O Festival Virada Salvador chega ao último dia nesta segunda-feira (1º), com atrações já tradicionais, como Daniela Mercury e Saulo Fernandes, e uma novidade bastante aguardada pelo público, que é a apresentação da Família Gil, reunindo Gilberto Gil e seus filhos e netos em uma apresentação especial.

Quem abre as apresentações, às 17h, é o músico Danniel Vieira, com o seu sertanejo romântico e uma pitada da essência baiana, já que ele é soteropolitano. O músico, que contabiliza mais de dez anos de estrada, confessou estar honrado em tocar em uma festa já consolidada. “Tocar no Réveillon da cidade para mim é uma grande honra. Para início de conversa, é uma das maiores festas populares, como o Carnaval, e é muito bom tocar num palco aberto ao público”.

Ele foi uma das atrações do último dia do Festival Virada Salvador 2023 e ressalta que é uma festa que já faz parte da história dele. “É um show que eu espero com muita expectativa, porque o público sempre chega com aquela energia boa, pra começar o ano cheio de positividade! Parabéns à Prefeitura de Salvador por essa festa linda, que não para de crescer e nos surpreender! A grade está linda e espero que todos compareçam”, acrescentou.

A segunda atração será a família Gil, momento em que o público do Festival Virada vai poder conferir gratuitamente um pouco da apresentação da turnê “Nós, a gente”, que já passou por cidades como Belo Horizonte e São Paulo, com lotação de público.

Uma das atrações mais esperadas, a rainha do Axé, Daniela Mercury, será a terceira atração do palco principal e fará uma versão do show apresentado em outubro na Apoteose, no Rio de Janeiro, para celebrar os 40 anos de sua vida artística. A apresentação terá como convidados especiais a Banda Didá, o Cortejo Afro e Gabriel Mercury.

“O público pode se preparar para coreografias e músicas muito antigas como Pega que Oh, Ilha das Bananas, da época do Companhia Clic, Menino do Pelô, Vida É, Vai Chover, Canto da Cidade, Suingue da Cor e muitas outras canções que eu sei que muitos guardam na memória”, antecipa Daniela.

Segundo ela, o show deste ano tem uma característica muito especial devido a essa celebração tanto dos 40 anos de vida artística como dos 30 anos do álbum Canto da Cidade, que foi um álbum que a projetou como artista para o mundo inteiro.

“Eu fico emocionada todo ano quando faço o Pôr do Som. Quando eu vejo os anúncios falando ‘Arena Daniela Mercury’ me dá uma felicidade! Pelo reconhecimento do meu trabalho, tantos anos aqui na cidade, no Brasil e no mundo divulgando a cultura do meu lugar, que eu amo tanto e eu fico pensando que, quando as pessoas chegam e se deparam com esse nome, que é muito além de mim, é uma maneira de as pessoas serem abraçadas pela cidade. É como se eu pudesse ter um espaço realmente de exposição da arte, desse lugar e de acolher também outros colegas e outros artistas que vêem e que se sentem em casa”, conta a artista sobre como se sente em saber que a arena do Virada Salvador recebe o seu nome.

Também representante do Axé Music, Saulo Fernandes sobe ao palco logo após a apresentação de Daniela, trazendo aquela energia gostosa e as boas vibrações que o público já conhece. A noite será uma oportunidade de apresentar um pouco do seu álbum “Acho que É Axé”, lançado no último dia 1º, com 12 canções inéditas, celebrando o ritmo musical, entre elas “Isso de Ser Baiano”, uma composição de Saulo e Alcione Rocha, que traduz em algumas palavras a baianidade.

O último dia terá ainda a energia contagiante de Tuca, Psirico e Timbalada como atrações principais. As apresentações começam às 16h30 e vão até as 5h no palco principal.

Super trio – E como o som não pode parar, o Palco Super Trio da Virada terá, nos intervalos dos shows do Palco Principal, a atração do Gandhy, Rafa e Pipo Marques e O Poeta.

Outras atrações – O público vai poder estender cada minuto do maior Festival Virada do Brasil também com as atrações do palco brisa: Gabi da Oxe, Illy, Allane Lopes, Rachel Reis e Pali Trombone e do Escalada Eletrônica: Santz, Xirita, Assis, Alternative Routes e Ceuta.

Também são opções de lazer a roda-gigante, a Divertilândia com Navio Pirata e Toborgã, vila gastronômica e Arena Gamer e Feira Criativa.

Programação – O Festival Virada Salvador está sendo realizado desde o dia 28 de dezembro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio e se encerra hoje. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS