Neste sábado, dia 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Essa data foi instituída para destacar a importância deste trabalho em todo o país.

A Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, desempenha um papel fundamental na proteção e promoção da saúde de todos os cidadãos.

Com a missão de garantir que normas sanitárias sejam cumpridas e que a qualidade dos produtos e serviços seja assegurada, a Visa trabalha para oferecer um ambiente mais seguro e saudável para a população soteropolitana.

Segundo explicou Ludmila Costa, coordenadora da Visa, a finalidade do órgão que atua é “proteger e promover a saúde de todos”. Para cumprir esse objetivo, o órgão atua de forma abrangente, utilizando a fiscalização como uma ferramenta essencial para verificar o cumprimento das normas sanitárias, segundo ela, “tanto no comércio formal quanto no informal”.

Além da fiscalização, Ludmila destacou o trabalho educativo desenvolvido pela Vigilância Sanitária. A conscientização é considerada uma parte crucial do processo, pois busca engajar comerciantes e consumidores na oferta de produtos e serviços de alta qualidade.

Ainda de acordo com Ludmila, a pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para a Visa, mas também reforçou a importância de seu papel. Durante e após o período pandêmico, a intensificação das fiscalizações no comércio informal tornou-se uma prioridade para garantir a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos oferecidos.

“A vigilância sanitária é um braço do Sistema Único de Saúde, o SUS, com um campo amplo de atuação, de forma que a gente consiga garantir saúde a todos. É um direito do cidadão e um dever nosso”, completou Ludmila Costa.

Texto: Mateus Soares / Secom PMS