Vendedores ambulantes cadastrados para o Festival Virada Salvador 2024 contam com o apoio da Prefeitura para deixar os seus filhos em um lugar seguro enquanto trabalham e garantem renda para a família. Esta é mais uma edição do evento em que a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) monta um Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) na Escola Municipal Luiza Mahin para atender exclusivamente a este público, oferecendo cuidados básicos e atividades lúdicas durante o período. Nos dois primeiros dias do evento, foram acolhidas 92 crianças e adolescentes.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, explica que o trabalho desenvolvido no Caac visa garantir a tranquilidade de mães e famílias que estão trabalhando. "Nosso Centro tem assegurado que os filhos dos ambulantes sejam muito bem cuidados no espaço monitorado e com apoio de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Ofertamos uma atenção integrada a essas crianças e adolescentes para que tenham toda a segurança e não fiquem expostos a possível violação", detalha.

A estrutura tem capacidade para acolher 100 jovens, com idade entre 0 e 17 anos, até o próximo dia 2 de janeiro. Situado na Avenida Simon Bolívar, 471, Armação, o Caac conta com berçário, dormitório, refeitório, sala de leitura, TV, brinquedoteca e outros equipamentos de esporte e lazer. No último Festival Virada Salvador, o centro acolheu 76 crianças durante os cinco dias de festa.

Ambulantes que quiserem deixar a criança no Centro de Acolhimento precisam ir ao local no período de funcionamento, levando certidão de nascimento ou RG do menor; RG ou qualquer outro documento oficial de identificação com foto do responsável, comprovante de residência e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Cuidados – Uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ, trabalha diariamente no local. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a SPMJ, também oferece cuidados para as crianças e adolescentes acolhidos, por meio da atuação de um núcleo multiprofissional. São prestados assistência, cuidado e ações de promoção e prevenção à saúde, avaliação e atendimento clínico.

Durante o acolhimento, as crianças têm direito a seis refeições diárias e a brincadeiras e atividades lúdicas realizadas pela equipe de recreação da Guarda Civil Municipal (GCM), a exemplo de karaokê, concursos de dança, de bambolê, banho de mangueira e teatro de fantoches.