A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou 383 ações de vistoria nos dois primeiros dias do Festival Virada Salvador para garantir a segurança de baianos e turistas que curtem a festa na Arena Daniela Mercury. Neste período, já foram mais de 400 ações de orientação e 23 notificações.

As atividades da pasta, no entanto, começaram ainda bem antes. Desde o mês de outubro, dois meses antes do início da festa, equipes do órgão atuaram na vistoria da montagem da estrutura, garantindo que toda a estrutura ficasse pronta para o início da celebração.

De acordo com o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, o objetivo maior durante os cinco dias de festa é garantir a segurança do público, evitando riscos para quem vem curtir. “Durante todo o evento, promovemos a proteção à marca, conferência de poluição sonora com controle, vistoriando o trio e os três palcos, diariamente, garantindo que os níveis de decibéis não incomodem a vizinhança do entorno e o sossego da sociedade", contou.

“Também atuamos com a proibição de bebida em garrafa, e coibindo atividades clandestinas no entorno do evento. A festa é bem planejada, com poucas incidências de situações que comprometam o evento, graças à equipe multitarefa da Prefeitura que atua para resolução dos problemas”, acrescentou o coordenador.

Balanço – Somente na sexta-feira (29), os agentes promoveram 212 vistorias, 208 orientações, com sete notificações e uma interdição de estacionamento irregular em um posto de combustível. Nos dois dias do evento, os fiscais também apreenderam oito equipamentos, além de remover 38 publicidades irregulares e recolher 30 garrafas de vidro vazias. No âmbito da Poluição Sonora, a Sedur recebeu 88 denúncias, promovendo 48 vistorias e 81 monitoramentos de som nos dois dias.

Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram. O festival está sendo transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Salvador, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/@PrefSalvador.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS