O Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), chega em Campinas de Brotas nesta terça-feira (8), com a meta de realizar mais de 11 mil procedimentos para a comunidade local e adjacências. O lançamento acontecerá no final de linha, próximo ao cemitério Jardim da Saudade, a partir das 8h, e contará com a presença da vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que fará um balanço da iniciativa após percorrer 11 grandes bairros da cidade.

Além da oferta de consultas médicas especializadas, vacinação, exames laboratoriais e de imagem, na localidade haverá ainda o fortalecimento e ampliação da captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia. Dessa forma, o Saúde nos Bairros cumpre com o objetivo principal de reduzir as filas de espera, otimizando o acesso da população em regiões com grandes demandas por estes procedimentos. Em Campinas de Brotas até o próximo dia 19, o programa ofertará ainda agendamentos para atendimentos odontológicos e raio-x.

“Para além de desafogar demandas reprimidas e ampliar acessos, estamos indo onde estão aqueles que mais precisam. Para a definição das localidades beneficiadas, fazemos um trabalho prévio de avaliação de demandas reprimidas e lacunas, e atuamos pontualmente nesses cenários, assegurando que todos possam cuidar do nosso bem mais precioso: a vida", destaca Ana Paula.

Campinas de Brotas é o 12° bairro da capital baiana beneficiado com a ação, que já percorreu Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Cajazeiras, Fazenda Coutos III, Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar e Alto da Terezinha.

Texto: Ascom/SMS PMS