A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atingiu uma marca histórica de cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família em Salvador. Até este mês de agosto, mais de 60% dos beneficiários já compareceram aos postos de saúde para realizar, pelo menos, uma consulta obrigatória para manutenção do benefício. Trata-se da maior porcentagem para o período dos últimos cinco anos.

A capital baiana tem 360 mil beneficiários aptos para receber o Bolsa Família – desse total, 222 mil já compareceram às unidades básicas de saúde, restando 138 mil favorecidos completarem os requisitos exigidos. O encerramento do prazo para este ano será no dia 28 de dezembro e quem não cumprir corre o risco de ter o benefício cortado no próximo ano.

O atendimento acontece das 8h às 17h, nas 160 unidades básicas de saúde da capital baiana, sem necessidade de agendamento prévio. No ato do atendimento devem ser apresentados cartão do programa, documento de identificação com foto, caderneta da gestante – no caso das grávidas, e cartão de vacinação das crianças.

A permanência das famílias como beneficiárias do Programa Bolsa Família dependerá do cumprimento, pelos integrantes das famílias, das condicionalidades nas áreas da educação e saúde. Na saúde os beneficiários devem estar com a caderneta de vacina atualizada, as gestantes com pré-natal em dia e as crianças menores de 7 anos precisam verificar o estado nutricional e medidas antropométricas (peso e altura).

A vice-prefeita de Salvador e secretária da SMS, Ana Paula Matos, chama a atenção para importância da atualização dos dados. “As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, e o cumprimento é condição para que continuem recebendo o benefício. Na área da saúde referem-se à atualização da caderneta de vacina, acompanhamento nutricional e pré-natal. Estamos funcionando durante toda a semana para um acompanhamento de forma cuidadosa, por isso é fundamental que os beneficiados também façam sua parte”, ressalta.

Texto: Ascom/SMS PMS