Acontece nesta sexta-feira (02), no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, a 45ª edição do Dia do Samba com as participações das cantoras Zélia Duncan e Daniela Mercury. A apresentação gratuita será a partir das 19h e conta com o patrocínio da Prefeitura por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Zélia Duncan levará ao palco o show baseado no seu mais novo disco, “Antes do mundo acabar”, onde ela canta sambas.

Já Daniela Mercury fará uma apresentação especial, que ainda terá artistas como Juliana Ribeiro, Claudete Macedo, Gal do Beco, Verônica do Mar, Vânia Bárbara, Clécia Queiroz e Cláudia Costa. Edil Pacheco, Nelson Rufino, Walmir Lima, Gerônimo, Aloísio Menezes, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Roque Bentenquê, Tom Barreto e o grupo paulista Bambas de Sampa também são atrações confirmadas.

Patrimônio imaterial da humanidade. Assim é classificada a música contagiante que flui por todos os cantos da Bahia e do mundo. Instituído em 1963 e comemorado em praça pública desde 1972, o Dia Nacional do Samba é motivo de programação especial em todo o país. A escolha da data, 2 de dezembro, tem várias versões. Em uma delas, alguns historiadores contam que o dia foi escolhido em homenagem à primeira visita de Ary Barroso à Bahia.

Nesta versão, o Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.