Junho de 2017. Durante a assinatura da ordem de serviço para o recapeamento asfáltico e melhoria na iluminação do Alto do Peru, na região da Liberdade/São Caetano, os moradores solicitam à Prefeitura a construção de uma área de lazer e convivência da comunidade, que nunca havia contado com este tipo de equipamento. Três meses e meio depois, a Praça Nossa Senhora de Guadalupe torna-se realidade para crianças, jovens, adultos e idosos da localidade. A entrega foi realizada oficialmente na noite desta segunda-feira (16) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito, Bruno Reis; dos secretários João Roma (Gabinete) e Virgílio Daltro (Manutenção), demais gestores municipais, autoridades e população.

“É um espaço que parece pequeno, mas que teve cada pedacinho bem aproveitado de uma área que não tinha qualquer utilidade e que, agora, já está sendo ocupado pelas crianças, pelos moradores. Essa praça só foi construída porque vocês pediram para que ela fosse feita”, ressaltou o prefeito durante discurso. Ele aproveitou ainda para anunciar que, nos próximos dias, deverá ser entregue a nova iluminação da Avenida San Martin, que passa à margem do Alto do Peru.

Estrutura – Com 423 m² de área construída, a estrutura situada na Rua 19 de Fevereiro custou R$47 mil aos cofres municipais e conta com parque infantil, Casa de Tarzan, Academia de Saúde, mobiliário de concreto modular e mesa de jogos. A praça recebeu ainda piso intertravado, elementos de acessibilidade, paisagismo, iluminação e comunicação visual. O projeto foi desenvolvido por meio da Seman, com itens construídos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

O equipamento foi erguido a partir de um antigo canteiro de plantas que foi transformado, com o tempo, em ponto irregular de lixo e entulho. O espaço foi duplicado, por meio de contenção e alvenaria em todo o perímetro. Desde 2013, a Prefeitura já entregou mais de 230 praças construídas do zero ou reformadas na capital baiana e a estimativa é de que, até o fim deste ano, mais 30 áreas de lazer novas ou reformadas sejam entregues aos cidadãos.​