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Os interessados em adquirir veículos usados a preços acessíveis ou sucatas para aproveitamento de peças terão oportunidade no leilão que será realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), de forma presencial e online, na próxima sexta-feira (15), às 9h, no Real Classic Bahia Hotel, localizado na Rua Fernando Menezes De Góis, 165, na Pituba. Serão leiloados 224 lotes, sendo 85 sucatas aproveitáveis e 139 veículos conservados, entre carros de passeios e motocicletas, que foram apreendidos e recuperados.

Os lotes podem ser visitados para avaliação antes das ofertas dos lances até a quinta-feira (14), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no pátio de custódia de veículos na Avenida Vasco da Gama, próximo à Perini. “Com os leilões buscamos dar um destino mais apropriado aos carros abandonados que ficam nos nossos pátios, causando danos até mesmo à saúde pública. Em relação aos veículos conservados, visamos fazer com que eles voltem a circular. Cabe destacar que nesses pregões cumprimos estritamente prazos e procedimentos previstos na legislação”, explica o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller.

Forma de pagamento – No ato da arrematação, o licitante vencedor pagará o valor integral do total do lance, em boleto bancário, e a nota fiscal só será emitida após compensação bancária dos mesmos. Para as arrematações efetivadas através do ambiente online, o pagamento do valor da arrematação será feito conforme as orientações contidas no ambiente online do leilão e ocorrerá mediante depósito bancário, cuja comprovação também seguirá as instruções no próprio sistema de leilão virtual.

Quem pode participar – Cidadãos maiores de 18 anos (exceto para os lotes avaliados como sucata) e pessoas jurídicas estão aptas a participar do leilão. Os documentos necessários são carteira de identidade original e CPF, para pessoa física. Para pessoa jurídica, é necessário apresentar registro social, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos conforme enquadramento jurídico e tributário da empresa participante. Não podem participar do leilão colaboradores da Transalvador e parentes, levando em consideração a restrição até o segundo grau de parentesco, além do leiloeiro ou pessoas físicas e jurídicas impedidas de licitar e contratar com a administração.

Cadastramento prévio – Os interessados em participar do leilão online deverão se cadastrar no portal, com 48 horas de antecedência ao início do leilão, para análise dos dados do cadastro e confirmação da participação. Este procedimento é requisito para participar do formato online. Mais informações sobre o cadastro poderão ser acessadas no endereço: www. vipleiloes. com. br.

Documentos necessários – Para efetivar a arrematação dos lotes será necessário apresentar a comprovação de Cadastro de Pessoas Físicas - CPF (original); documento de identidade com foto (original) e comprovante de residência, para pessoa física. Para pessoa jurídica, são necessários o registro comercial, estatuto, contrato social, ato constitutivo, ata de fundação e demais documentos na forma da lei, conforme o enquadramento jurídico e tributário da participante.

 

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Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) orientaram pais e familiares de alunos do Centro Educacional Vitória-Régia, na manhã e tarde desta segunda-feira (11), sobre a importância de obedecer as normas de trânsito. A ação faz parte da Operação Volta às Aulas, realizada pela Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) com o objetivo de conscientizar os condutores e de reduzir os impactos causados no tráfego, especialmente em regiões próximas a instituições de ensino.

Durante a operação, de cunho educativo, os motoristas que trafegaram em frente ao colégio foram orientados a parar diante da faixa de pedestre, a não estacionar ou parar em fila dupla, a não demorar para pegar as crianças e a fazer o uso da cadeirinha. Jornais e panfletos com dicas para um trânsito seguro também foram entregues à população.

“Queremos sensibilizar pais e motoristas de transporte escolar para que desenvolvam um comportamento de respeito à legislação e gentileza no trânsito, principalmente nas áreas consideradas pólos geradores de tráfego”, afirmou a gerente da Gedut, Miriam Bastos.

Segundo ela, as regiões que mais registram problemas no tráfego por conta do embarque e desembarque de estudantes nas escolas são Pituba, Itaigara, Federação, Nazaré, Garcia e Brotas. Todos os anos, essas áreas recebem uma atenção especial do órgão. Mas outras também foram contempladas, a exemplo dos bairros do Cabula, Patamares e São Marcos.

A orientação foi bem recebida por pais e estudantes da instituição. “A ação é muito bem-vinda, pois ajuda muito. Ela já ocorre desde o ano passado e tenho percebido que o comportamento dos pais tem melhorado. Aqui antes tinha muito engarrafamento, porque as pessoas paravam em qualquer lugar. Agora os motoristas estão mais conscientes”, opinou o analista de sistema Abner Oliveira, de 36 anos, depois de pegar os filhos do colégio.

A operação vai ser realizada todos os dias da semana até a próxima sexta-feira (15). Amanhã (12), os agentes atuarão na entrada do Salesiano Dom Bosco, em São Marcos; na quarta (13), no Marista, em Patamares; na quinta-feira (14) será a vez do Colégio Antônio Vieira, no Garcia; e na sexta-feira (15), os agentes estarão na Escola Gênesis, em Stella Maris.

Palestras – A Operação Volta às Aulas é complementada pelo programa educativo Crianças Condutoras do Futuro, que consiste na realização de palestras e atividades lúdicas nas escolas, orientando os alunos sobre a educação no trânsito. As crianças que participam das atividades acabam por repassar os ensinamentos para os pais no dia a dia.

O ciclo de palestras do programa terá início ainda este mês, atendendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Escolas interessadas em receber as palestras devem entrar em contato com a Gedut, por meio do telefone (71) 3202-9163.

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Com o objetivo de executar ações para coibir os índices de violência contra a mulher e promover a valorização e o empoderamento feminino, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), iniciou nesta segunda-feira (11) mais uma edição do projeto “Mulher 360”. A iniciativa ocorre pelo segundo ano consecutivo e contém uma série de atividades gratuitas, como serviços de atenção, orientação, educação, formação e bem-estar.

A base do projeto consiste na disponibilização de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), higiene bucal, autocuidado e câncer das mamas, realizadas por profissionais de saúde, no primeiro piso do Shopping Center Lapa.

"Esse ano, o Mulher 360 terá como foco a prevenção e combate ao feminicídio e violência na nossa cidade. Com ações que contribuam para o empoderamento feminino e empregabilidade da mulher”, afirmou Rogéria Santos, titular da SPMJ, que nesta terça-feira (12) anunciará novidades da pasta durante o encontro "Desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador", que acontecerá no Centro Cultural da Barroquinha, com entrada gratuita, a partir das 16h.

Programação - Na programação do Mulher 360, que acontece durante todo o mês de março, constam atividades como rodas de conversas e palestras sobre temas como enfrentamento ao feminicídio, desafios e possibilidades para o empoderamento das mulheres de Salvador, além do curso de defesa pessoal.

A estudante Louise Cerqueira, 17 anos, que passeava pelo shopping e se sentiu atraída pela ação, demonstrou sua satisfação com o projeto. “É uma atividade muito importante porque é um momento onde podemos nos informar e esclarecer diversas dúvidas sobre vários temas. Seria muito interessante se houvesse uma ação como essa dentro das escolas”, disse.

Para a assistente social Jacira Barbosa, que procurou orientações sobre DSTs, ações como essa pode ajudar a salvar muitas vidas. “É de fundamental importância haver esses momentos voltados para as mulheres, pois é mais um meio de transmitir e esclarecer informações. A partir do momento que uma mulher conversa com outra, ela se sente mais à vontade para se retratar. É um trabalho de valorização da mulher, onde reafirmamos a força de todas nós”, declarou.

Confira abaixo a programação:

11/03 - 9h às 17h
Serviços e informações: direitos de todas
Local: Shopping Center Lapa

12/03 - 14h
Curso de defesa pessoal
Local: Centro de Referência Loreta Valadares

12/03 - 16h
Encontro “Desafios e Possibilidades para o Empoderamento das Mulheres de Salvador”
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

12/03 - 13h
SPMJ Itinerante - Palestra sobre o enfrentamento ao Feminicídio
Local: Sede da Transalvador, Barris

13/03 - 09h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Clínica Única de Reabilitação - CURE, Bonfim

21/03 - 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: CRAS - São Cristóvão

21/03 - 15h
Quintas Temáticas em Pernambués
Local: Escolinha Pequeno Sonho

23/03 - 15 às 21h
"Rodas de Conversa: Enfrentamento ao Feminicídio"
Local: Shopping da Bahia

27/03 - 14h
Palestra sobre o enfrentamento ao feminicídio
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus dos Passos

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Os estudantes de Salvador que precisam realizar a revalidação do cartão de meia passagem já podem fazer todo procedimento por meio do aplicativo de recargas Kim. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), através do SalvadorCard, deu inicio à revalidação online através do app e, com isso, os estudantes têm comodidade, conforto e ganho de tempo.

Para que seja feita a revalidação, é necessário baixar a ferramenta no celular, tanto androide quanto IOS. Ou, se o estudante preferir, acessar o site www. kimrecarga. com. br e fazer o cadastro. Depois que já estiver acessando o app, o usuário precisa cadastrar o cartão e, em seguida, clicar na aba revalidar.

Após o procedimento, basta anexar a foto do comprovante e aguardar que a ferramenta cheque automaticamente se a instituição de ensino já confirmou a matrícula do estudante para 2019. O valor da revalidação é de R$ 7,40, mais a taxa de serviços do aplicativo, que é de R$ 3,70. Vale lembrar que o pagamento pode ser feito através de cartão de crédito, débito, transferência, depósito e boleto .

Para revalidação pelo aplicativo, o cartão de meia passagem precisa ter um saldo de, pelo menos, R$ 1,85. Para o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, essa é mais uma opção para facilitar a vida do estudante. “Essa ferramenta auxilia o aluno poupando tempo, proporcionado comodidade e conforto, pois ele não precisa sair de casa para realizar sua revalidação”.

O aplicativo, que foi lançado em 2017, já conta com 100 mil downloads e 35 mil consultas por mês. No ano passado, cerca de 20 mil alunos fizeram a validação utilizando a ferramenta.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), apresenta, na próxima sexta-feira (15), Dia Internacional de Defesa do Consumidor, um cadastro formado por empresas denunciadas por consumidores em Salvador durante o ano de 2018.

A lista é um ranking de 68 instituições, a maioria bancos e financeiras, que será tornada pública para o cidadão. O evento de apresentação acontecerá no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), a partir das 9h.

O Cadastro de Reclamação Fundamentada, como é chamado, é de publicação obrigatória prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com Roberta Caires, diretora da Codecon, trata-se de um instrumento positivo para a gestão de negócios.

“Estimula as empresas a darem um salto em direção à modernização nas relações de consumo, entendendo que deste modo gera fidelização, competitividade, elastecimento da clientela e lucros coerentes, além de reduzir a judicialização de processos, gerando imagem positiva”, declarou Caires.

Durante o evento, Roberta Caires fará palestra sobre os "Desafios da Codecon para o século XXI". O especialista em Direito, Governança e Políticas Públicas Domingos Santana Natividade falará sobre a "Importância da educação nas relações de consumo". E a advogada especialista em Direito do Consumidor Edinélia Almeida apresentará o Cadastro de Reclamação Fundamentada, explicitando sua construção, origem e necessidades.

Semana - Durante toda a semana, a partir desta segunda-feira (11), a Codecon estará mais próxima da população, levando orientação gratuita às pessoas sobre questões financeiras, débitos com cartão de crédito, empréstimos ou planos de saúde, além de abertura de reclamação contra empresas abusivas.

O atendimento é feito no Shopping Center Lapa, até a próxima sexta (15), no horário de funcionamento do estabelecimento comercial, e tem as parcerias do Serasa/CDL e da Anatel, que também prestarão seus serviços no local.

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Com o objetivo de selecionar projetos de base tecnológica que se proponham a melhorar a conexão entre cidadãos, poder público e veículos de comunicação de forma eficiente e transparente, vai ser lançado nesta segunda-feira (11), às 14h, no Hub Salvador, a chamada temática Cidade Conectada, a quarta lançada por meio do Edital de Inovação para a Indústria.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com o Senai/Cimatec. A nova chamada vai selecionar até cinco empreendedores ou empreendedoras de todo o Brasil que ofereçam soluções inovadoras aos temas propostos: "Universalização do acesso à internet"; "Internet das coisas (IoT) para conectividade"; "Transparência; e "Engajamento do cidadão".

Os projetos receberão o investimento de R$ 150 mil cada e devem ser executados em Salvador numa duração máxima de 12 meses. Podem se inscrever as startups de base tecnológica, micro ou pequena empresa e até Microempreendedor Individual (MEI), desde que possua CNPJ ativo e apresente competência tecnológica para a área. As inscrições podem ser realizadas na plataforma plataforma. editaldeinovacao. com. br a partir de segunda (11) e até o dia 25 de abril.

Etapas – A seleção da chamada Cidade Conectada ocorrerá em quatro fases: a fase 1 corresponde à inscrição e avaliação da qualidade, compatibilidade e aplicabilidade das propostas com o desafio temático. Será aceita apenas uma ideia por empresa. Com o resultado da avaliação, haverá ainda entrevistas com o intuito de aprofundar o entendimento dos projetos.

Na fase 2 as empresas irão detalhar o plano de projeto com especialistas do Senai/Cimatec e representantes das instituições envolvidas. As empresas apresentarão um pitch de 3 a 5 minutos sobre o conteúdo produzido para a banca avaliadora, que irá ou não o aprovar. Se admitido, o projeto segue para a fase 3, na qual será formalizado o acordo de cooperação entre as partes envolvidas.

Por fim, na quarta fase, os projetos selecionados no edital receberão o apoio dos órgãos envolvidos para o desenvolvimento de uma prova de conceito, ou seja, um modelo prático que avalia a eficiência da proposta apresentada. Para isso, os projetos passarão pelos processos de validação, desenvolvimento de protótipo e teste.

Histórico - Essa não é a primeira chamada que tem o intuito de apoiar empresas da área de tecnologia e inovação social. Em setembro de 2017 houve o lançamento da chamada Cidade Inteligente, em parceria com a Companhia de Governança, que captou dez organizações como foco em tornar a infraestrutura e os serviços da cidade mais eficientes e interligados.

Em dezembro do mesmo ano houve a chamada Cidade Resiliente, em parceria com Resource IT Solutions, que selecionou cinco empresas com projetos voltados à promoção da qualidade de vida e resiliência urbana. Por fim, em julho de 2018 foi lançado a chamada Cidade Sustentável, em parceria com a Construtora Civil, que selecionou quatro projetos que se proponham a melhorar significativamente a vida urbana, por meio do uso eficiente e inteligente dos recursos.

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Quem passar pela região do Vale do Canela durante o final de semana deverá ficar atento. O tráfego de veículos nos dois sentidos entre o Viaduto Mãe Menininha do Gantois, que leva ao Campo Grande e ao fundo do Goethe-Institut (Instituto Cultural Brasil Alemanha - ICBA), deverá de ser bloqueado a partir das 13h deste sábado (09).

A interdição ocorrerá devido à necessidade do corte de duas árvores para a implantação de um equipamento privado. O procedimento autorizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) mediante a condição do plantio de outras 25 árvores na região. Caso não seja concluído no sábado, o serviço poderá ser estendido para o domingo. Somente após a finalização o trecho será aberto.

Opções - O condutor que estiver no Vale do Canela sentido Av. Lafayete Coutinho (Contorno) poderá subir o viaduto Mãe Menininha do Gantois e virar à esquerda na alça de descida. Excepcionalmente, essa manobra será liberada enquanto durar o bloqueio no Vale do Canela. Ainda no sentido Contorno, o condutor também pode acessar a rua do Forte de São Pedro e seguir pela Gamboa de Cima.

Já quem estiver subindo a Contorno com destino o Vale do Canela deverá pegar a Ladeira do Gabriel, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), e acessar a Ladeira dos Aflitos, por onde chegará no Campo Grande.

Agentes de trânsito ficarão na região orientando e garantindo o ordenamento do trânsito. “Todas essas mudanças temporárias visam a fluidez e segurança de condutores e pedestres naquela região para a realização do serviço”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

 

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No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), todos os olhares se voltam para a mobilização e reflexão contra todo e qualquer processo de discriminação de gênero, e, sobretudo, aos diversos tipos de violência contra as mulheres. Em Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), estabeleceu a causa como prioridade desde 2013.

Para atender as mulheres vítimas de violência na capital baiana, a SPMJ disponibiliza o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares, nos Barris, e o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, localizado na Ribeira. Ambos os centros atenderam 4.514 mulheres vítimas de algum tipo de violência em 2018.

No ano passado, o Loreta Valadares realizou 3.312 atendimentos. Em janeiro deste ano, 244 mulheres receberam o suporte do centro. Os meses de fevereiro e março ainda não foram computados. Já no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Irmã Dulce, entregue a população em abril do ano passado, 1.202 mulheres receberam algum tipo de atendimento desde a inauguração até dezembro de 2018. Nos três primeiros meses de 2019, aproximadamente 400 já receberam algum tipo de suporte da unidade.

O ano de 2019 teve início com diversos casos de feminicídio nos quatro cantos do Brasil. Os números crescentes assustam e, na Bahia, a situação não é muito diferente. Em 2017, foram 229 vítimas. Já em 2018, a Central de Atendimento à Mulher 180 registrou, em média, 586 denúncias mensais de tentativas de morte a mulheres – ou seja, mais que dobrou o número de casos. No estado, a média é de 67 processos de violência contra a mulher abertos por dia, segundo a Vara de Violência Doméstica.

Funcionamento – No Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce é disponibilizada assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher durante os festejos. O funcionamento é 24 horas e o centro tem capacidade para abrigar até 29 cidadãs, encaminhadas pelas delegacias da Mulher existentes nos bairros de Brotas e Periperi. “Em Salvador, as mulheres podem estar certas de que não estão sozinhas e que não vamos esquecer de nenhuma delas", enfatizou a secretária Rogéria.

Já no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares, o público feminino pode contar com acompanhamento psicológico e social, orientação e informação jurídica, além de dispor de acompanhamento pedagógico para os filhos que necessitem acompanhá-las em atendimento. São acolhidas na instituição vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial que procuram o espaço por conta própria ou são encaminhados através de instituições ou serviços. O espaço está em funcionamento desde 2013 e atende demanda espontânea.

Denuncie – Há suspeita de que o número de mulheres vítimas de violência pode ser ainda maior do que os casos denunciados, especialmente porque nem todas as ocorrências chegam até às delegacias. “Romper o ciclo de violência não é fácil. Por isso, precisamos encorajá-las, fazer com que as vítimas conheçam seus direitos, estimular a denúncia por meio da Central 180 e fortalecer a rede de apoio, para que essa mulher se sinta acolhida. Esse sofrimento precisa ter um fim. O Estado precisa garantir o direito à mulher de uma vida sem violência”, destacou a titular da SPMJ.

 

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Já está em fase de finalização a construção do Centro Municipal de Inovação Colabore, que vai funcionar no Parque da Cidade, no Itaigara. Neste início de março, as obras alcançam 85% de conclusão, de acordo com a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). A unidade está sendo construída através de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae Bahia, que pretende fomentar ações para o desenvolvimento de projetos sustentáveis inovadores e de impacto social. A iniciativa também terá participação da ONG Parque Social.

O Colabore terá 700m² e tem como público alvo microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), startups e/ou pessoas que possuem projetos de impacto positivo para Salvador. O espaço abrigará oito módulos, sendo dois reservados para coworkings públicos, com 64 estações de trabalho.

Os usuários do Colabore também terão acesso a escritórios compartilhados, auditório, cafeteria, salas de reunião e incubadora de impacto social, com capacidade para dar suporte a cerca de 12 projetos. O Sebrae será responsável pela promoção de capacitações em temas como gestão, inovação e mercado.

Ainda de acordo com a Secis, o espaço deverá ser entregue ainda neste mês de março como parte das inaugurações comemorativas pelo aniversário de Salvador, celebrado no dia 29. A estrutura está sendo produzida a partir de contêineres reutilizados e conta com diversas outras ações sustentáveis. Além de cobertura vegetal e aproveitamento da ventilação cruzada, o local terá sistema de reaproveitamento de água das chuvas, painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia solar e bicicletário, para estimular o uso do transporte alternativo.

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