0
0
0
s2sdefault

O evento faz parte do calendário do Festival da Cidade e é realizado em parceria entre o Movimento Salvador Vai de Bike, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC). 

Os amantes do ciclismo vão poder participar de um evento inédito em Salvador, em comemoração pelos 466 anos da cidade. É a Virada Ciclística Salvador Vai de Bike 24h, que acontece entre as 9h de sábado (28) e 9h de domingo (29), dia do aniversário da capital baiana, na Avenida Professor Magalhães Neto, no Costa Azul. O evento faz parte do calendário do Festival da Cidade e é realizado em parceria entre o Movimento Salvador Vai de Bike, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Federação Baiana de Ciclismo (FBC). 

Durante 24 horas ininterruptas, 12 duplas de atletas se revezarão a cada duas horas. Participam do evento o campeão brasileiro de Triathlon, Alberto Lopes, e a tricampeã baiana de Ciclismo, Cristiane Duque, também vencedora das Copas Nordeste de Ciclismo e da Norte e Nordeste de Ciclismo. Juntos, vão formar uma dupla de endurance (atletismo de resistência, com alto rendimento), onde cada um irá pedalar durante 12 horas sem intervalo. Tudo isso com participação aberta ao público, que pode acompanhar os artistas ou mesmo pedalar no local. 

O ineditismo do evento reafirma o compromisso da Prefeitura em transformar Salvador em uma cidade amiga da bicicleta (bike friendly). Entre os principais objetivos dessa ação, destacam-se as oportunidades de chamar a atenção e conscientizar o motorista para a existência da ciclovia e faixa de treino na região, orientando-os sobre as leis de trânsito e suas penalidades, além de apresentar aos ciclistas um novo local de treino e ciclofaixa.

​​Para a realização da Virada Ciclística Salvador Vai de Bike 24h, a Avenida Magalhães Neto será fechada gradativamente, chegando a totalidade da via a partir das 21h do sábado, garantindo, assim, a segurança dos ciclistas que preferem a noite para pedalar.  A Transalvador participará da ação e haverá trechos alternativos para os motoristas. 

Ocupação da cidade - “A Virada é uma oportunidade para que a população entenda que ali existe uma faixa para treino que, inclusive, é utilizada diariamente das 4h às 6h. É também a oportunidade de unirmos diversos públicos ciclistas e ocuparmos mais uma vez a cidade”, observa Isaac Edington, presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike. 

No canteiro central serão instaladas diversas tendas com bikes laranjinhas; apoio mecânico e da Federação Baiana de Ciclismo (FBC); dos parceiros, a exemplo do Hospital da Bahia; entre outros. Haverá uma tenda exclusiva para inscrição na Virada. O ciclista interessado em participar deve doar um quilo de leite em pó, alimento que será destinado às creches municipais. 

“Assim como estamos criando condições para a população usar a bike como meio de transporte e lazer, precisamos dar apoio e visibilidade aos atletas do ciclismo. Estamos avançando em diversas frentes, desde a infraestrutura até o apoio a realização de passeios, ações de treinamento para motoristas, entre outras”, finaliza Edington. O Festival da Cidade é organizado pela Prefeitura do Salvador e conta com o patrocínio do Shopping da Bahia.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...