Palestras, painéis e debates sobre o universo da bicicleta no Brasil e no mundo, destacando a relação da bike com as políticas públicas, o mercado e a vida comunitária foram os elementos do III Fórum Salvador Vai de Bike. Promovido pela Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), o evento faz parte da programação dos 473 anos de Salvador, e ocorreu na última sexta-feira (25), no Espaço Be Green, localizado no Estacionamento i3 do Shopping da Bahia. As palestras podem ser conferidas na página do MSVB no YouTube.

“Todos os avanços que a cidade tem feito ao longo dos últimos anos quanto ao uso da bicicleta a posicionam como uma referência nacional, com 300km de ciclovias e ciclofaixas construídas e quase 3 milhões de cadastros no sistema de bike compartilhada”, disse Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e um dos palestrantes do fórum.

Ele acrescentou que a bicicleta impulsiona o potencial turístico e econômico de Salvador e que a Prefeitura tem trabalhado neste sentido, conectando ciclovias com regiões turísticas. Dentre as iniciativas estão o Passeio Ciclocultural, que promove um roteiro por pontos turísticos a ser percorrido de bike, bem como a Bike Comunidade, que incentiva o uso da bicicleta para a mobilidade e a geração de renda, facilitando serviços de entrega, por exemplo.

Coordenadora do MSVB, Liana Oliva sublinhou a relação da bicicleta com a agenda global da sustentabilidade. “É extremamente gratificante ver quanto o espaço para a bike cresceu nos últimos oito anos com o MSVB e todos os investimentos da Prefeitura. Comemorar o aniversário da capital baiana com o Fórum e o Festival é um reflexo da relevância da bike na cidade, que tem um grande número de usuários deste modal sustentável, não poluente, que proporciona um trânsito mais tranquilo e um meio ambiente urbano muito mais agradável”, afirmou.

Jilmara Oliveira, 47, é ciclista, cicloativista, professora de bike e compareceu ao fórum como espectadora. “É um evento muito importante para nós que utilizamos a bicicleta, e a cidade ganha muito com isso. O incentivo ao ciclismo favorece a mobilidade, a acessibilidade, a saúde e o equilíbrio ecológico. Aqui no Fórum vimos exposições preciosas de políticas e práticas que promovem o uso da bike, como no exemplo de Aracaju. Salvador também avança bastante neste sentido”, comentou.

Mais bike – Neste sábado (26) e o domingo (27), acontece o I Festival da Bicicleta no Estacionamento i1 do Shopping da Bahia. O evento traz diversas atrações relacionadas ao ciclismo, como espaço para crianças, circuito de minibikes, apresentações musicais, escola de bicicleta, bike bazar, food bike e passeio ciclístico.

Também no domingo ocorre o Pedal Cidade, com concentração marcada às 8h no Shopping da Bahia. O passeio começa no shopping e segue em direção ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio, de onde os ciclistas retornam ao ponto de partida. Os interessados devem levar 1kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó para contribuir com a campanha de solidariedade do MSVB.