interessante em qualquer momento que se entra nela.

O terceiro e último pavimento da Cidade da Música da Bahia possui três estúdios de gravação de clipes karaokê e, ao final, tem seu clipe pronto para postar em redes sociais e, ainda, passa a fazer parte do acervo. A sala do “Rap e Trap, poesia consciente” mostra vídeos de vários rappers, trappers e poetas de todo o Brasil, em especial os artistas jovens da Bahia, e possui um pequeno tablado no qual o visitante pode recitar seu rap ou poesia. Quiz Game com perguntas e respostas sobre a música baiana, estações para exibição de documentários e set de percussão com estúdio de gravação fecham os atrativos deste andar.

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Com a proximidade do início das operações do BRT, prevista para os próximos dias, a equipe que irá atuar, direta ou indiretamente, na operação se reuniu, na tarde desta segunda-feira (26) para a apresentação do Plano de Contingência do BRT. O encontro aconteceu no auditório do Sest/Senat, na Pituba, e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), da Integra e do WRI, instituição internacional que dará suporte à operação do modal em Salvador.

Durante o encontro foi discutido como o plano de contingência vai ajudar a garantir o pleno funcionamento da operação, minimizando possíveis impactos negativos e garantindo o cumprimento de horários dos veículos. O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou a nova cultura que está sendo criada através do BRT.

“Daqui um tempo todo esse conhecimento pode ser transferido para o sistema convencional de transporte, ampliando a qualidade do serviço oferecido ao cidadão e entregando ao usuário o serviço de qualidade que ele merece”, destacou.

A apresentação foi feita pelo coordenador de Transportes do Programa Cidades do WRI Brasil, Guillermo Petzhold, que abordou os procedimentos operacionais para garantir um bom funcionamento do sistema, possibilitando a identificação de e avaliação de riscos, estabelecendo medidas preventivas e definindo procedimentos para garantir a continuidade da operação. “Através do plano de contingência o operador vai saber exatamente o que fazer, seguindo o passo a passo para permitir que seja dada uma resposta rápida ao incidente”.

Salvador é uma das cinco cidades brasileiras apoiadas pelo WRI e pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI) para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte, e a primeira a implementar a eletrificação no transporte público. “O início da operação é fundamental para definir a imagem do sistema. Uma vez que a primeira impressão é a que fica, é muito importante passar a imagem de que um serviço de qualidade está sendo prestado para a sociedade”, finalizou Petzhold.

CCO – Com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema e facilitar as ações previstas no Plano de Contingência do BRT, o Centro de Controle Operacional (CCO) foi implantado com inspiração nos sistemas mais modernos do país. O CCO irá controlar a operação do modal em tempo real, através de câmeras de videomonitoramento e georreferenciamento.

Operadores irão manter contato constante com motoristas e operadores nas estações atuando, de forma rápida, para solucionar qualquer intercorrência e garantir a previsibilidade e segurança características do BRT. Inicialmente, doze ônibus estarão em pleno funcionamento para atender aos usuários, incluindo dois veículos elétricos. Cada ônibus realizará em média 30 viagens, o que totaliza 300 viagens diariamente.

 

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A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue com pontos fixos e drive-thrus nesta segunda-feira (26), das 8h às 16h. A estratégia contempla o “Liberou Geral” para a aplicação da 1ª à 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos, residente em qualquer cidade da Bahia. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município baiano.

A 4ª dose para imunossupressos com 12 anos ou mais segue exclusivamente para os cidadãos que estejam com nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Também devem estar com o nome na lista todos aqueles pertencentes aos grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral”. A vacinação prossegue para crianças entre 3 e 12 anos em instituições de ensino da capital.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022 - Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estão aptas a receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).

DOCUMENTOS:

Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência.

Pessoas com 18 anos ou mais residentes em Salvador: Apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto.

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

APRAZAMENTOS DESTA TERÇA (27):

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 31/8/2022

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 1º/8/2022

*2ª DOSE – CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 3/10/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE – JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A 1ª DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 3/8/2022

*2ª DOSE – OXFORD: APRAZADOS ATÉ 23/10/2022

*2ª DOSE - PFIZER: PESSOAS DE 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 23/10/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 23/10/2022

*3ª DOSE: PESSOAS DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 29/5/2022

*3ª DOSE: PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 29/5/2022 – LIBEROU GERAL

*3ª DOSE - PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 27/7/2022

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 21/4/2022

*4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 30/5/2022 - LIBEROU GERAL

*4ª DOSE – IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 30/5/2022

POSTOS:

1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS E 2ª DOSE DA PFIZER PEDIÁTRICA DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane (Itapuã), CSU Pernambués, Multicentro Liberdade, USF Curralinho, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

OBS: De acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, as crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.

1ª DOSE - CORONAVAC PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), CSU Pernambués, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

2ª DOSE – CORONAVAC PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 3 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Curralinho, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), CSU Pernambués, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, UBS José Mariane (Itapuã), USF Mussurunga I, UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

OBS: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

2ª DOSE – CORONAVAC: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS – LIBEROU GERAL

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Curralinho, UBS Cosme de Farias, CSU Pernambués, USF Cajazeiras V, UBS Péricles Esteves Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Mussurunga I, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá) e UBS Sérgio Arouca (Paripe).

VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (EXCETO 2ª DOSE DA CORONAVAC E DA JANSSEN)

Drive-thrus: 5º Centro, Shopping Bela Vista (9h às 16h), Vila Militar (Dendezeiros), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos).

Pontos fixos: Estação Mussurunga, Shopping Bela Vista (9h às 16h) e Home Center Ferreira Costa (Paralela).

Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Santa Cruz (8h às 14h30), USF Federação, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Sabino Silva (Nordeste de Alaralina), USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, UBS Engomadeira, USF Sussuarana I, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF IAPI, USF San Martim I, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF Vila Nova de Pituaçu, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Boa Vista de São Caetano, USF Alto do Peru, USF Alto do Cabrito, USF San Martim II, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

 

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Mais um espaço de convivência e lazer passa a fazer parte da rotina dos moradores de Mussurunga, desta vez no Setor L. Construída pela Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a Praça Lucas dos Santos Lima foi entregue nesta segunda-feira (26), com as presenças do prefeito Bruno Reis, demais autoridades municipais e população.

No discurso, o prefeito salientou como as praças têm sido um importante instrumento de promoção da cidade e ocupação dos espaços públicos. “Aqui mesmo é uma praça simples, mas todos podem perceber como as crianças estão aproveitando o local. É um equipamento muito importante para a comunidade, pois é um ponto de encontro e de integração. Além disso, tem wi-fi gratuito para a população”, destacou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal ainda lembrou que a administração municipal vem transformando Mussurunga com uma série de intervenções que vêm impactando a vida dos moradores. “Quando vemos o tanto de obras realizadas aqui, percebemos o avanço significativo que a localidade teve: iluminação em LED, pavimentação, requalificação de unidades de saúde e ensino, escadarias. O bairro hoje é muito melhor após as ações da Prefeitura”, disse. Reis ainda prometeu retornar em breve ao bairro, para entregar uma praça que está sendo finalizada no Setor D.

Com 208 m², a área recebeu dois conjuntos de mesa, sendo um para jogos e outro infantil, e bancos em pré-moldado. Para manter a saúde em dia, há academias de ginástica e de saúde com barra de apoio, barra paralela, simulador de remada sentada, simulador de esqui individual, simulador de giro triplo e prancha abdominal.

A criançada pode aproveitar o espaço infantil com gangorra, escorregadeira, amarelinha e cercado em eucalipto. A praça recebeu, ainda, gramados natural e sintético, pintura, meio-fio e iluminação em LED. O investimento foi de R$108 mil.

Moradora do bairro desde a inauguração, no final da década de 1970, a dona de casa Lourdes Santos era só alegria com o novo equipamento. “Antes essa área era horrível, agora está tudo maravilhoso! Os moradores adoraram”, salientou.

“Somos como uma grande família e é aqui é onde nos reunimos aos finais de semana. A galera vem toda pra cá. Ficou tudo de bom, lindo mesmo”, completou a vizinha Marisa Lemos.

 

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Cerca de 150 pessoas resgatadas da situação de rua e integrantes de Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da Prefeitura participaram do 4º Campeonato de Futebol Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), promovido em parceria com Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A atividade, ocorrida na última sexta-feira (23), no Beco do Cirilo, situado no bairro de Caixa d’Água, também envolveu um festival alusivo ao Dia do Sorvete, celebrado na mesma data, com distribuição gratuita da sobremesa para os presentes.

“Atividades como estas constroem e reforçam laços sociais e comunitários, perdidos e fragilizados por pessoas que se encontram em situação de rua. Ao oferecer oportunidades de esporte e lazer, aliadas ao trabalho social, os técnicos conseguem elevar a autoestima dos assistidos e estabelecer vínculos de confiança, que são de fundamental importância para o processo de empoderamento e restabelecimento da autonomia dos indivíduos”, afirmou o titular da Sempre, Daniel Ribeiro.

Coordenadora de uma das unidades de acolhimento, Maísa Borges informou que a competição esportiva e o festival já acontecem há quatro anos, com o objetivo de proporcionar um momento de diversão para os assistidos. “As atividades entraram para o nosso calendário como eventos de descontração e reconstrução da sociabilidade do grupo. Todos os jogadores ganham medalhas e os times campeões, tanto o masculino quanto o feminino, levam o troféu. Essas pessoas têm idade entre 18 e 59 anos e são encaminhadas para nosso acolhimento, através da abordagem social”, elucidou.

Acolhido há um mês na UAI Adra I, localizada no Barbalho, Luís Henrique Oliveira, de 26 anos, ressalta que os eventos são uma motivação especial de vida para ele e os demais assistidos. “Esse campeonato é um momento até difícil de descrever para nós assistidos... querendo ou não, é muita emoção”, desabafou.

Assistência – Vinculadas à Sempre, as Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) oferecem acolhimento provisório para adultos e famílias em situação de rua e/ou desabrigados por abandono, migração ou ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Somente em parceria com a Adra são três unidades: duas no Barbalho e uma nos Barris.

São promovidas ações sociais, como acolhida, recepção e escuta; desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; estudo social; cuidados pessoais; elaboração de relatórios e prontuários; diagnóstico socioeconômico; facilitação do acesso à documentação pessoal; inserção em projetos de capacitação para o trabalho; articulação com outras políticas públicas setoriais e com a rede de serviços socioassistenciais oferecidos pelos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

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Implantado há pouco mais de um mês, o novo canal de denúncias da Guarda Civil Municipal (GCM) através do WhatsApp contabilizou mais de 400 contatos, sendo aproximadamente 100 denúncias e 24 ocorrências de furtos e/ou roubo de fios. Através do número (71) 99623-4955, os cidadãos podem enviar mensagem escrita e ou áudios de até 30 segundos, acompanhadas de vídeos e/ou fotos. O número não aceita ligações.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar e incentivar as denúncias contra o vandalismo, que tem causado grandes prejuízos aos cofres públicos. Com isso, o serviço mobiliza a população a colaborar com a comunicação dos casos, no sentido de coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimônio público.

“Desta forma, trabalhamos em conjunto para evitar o vandalismo na cidade e gerar economia para o município, já que os recursos destinados para recuperar os danos serão repassados para inovações na cidade. Além disso, os agentes estão, a cada plantão, respondendo da maneira mais rápida possível às solicitações. Tem sido um trabalho exitoso e de dedicação”, destaca o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva.

A quantidade de mensagens recebidas demonstra o interesse dos cidadãos pela causa. “Grande parte destes contatos, além de denúncias, foram também de elogios pela abertura deste canal com a população. Isso é muito positivo e acredito que, quanto mais divulgarmos o serviço, mais a população vai confiar nesse trabalho e, assim, vamos estreitar cada vez mais a relação com a cidade”, completa o inspetor-geral.

Ocorrências em 2022 – O Núcleo de Estatística da GCM contabilizou, entre os meses de janeiro a agosto deste ano, 464 ocorrências e 9.848 atendimentos. O bairro de Fazenda Grande do Retiro liderou o número de registros, seguido da região do Comércio e Centro da cidade.

A GCM ressalta que os cidadãos devem evitar trotes. Isso porque, além de prejudicar o trabalho dos agentes, a prática pode gerar responsabilização por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, sujeito a uma pena de até seis meses de detenção e multa. A denúncia pode ser realizada de forma anônima, com a garantia de preservação da identidade do denunciante.

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O BRT de Salvador contará com auxílio de tecnologia de ponta para dar mais eficiência à nova operação de transporte. Toda o processo será acompanhado, em tempo real, por um Centro de Controle Operacional (CCO) específico para o sistema, a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade de horário de chegada dos ônibus às estações, gerando fluidez durante as viagens.

O controle das operações será feito pelo CCO com as estações e ônibus do BRT, composto por câmeras de monitoramento instaladas nos terminais e georreferenciamento através de GPS nos veículos. A estrutura inicialmente contará com uma equipe formada por dez funcionários, dentre coordenadores, supervisores, e operadores de câmeras e plataformas, que vão garantir o monitoramento da demanda.

De acordo com o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, durante a operação o CCO do BRT estará constantemente em contato com os motoristas dos ônibus para alertá-los sobre quaisquer situações que possam interferir na operação durante o trajeto. Isso vai assegurar aos usuários do transporte maior segurança e qualidade na viagem.

“Para manter a regularidade do sistema, os motoristas poderão se comunicar com o CCO através de mensagens predefinidas. Basicamente, o Centro de Controle encaminha uma mensagem referente a uma situação específica e o motorista, através de botões, poderá confirmar ou não aquela situação. Se confirmado, dependendo da gravidade do problema, o CCO pode encaminhar um supervisor ao local ou até mesmo enviar uma tratativa para ser aplicada naquele momento. Isso vai ajudar a manter a regularidade do transporte e garantir aos passageiros maior conforto e segurança durante a viagem”, explicou o gestor.

“Além disso, a operação nos possibilita saber exatamente onde cada veículo está e quanto tempo eles vão levar para completar suas respectivas viagens. A cada três minutos, um ônibus sai do terminal – é um tempo de espera curto, tudo planejado para oferecer um transporte digno e de qualidade aos cidadãos. Nas estações também contaremos com o monitoramento do CCO, onde será possível observar todo o movimento de embarque e desembarque dos passageiros”, finalizou Muller.

Qualidade – O Centro de Controle Operacional do BRT Salvador foi inspirado em sistemas que já têm a operação consolidada, como em Bogotá, na Colômbia, em Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). “Buscamos referências nesses locais para a implantação do nosso CCO e, através disso, vamos conseguir agilizar a operação do BRT. O mais importante é entregar um transporte rápido e de qualidade aos usuários”, contou Edmilson Alves, diretor de operações do modal soteropolitano.

A operação assistida do BRT tem previsão de início na próxima sexta-feira (30). Doze ônibus estarão em pleno funcionamento para atender aos usuários, incluindo dois veículos elétricos. Cada ônibus realizará em média 30 viagens, o que totaliza 300 viagens diariamente.

Na 1ª etapa as linhas circulares vão operar entre a região do Shopping da Bahia e a Pituba gratuitamente. O período de teste do BRT deve funcionar durante todo o mês de outubro e a integração total do serviço está prevista para novembro.

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A Campanha de Vacinação Antirrábica entra na última semana de prorrogação da mobilização em Salvador. A estratégia finaliza na próxima sexta-feira (30) e, até o momento, aproximadamente 194 mil cães e gatos foram vacinados, ultrapassando 100% da meta estabelecida no município.

A oferta da vacina durante a mobilização acontece em 100 postos de saúde e com duplas volantes de agentes de endemia que percorrem as ruas da capital de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no número (71) 3611-7331.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Após o encerramento da campanha, a vacina antirrábica permanecerá sendo ofereciodas nas unidades de saúde, pois se trata de um imunizante de rotina na capital. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

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