0
0
0
s2sdefault

Em comemoração ao aniversário de 466 anos de Salvador, o espaço abriu as portas nesta terça-feira (23) para uma série de visitas guiadas à Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, que fica na sede do instituto.

Literatura, arte e memória se unem no projeto LeiturArte, do Instituto Cultural Brasil Itália Europa (Icbie), que fica na Ribeira. Em comemoração ao aniversário de 466 anos de Salvador, o espaço abriu as portas nesta terça-feira (23) para uma série de visitas guiadas à Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, que fica na sede do instituto. A atividade, que integra a programação do Festival da Cidade, é aberta ao público e segue até sexta-feira (27) recebendo alunos, professores e moradores da Península de Itapagipe.

Na manhã desta terça-feira, uma turma de 30 alunos do Colégio da Polícia Militar João Florêncio participaram da primeira visita guiada ao acervo que reúne 14 mil títulos de áreas como música, teatro, culinária, artes plásticas e filosofia. Guiados pelo diretor e curador do espaço, o italiano Pietro Gallina, os alunos do segundo ano do ensino médio passaram, primeiro, pela Expo em Movimento – Memórias da Península, uma exposição fotográfica em cartaz que retrata da antiga Itapagipe, com fotos históricas de seus bairros, casarões e pessoas.

“Se não há memória, não há passado. Cada elemento desse espaço exalta o valor histórico, artístico e cultural da Península de Itapagipe. Registros de indústrias, galpões, do mar, dos estaleiros, pescadores. Toda essa valiosa memória desse lugar tão simbólico está aqui”, ressaltou Gallina.

As visitas guiadas representam a terceira etapa de atividades do projeto LeiturArte, desenvolvido pelo instituto e contemplado pelo edital Arte em Toda Parte – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos. “O projeto objetiva incentivar a leitura e poder incluir essa atividade na programação do Festival da Cidade é fundamental porque isso traz mais pessoas a nossa biblioteca, ao mesmo tempo em que oferece à comunidade a alternativa de aproximação com a leitura”, explicou Marlene de Souza, vice-presidente da entidade.

Para a vice-diretora Clarisse Ribeiro, do Colégio da Polícia Militar da Ribeira, atividades que aproximem os alunos e a comunidade como um todo da leitura são necessárias e importantes. “O contato físico com o livro tem se perdido e conhecer essa possibilidade de estudo, dentro da biblioteca inserida na comunidade, é muito importante. A escola hoje em dia não se fecha, a tendência é que ela esteja em contato com a comunidade e que os alunos tenham contato com o mundo fora da escola. Os alunos são agentes multiplicadores da cultura e isso é passado adiante. Com isso, a região é valorizada”, pontou.

Além dos 14 mil títulos, o acervo conta também com uma vasta coleção de CDs, DVDs e livros de literatura brasileira, todos disponíveis tanto para empréstimo quanto para consulta. As visitas guiadas à Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci estão no Festival da Cidade até a sexta-feira (27), sempre com turmas programadas. O instituto fica na Ribeira, Rua Porto dos Tainheiros, 36. Para mais informações: (71) 3207-7717. Em comemoração ao aniversário de 466 anos de Salvador, o espaço abriu as portas nesta terça-feira (23) para uma série de visitas guiadas à Biblioteca Internacional Leonardo da Vinci, que fica na sede do instituto.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...