0
0
0
s2sdefault

O Festival Virada Salvador é um lugar de diversão para milhões de pessoas, mas também é um campo aberto para pequenos, médios e grandes negócios lucrarem. Para se ter uma ideia, a estimativa de movimentação financeira para os cinco dias de festa é de, aproximadamente, R$500 milhões, nos diversos setores econômicos. Além dos cerca de 1 mil ambulantes e de quase 50 estabelecimentos para venda de alimentos, a festa para a chegada do Ano Novo também tem um suporte muito bem estabelecido por parte dos patrocinadores, como os grupos Heineken, Coca-Cola, Salvador Shopping e Aposta Ganha.

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), afirma que uma das questões mais importantes da Virada em Salvador é ser o maior festival de música em espaço público do Brasil. O gestor explica que isso ocorre independentemente do próprio Réveillon - que é uma festa que acontece em diversas partes do mundo, como o tradicional de Copacabana -, "porque em nenhuma parte do planeta você encontra uma festa de cinco dias, com 100 horas de música, o que torna esse Festival Virada algo inédito, num clima e ambiente de mega festival, completamente gratuito, agregado de serviços públicos e com essa diversidade artística para a população, que só ocorre em Salvador".

E para que isso ocorra com qualidade, destaca, é preciso estar suportado por uma infraestrutura gigantesca de serviços que dê suporte a essa operação, que por ocorrer no espaço público, envolve todos os órgãos municipais, os efetivos de segurança pública municipal e estadual, para que tudo ocorra de forma integrada, garantindo todo o conforto e segurança e forma que todos possam participar democraticamente deste evento.

"Além de todo investimento municipal, contamos também com a parceria junto à iniciativa privada para contribuir com essa iniciativa. No fim das contas, isso é um grande investimento, pois a cidade aporta os valores necessários para que o evento ocorra, em parceria com a iniciativa privada e, no fim das contas, esse investimento retroalimenta todo o sistema. O valor retorna em forma de uma movimentação econômica gigantesca, estimada em torno de R$500 milhões neste período”, afirma Edington.

O dirigente lembra que essa movimentação é revertida em impostos, cobranças de taxas, é destinada à indústria do turismo, de alimentação, transporte, cultura, ocupação hoteleira, ambulantes e o comércio em geral. “Tudo isso contribui com a sobrevivência de aproximadamente 70 setores econômicos de nossa cidade, empregando até mais que a construção civil", ressalta Edington.

O presidente da Saltur ressalta que não se trata somente de um festival de música fechado em atrações artísticas. Mas, fazer algo legal, bem organizado, e que arraste consigo todo esse desenvolvimento econômico para Salvador, como efeito colateral, traz efeitos diretos na promoção da cidade.

"O turismo necessita de boa reputação e promoção para que se venda bem os atrativos de uma cidade. E isso requer todo um investimento em mídia, que se fosse trabalhado sem um evento deste porte não teria como pagar esta conta da comunicação que a cidade recebe ao longo desses cinco dias, com a gigantesca cobertura da mídia digital, cobrindo e falando bem deste evento. Tudo isso é fruto de um investimento feito pela cidade, cujo retorno colhido é infinitamente maior, e retrata a importância de realizar um evento deste tamanho", reflete Isaac Edington.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, o Festival Virada Salvador é um grande exemplo da retomada de eventos na capital baiana. "A Prefeitura investiu com cuidado e expectativa neste evento que visa atrair soteropolitanos e turistas de todo o Brasil, movimentando assim a economia da cidade, gerando empregos diretos e indiretos em diversos setores, como hotéis, bares e restaurantes", afirma.

Apoiadores - A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola, com atuação em 70% do território nacional - nas regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás -, é uma das principais patrocinadoras do evento. De acordo com Fernanda Raizama, diretora regional da companhia, a parceria com a Prefeitura de Salvador para o Réveillon e para o Natal do Pelourinho inaugura um novo momento de colaborações de sucesso entre o poder público e a empresa.

"A capital baiana tem grande importância para nossa companhia, e acreditamos que essa parceria é um marco histórico tanto para nossa empresa quanto para essa cidade e esse estado tão maravilhosos. Entregar um evento com essa potência de atrações e de estrutura, com um público tão extenso, é um privilégio. Agradecemos pela parceria da Prefeitura para fazer essa iniciativa acontecer. Poder ver nossas marcas participando de momentos felizes, de comemoração da vida, faz parte do nosso propósito na Solar, de espalhar sorrisos e nos conectar com as pessoas", destaca Fernanda Raizama.

A Solar também está dando apoio à economia criativa e à sustentabilidade do evento. "Para impulsionar ainda mais essa comemoração, estamos nos preocupando em apoiar ambulantes, pequenos empreendedores e comerciantes locais, que receberam enxoval completo da marca, gerando um impacto socioeconômico real para esses profissionais. Além disso, também estamos trazendo ações do Recicla Solar, juntamente com o Instituto Heineken, para que os resíduos gerados no evento possam ter uma destinação correta e colaborem com o ciclo da economia circular, envolvendo os valores de ESG dentro dessa iniciativa. Ou seja, estamos juntos nesse Festival da Virada, em todos os vieses possíveis para fazê-lo inesquecível", pontua a diretora.

Roberto Cézar, gestor de Marketing do Aposta Ganha, entende a valorização da cultura como uma das principais bandeiras da empresa. "Patrocinar o maior Carnaval do Brasil, o Aniversário de Salvador e agora este incrível Réveillon é de uma satisfação imensa. Salvador abraçou o Aposta Ganha e é uma honra para nós devolvermos esse carinho com muito empenho e alegria. Não tenho dúvidas que é a garantia que seguiremos parceiros, encantando baianos e turistas do mundo inteiro, por muito e muito tempo”, diz.

Outro agente que aposta nos grandes eventos da cidade, a gestão do Salvador Shopping demonstra também extrema satisfação em estar junto da Prefeitura no Festival Virada. "Essa mega-estrutura com grandes atrações nos aproxima ainda mais, reforçando nossa conexão com o público e com a nossa cidade. São cinco dias de uma festa que proporciona a alegria de milhares de pessoas. Portanto, estar presente é reforçar nossa marca e nosso compromisso com Salvador", destaca Marianna Muniz, gerente de Marketing do complexo de compras.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...