0
0
0
s2sdefault

Cada vez mais popular, a terapia assistida por animais (TAA) começou a trazer apoio terapêutico, conforto e alegria aos pacientes adultos e pediátricos internados no Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata. Este “trabalho” é feito pelo cão Mick, da raça Golden Retriever que, além do temperamento adequado, passou por uma série de treinamentos e avaliações, incluindo a assepsia e a certificação das vacinações em dia.

O diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, explica que a ação foi elaborada de forma conjunta com as equipes assistenciais e de controle da infecção hospitalar, em parceria com a empresa Dogville, assegurando o cuidado à saúde dos pacientes e colaboradores, além da segurança do animal. “É uma intervenção planejada que certamente alcançará efeito geral salutar aos pacientes e colaboradores do hospital”, afirma Mettig.

O potencial terapêutico especial de Mick ficou evidente nas visitas-piloto que ele fez ao HMS, quando, devidamente fardado e com crachá, visitou pacientes internados, trazendo alegria, entendimento emocional e uma ajuda a mais na recuperação. “Se pudermos ajudar a trazer um alento, um sorriso ao rosto de alguém e dar-lhe um pouco de alívio durante o tratamento, então tudo vale a pena”, completou o gerente médico do hospital, José Mário Meira Teles.

Benefícios – De acordo com especialistas, a terapia assistida por animais traz diversos benefícios. Alguns estudos demonstram que 15 minutos de contato com os bichos, por exemplo, colaboram para o da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, de triglicérides, do colesterol, do estresse e da depressão.

Além disso, a TAA também promove melhorias na comunicação, memória, concentração, afetividade, autoestima, estabelecimento de vínculos e prática de atividades físicas, tornando mais fácil até mesmo as atividades de fisioterapia.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...