Mãe de nove filhos, Danielle dos Santos, de 31 anos, é uma das vendedoras ambulantes que vão trabalhar durante os cinco dias do Festival Virada Salvador, que começa nesta quinta-feira (28), na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Para garantir a tranquilidade e segurança das crianças nesse período, ela optou por deixar seis de seus filhos no Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC), estrutura montada pela Prefeitura para receber crianças e adolescentes ao longo da festa.

“Esse serviço é essencial para mim, para que eu trabalhe com tranquilidade e sem preocupações, pois sei que aqui eles são muito bem cuidados, vão se divertir e vão receber uma alimentação muito boa. Eu realmente confio muito nas pessoas que trabalham aqui, vou sair do portão para fora despreocupada e com a certeza que meus filhos estão no melhor lugar”, explica Danielle.

A estrutura é gerida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e funciona na Escola Municipal Luiza Mahin, na Avenida Simon Bolívar, 471, Armação, ao lado da Arena Daniela Mercury.

O espaço tem capacidade para acolher 100 crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos, entre esta quinta-feira (28) e o próximo dia 2 de janeiro, quando acaba o Festival Virada. O local conta com berçário, dormitório, refeitório, sala de leitura e de TV, brinquedoteca, além de outros equipamentos de esporte e lazer.

Titular da SPMJ, Fernanda Lordelo destaca que “o CAAC é um centro de convivência para que essas crianças, cujos pais estão trabalhando no Festival Virada, possam ser cuidadas em um ambiente apropriado, sem exposição aos perigos da festa e ao trabalho infantil. Conta com toda uma estrutura de acolhimento, proteção e ludicidade oferecidos por uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, assistentes sociais e profissionais de saúde”, afirmou.

Programação - O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 28 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou no https://www.instagram.com/viradasalvador.

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS