0
0
0
s2sdefault

Neste mês de dezembro, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador ganhou um destaque a mais. Além do Elevador Lacerda, uma árvore de natal, totalmente sustentável, chama a atenção de soteropolitanos, baianos e turistas que visitam a Praça Tomé de Souza, no Centro. A peça é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop).

Com 22 metros de altura, a árvore faz parte Natal Sustentável, vertente do Natal Salvador 2022, e contém em sua estrutura cerca de 27 mil garrafas pet. O material é oriundo de doações e arrecadações voluntárias em pontos de coletas instalados durante a Maratona Salvador, Salvador Fest e ações educativas realizadas pela Limpurb.

Obra de arte – Para o secretário de Ordem Pública de Salvador e presidente da Limpurb, Omar Gordilho, o Natal Sustentável já é uma marca registrada e consegue, através das diversas obras de arte, proporcionar um novo olhar das pessoas em relação ao que é descartado. “Em cada garrafa pet, papelão e demais resíduos utilizados nessa decoração, há ali esperança, arte e sustentabilidade. Mais do que encantar, queremos que cada pessoa reflita sobre o seu papel individual na construção de um mundo mais sustentável. Estendo aqui meu convite em nome de toda a Limpurb aos soteropolitanos e turistas para poderem viver e se emocionar com essa experiência”, destacou.

O artista plástico Gilson Cardoso, responsável pela concepção criativa do ornamento natalino, escolheu o amor como fonte de inspiração das peças. “Precisamos de mais amor e sustentabilidade no mundo e o Natal é uma das ocasiões mais importantes para unir esses dois assuntos. Por isso, fiz questão de mostrar às pessoas que tudo pode virar arte e através dela é possível transformar a realidade à nossa volta”, comentou.

Reciclagem e meio ambiente – Atualmente morando na cidade de São Paulo, o baiano Jorge Luís da Silva, de 41 anos, disse ter visto pela primeira vez uma iniciativa natalina sustentável como essa. “Sei que não é o primeiro ano que a Prefeitura de Salvador faz essa estrutura 100% sustentável, mas é a primeira vez que vejo uma árvore de natal com esse tamanho. Nunca encontrei algo do tipo em outros lugares”, disse.

A esposa de Jorge, a paulista Vivian Mendes, de 38 anos, reforçou a iniciativa como fomento da valorização da reciclagem. “O meio ambiente agradece demais com a reutilização desses materiais, sem falar que é algo mais barato para os cofres públicos”.

Turista de Pernambuco, a empresária Jaqueline dos Santos, de 39 anos, disse ter ficado encantada com o tamanho da árvore sustentável, e parabenizou a Prefeitura pela ação. “Sou suspeita em falar o quanto gosto de árvores natalinas, e essa me deixou muito surpresa pelo tamanho. Além disso, o maior destaque dela são os materiais recicláveis utilizados. Todos estão de parabéns”, finalizou.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...