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O expediente das repartições públicas da Prefeitura de Salvador está suspenso nesta quinta-feira (14), conforme decreto municipal, bem como nesta Sexta-Feira Santa (15), por força do feriado nacional. No entanto, os serviços essenciais municipais prosseguem em sistema de plantão durante o período. Confira o funcionamento dos órgãos municipais nesta semana:

Semop – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Transalvador, têm fiscalizado diariamente, desde a última sexta-feira (8) até o próximo sábado (16), a Feira de São Joaquim e os mercados populares para coibir o aumento abusivo de preços, entre outras infrações.

Sedur - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de verificar a regularidade de estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador.

O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construções irregulares. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156. Na quinta (14) e na sexta-feira (15), o atendimento presencial da pasta está suspenso.

Sempre – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento ininterrupto as abordagens de rua e o trabalho nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI). Demais atividades presenciais, incluindo os Restaurantes Populares, estão suspensas na quinta (14) e na sexta-feira (15).

Defesa Civil - Como serviço essencial da Prefeitura, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona todos os dias em regime de plantão 24h. Na Semana Santa, inclusive na Sexta-Feira da Paixão (15), equipes do órgão estarão de prontidão para atender as solicitações, dentro da Operação Chuva.

Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Limpurb – Os serviços da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) serão realizados normalmente no período.

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente ao longo de toda a Semana Santa. O atendimento presencial nas demais unidades está suspenso na quinta (14) e na sexta-feira (15).

Educação – As escolas municipais vão funcionar até quarta-feira (13) e retornam na segunda-feira (18).

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado. Somente o setor administrativo tem folga de quinta-feira (ponto facultativo) a domingo.

Transporte – Para o feriadão da Semana Santa, o transporte funcionará em horário especial. Na quinta-feira (14), o funcionamento será normal de dia útil. No feriado da Sexta-feira Santa (15), a frota de ônibus será reduzida na cidade. Já no sábado e domingo, não haverá mudanças na operação do final de semana.

Os planos inclinados e elevadores também irão funcionar normalmente na quinta-feira (14), exceto o Plano Inclinado Gonçalves, que entrará em manutenção nesta quinta (14) e previsão de retorno para a segunda-feira (19). O Elevador Lacerda funcionará normalmente entre sexta (15) e domingo (17), com horário de atendimento das 7h às 19h. Na sexta, todos os demais ascensores estarão fechados e apenas o Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionará no sábado (16), das 7h às 13h.

Prefeituras-Bairro – As unidades de Prefeituras-Bairro estarão fechadas quinta e sexta-feira, retornando o atendimento na segunda-feira (18), às 8h.

Simm – O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta-feira (13), com retorno na segunda-feira (18).

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O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou, na segunda-feira (11), a cartilha “Fluxo de atendimento a criança e adolescente nos shopping centers e centros comerciais”. A ação aconteceu no Instituto JCPM de Compromisso Social, no Salvador Shopping, e reuniu representantes dos centros comerciais da capital baiana.

A publicação foi desenvolvida através das discussões do grupo de trabalho, composto pelos principais órgãos de atuação da temática na cidade e em centros comerciais. Na cartilha são apresentados seis tipos de situações baseadas nas ocorrências recebidas pelo órgão e o que fazer quando elas ocorrerem, a exemplo da situação de abandono de criança e adolescente, de crianças desacompanhadas do responsável, ou em situação de trabalho infantil.

“Percebemos, aqui, hoje, que toda a classe dos shoppings e centros comerciais da cidade estão presentes. Isso é ótimo, porque reflete a união de cada um no processo de construção desse fluxo de atendimentos, juntamente, com a rede de garantias de direitos da criança e do adolescente de Salvador, contribuindo, assim, com o fortalecimento das políticas públicas Municipais”, avaliou a presidente do CMDCA, Tatiane Paixão.

Impacto – Presente no evento, a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, falou sobre a importância da cartilha e como ela impactará ainda mais a vida de crianças e adolescentes da cidade. “Essa cartilha é uma articulação em rede, onde todos os órgãos sociais e públicos se reuniram para construção de algo que oriente o procedimento de atendimento às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. É importante que tenhamos isso como primeiro passo de alinhamento entre público e privado, em prol das nossas crianças e adolescentes nos centros comerciais de Salvador”.

Na ocasião, a titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e ao Adolescente (Dercca), Simone Moutinho, falou sobre a importância da união dos órgãos por uma causa de extrema importância na sociedade.

"A Constituição Federal prioriza o tratamento de crianças e adolescentes, mas, infelizmente, pouca coisa é feita. Quando damos a mão, damos um primeiro passo e temos a ciência de que, ainda, muito tem a se fazer. Precisamos encarar os problemas relacionados à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social. Não é apenas um problema da iniciativa privada, e, sim, de toda sociedade”.

A cartilha envolve diversos órgãos articulados em uma rede de apoio, como as Secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Saúde (SMS). Estão envolvidos na ação também o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e Conselho Tutelar.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 56 vagas de emprego para esta terça-feira (12). Do total, 18 são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos devem acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30h.

Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível conhecimento em Informática e boa dicção.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, sem experiência.
Salário: a combinar+ benefícios
2 vagas

Recepcionista de hospital (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível conhecimento em Informática e boa dicção.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, moradores das seguintes regiões: Cajazeiras, Castelo Branco, Via Regional, Amaralina, Brotas, Paralela e Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
9 vagas

Porteiro (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, seis meses de experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Lavador de caminhões
Ensino médio completo, seis meses de experiência, CNH D, ter disponibilidade de horário
Salário: R$1.765,92 + benefícios
1 vaga

Conferente de mercadoria
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter experiência com câmara fria e disponibilidade de horário
Salário: R$2.034,03 + benefícios
2 vagas

Professor do ensino fundamental
Ensino superior completo em pedagogia, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento informática avançada
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Recepcionista atendente
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter boa dicção e conhecimento em informática.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar de linha de produção de alimentos
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência fabricação de bolos, tortas, produtos de confeitaria e panificação.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Técnico em refrigeração
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível curso na área.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Vendedor de consórcio
Ensino médio completo, sem experiência.
Salário: comissão + benefícios
5 vagas

Assistente de vendas
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento de pacote office, experiência com vendas, elaboração de contratos e confecção de proposta, conforme a Nova Lei Trabalhista a forma de contratação será por MEI (Microempreendedor Individual).
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Topógrafo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível: CNH B, Habilidade com AutoCad, interpretação de desenhos técnicos em Marmoraria
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Ajudante prático de funilaria
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento em lixar e pintar chapas
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Técnico de refrigeração
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisito imprescindível: conhecimento em refrigeração de geladeira e balcões e vitrines resfriadas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Vendedor interno
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em madeireira.
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Conferente de mercadoria
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em madeireira.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Operador de máquina de serra
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em madeireira.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Preparador de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Polidor de veículos
Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar administrativo
Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática e boa dicção. vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região.
Salário: a combinar + benefícios
1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, sem experiência.
Salário: R$1.212,00 + benefícios
10 vagas

Barista
Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: preparo todo tipo de cafés (expresso, coados no pano, cafés gelados, bebidas com café), sucos e sanduiches, ter disponibilidade de horário
Salário: a combinar + benefícios
2 vagas

Analista de sistemas
Ensino superior completo em Análise de Sistemas, três meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS),PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.
Salário: R$4.739,00 + benefícios
1 vaga

Recepcionista de laboratório (estágio)
Ensino superior incompleto em Recursos Humanos (estar cursando a partir do 3º semestre a noite), sem experiência, desejável conhecimento No Sistema Smart.
Bolsa: R$519,00 + benefícios
1 vaga

Auxiliar técnico em Tecnologia da Informação (estágio)
Ensino superior incompleto em Tecnologia da Informação (estar cursando a partir do 3º semestre à noite), sem experiência, desejável conhecimento No Sistema Smart.
Bolsa: R$519,00 + benefícios
1 vaga

 

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Devido à proximidade dos festejos da Semana Santa, de segunda-feira (11) a domingo (17), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vai reforçar o monitoramento e ordenamento do trânsito nos entornos do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, e da Feira de São Joaquim, na Avenida Engenheiro Oscar Pontes. O fluxo de veículos e transeuntes nesses locais costuma aumentar consideravelmente neste período. 

Cerca de 50 agentes vão atuar na região em esquema de revezamento desde a madrugada. A partir das 4h, os servidores da Transalvador já estarão no local para orientar condutores e pedestres. Eles permanecerão nas ruas e avenidas próximas até por volta das 17h, quando a movimentação reduz. Sete viaturas e motos ficarão em pontos distintos de fiscalização. 

Aliados aos agentes que ficam nas ruas, no Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento da Transalvador, agentes de trânsito trabalharão 24h por dia acompanhando a movimentação nas vias pelas câmeras e atendendo às demandas enviadas pelos cidadãos. 

“Nos reunimos com representantes de outros órgãos municipais para discutirmos possíveis alternativas e soluções. Caso necessário, poderemos interditar algumas vias e alterar o fluxo para que possamos garantir a comodidade e segurança viária para quem trafega pelo local”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos. 

Os agentes de trânsito vão atuar na região para coibir o desrespeito às leis de trânsito e promover a segurança viária. A operação especial monitora, por exemplo, os veículos grandes de carga, que por vezes passam do horário permitido de permanência, automóveis que são deixados em locais proibidos em locais que atrapalham o fluxo.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou, nesta segunda-feira (11), a segunda etapa da Operação Semana Santa. A ação atinge as principais feiras e mercados de Salvador, verificando ofertas e preços dos produtos mais procurados para a ceia da Semana Santa, como camarão, azeite de dendê e castanha.

Nesta segunda, os agentes visitaram a Feira de São Joaquim que, na primeira etapa, havia apresentado as melhores ofertas para os itens mais requisitados. Neste retorno, os preços são comparados e os estabelecimentos passam por novas vistorias, observando o armazenamento dos produtos, informação de preço, presença do Código de Defesa do Consumidor, validade e higiene do local.

Pesquisa de preço – O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, alertou sobre a importância da pesquisa antes de comprar e também, a atenção quanto aos direitos do consumidor. “Para economizar, o cidadão precisa criar o hábito de pesquisar e comparar preços, além de verificar a regularidade do estabelecimento, integridade do produto e, em caso de irregularidade, acionar a Codecon”, reforçou.

O feirante Wellington Santos afirmou que a parceria com a Codecon é importante para o comércio, “porque mostra que estamos tratando os clientes da melhor forma, procurando praticar o preço correto”. O comerciante está contente com o aumento da procura, prevendo o crescimento das vendas este ano.

Washington Barreto, também comerciante, elogiou o trabalho dos fiscais. “É muito bom ter a Codecon aqui. Acredito que essa Semana Santa vai ser a melhor dos últimos dez anos. E a tendência é melhorar”, avaliou.

A baiana Ana Santos vende seus quitutes na comunidade do Calabar e é freguesa antiga da feira. Ela conta que prefere o local para garantir os ingredientes, não só para a Semana Santa, mas para todo o ano.

“O preço não está tão alto, tem produto de qualidade, dá pra escolher e o valor também ajuda”. Entre os produtos já garantidos pela baiana estão o camarão, a massa de acarajé, a castanha e o amendoim.

Denúncias – Para denunciar possíveis irregularidades, basta acessar o site www.codecon.salvador.ba.gov.br ou baixar o aplicativo Codecon Mobile. Há ainda, a opção de acessar o Fala Salvador, através do aplicativo, do portal www.falasalvador.ba.gov.br ou do número 156.

Quem preferir fazer a denúncia pessoalmente, pode comparecer à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

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A frota de ônibus climatizados do transporte coletivo de Salvador ganhou mais um reforço com a entrada de mais nove veículos com ar condicionado, adquiridos pela empresa Plataforma. Os veículos, que fazem parte da renovação de frota da operação de transporte e já estão na cidade, estão sendo incluídos na operação de transporte a partir desta segunda-feira (11).

Duas linhas operadas pela concessionária recebem os novos veículos. A 1550 – Alto de Coutos x Estação Pirajá ganham cinco veículos climatizados para substituir a mesma quantidade de veículos convencionais. Já a linha 1633 – Mirantes de Periperi x Ondina terá quatro veículos convencionais substituídos por quatro com ar condicionado.

Os veículos foram adquiridos em 2021, quando as empresas adquiriram 169 ônibus climatizados, a maior compra do país durante a pandemia. Apenas em março passado, 64 novos ônibus climatizados foram adicionados na operação da capital baiana.

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Entre a sexta-feira (8) e o domingo (10), a Operação Sílere apreendeu 25 equipamentos de som em Salvador. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pelas polícias Militar e Civil para o combate à poluição sonora na cidade.

As apreensões, feitas nos bairros de Itapuã, Periperi, Novo Horizonte, Mata Escura, Sussuarana, Dom Avelar, Fazenda Grande, Cajazeiras, Trobogy, Plataforma e Stiep, são o resultado de 720 denúncias recebidas pela pasta, com 324 vistorias realizadas no último fim de semana. Os bairros mais denunciados no período foram Itapuã, Rio Vermelho, Pernambués, Paripe e São Cristóvão.

A subcoordenadora de fiscalização sonora da Sedur, Márcia Cardim, comentou que a recente flexibilização do uso de máscara em Salvador não aumentou as reclamações de barulho. “A gente não percebe o aumento de denúncias de poluição sonora, mas um aumento significativo do número de eventos dando entrada na Sedur. Dentro das denúncias registradas, a proporção maior é de estabelecimentos clandestinos e de veículos automotores infringindo a Lei do Silêncio em logradouros públicos”, informou.

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Em decorrência da Páscoa, que acontece no próximo domingo (17), foi realizado, na tarde da última sexta-feira (8), o minicurso de confecção de ovos de Páscoa, promovido pelo programa Treinar Para Empregar. A iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senac.

A aula aconteceu na sede da unidade Senac Aquidabã, na Baixa dos Sapateiros e reuniu 20 pessoas. Durante toda a tarde, foram aplicadas, de forma teórica e prática, técnicas da área de chocolate, a exemplo do derretimento, temperagem e produção de bombons trufados.

Participante do curso, Gracilene Silva, de 40 anos, contou que soube da atividade através das redes sociais da Semdec. “Eu sempre acompanho os cursos e vagas de empregos publicadas. Quando vi essa, de forma imediata, realizei a inscrição”.

Para Gracilene, o curso é uma forma de ter uma renda a mais. “Neste momento, estou desempregada. Então, acredito que, em uma semana, posso ter uma renda realizando a produção e confecção de chocolates. Penso também, em outras ocasiões, trabalhar com vendas desses produtos”, disse.

Oportunidade – Sendo o único homem do curso, o motorista rodoviário Lucas Bonfim, de 26 anos, disse que a presença serviu para quebrar o paradigma de que a área de confeitaria é somente para mulheres. “Eu sempre tive curiosidade em saber como fazer o chocolate e desenvolver as técnicas de molduras. Essa oportunidade veio em uma boa hora. Entrei aqui sem experiência alguma, e estou retornando com uma experiência incrível".

A aluna Taís Queiroz disse que, antes da iniciação do curso, já havia comprado os materiais para confecção pessoal. “Comprei os materiais, a exemplo dos alimentos e materiais para confecção e pretendo, assim que chegar em casa, meter mão na massa e pôr em prática todo o aprendizado. Para a Páscoa deste ano, irei produzir chocolates para doar na comunidade onde moro”, disse, entusiasmada, durante a participação na aula.

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Um dos trechos de orla mais bonitos de Salvador começa a ficar mais moderno, acessível e já pode ser aproveitado pela população. Com obras realizadas pela Prefeitura, a 1ª etapa da requalificação da orla em Stella Maris foi entregue nesta segunda-feira (11), com as presenças do prefeito Bruno Reis, do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, demais gestores municipais e autoridades.

De acordo com o prefeito, este é o 29º trecho de orla já requalificado pela administração municipal desde 2013. “Em Stella Maris ficou belíssima a obra e, sem sombra de dúvidas, melhorou muito a vida das pessoas que moram aqui, além de já estar atraindo milhares de visitantes e turistas. Toda essa estratégia de requalificação dos trechos de orla objetiva potencializar ainda mais um dos nossos principais ativos, que é o turismo de sol e praia”, salientou Bruno Reis.

Com investimento de aproximadamente R$15,2 milhões, esta etapa envolveu 1,2km de extensão, entre a Rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo. Foram implantados novos paisagismo com sistema de irrigação automatizado, iluminação em LED, pavimentação de vias e passeios e rede de drenagem.

Além disso, o local também recebeu ciclovia, calçadão, pista compartilhada, quadra de futebol, quadra de vôlei de areia, espaços de convivência, alamedas de acesso, parque infantil, espaço para piquenique, pista de skate infantil e espaço de apoio aos surfistas, bem como pergolados, bancos, decks e rampas de acesso à praia.

O trecho incluiu ainda a construção de oito quiosques para comercialização de acarajé e água de coco, dando maior suporte aos visitantes e gerando ainda mais oportunidades de emprego. Esses espaços estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e os termos foram entregues aos permissionários pelo prefeito Bruno Reis, na mesma cerimônia.

Preservação ambiental – Sob a coordenação da Secult e com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) em 2015, a requalificação de Stella Maris, que também se estenderá pelas praias do Flamengo e Ipitanga, prevê a mínima interferência na morfologia natural da área. A intenção é garantir a acessibilidade às áreas públicas e às praias, além do respeito ao meio ambiente, a exemplo da manutenção do cordão de dunas e do coqueiral, assim como a recomposição e manutenção da cobertura de restinga.

Durante as obras, há grande cuidado com a fauna e flora existente. Uma equipe ambiental multidisciplinar (biólogos, veterinário, geógrafa, engenheiros ambientais) atuou de forma comprometida, não somente para atendimento da legislação e condicionantes ambientais, mas para garantir a conservação das espécies que vivem na orla de Stella Maris. Para isso, são utilizadas metodologias consagradas e boas prática, gerando externalidades como revitalização de ambiente anteriormente antropizados ou até degradados.

As novas luminárias estão de acordo com as acordo com as orientações do Centro Tamar/ICMBio para a conservação das tartarugas marinhas. Inclusive, a Fundação Projeto Tamar foi contratada para monitoramento de tartarugas e mapeamento da fotopoluição, para verificação da incidência de luz artificial nas praias, de postes antigos e de empreendimentos particulares, que desorientam fêmeas e filhotes na hora de ir para o mar.

“O trecho de Stella Maris é uma das áreas mais preservadas em termos ambientais, da orla de Salvador, com grande cobertura de vegetação em restinga o que induziu a um projeto mais orgânico e com pouca pavimentação. Por outro lado, havia um apelo dos moradores para se criar espaços de esporte e lazer preservando as suas características naturais. É um belo projeto de orla sustentável, agradável, bonito”, avaliou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Demais itens – No geral, as obras de Stella Maris a Ipitanga envolvem urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública, equipamentos urbanos, requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. Estão sendo construídos estacionamentos de veículos, quadras de futebol e vôlei de praia, área de skate infantil, espaços de convivência, espaço para yoga, parque infantil e área de apoio ao surfista.

A população também poderá aproveitar ciclovias, vias exclusivas de veículos, passeios para pedestres e trechos compartilhados. Todas as intervenções que serão realizadas ao longo das praias estão fora da linha impeditiva e em consonância com a legislação municipal, estadual e federal, com a anuência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Além disso, o projeto foi construído em conjunto com a comunidade, através de contatos com lideranças e oficinas de participação popular que validaram a proposta. O desenvolvimento da estratégia contou com acompanhamento de uma comissão de representantes eleita em uma das oficinas.

Turismo – O secretário Fábio Mota destacou que o processo de recuperação dos trechos de orla de Salvador, iniciado em 2013, faz parte da estratégia da Prefeitura de melhorar, entre outros aspectos, o turismo de sol e mar. "Por muito tempo tivemos dificuldades nos trechos de orla e agora estamos recuperando estas áreas que são as mais frequentadas por moradores da cidade e turistas. Esta requalificação melhora o destino turístico e a competitividade da cidade, atraindo, consequentemente, mais visitantes", explicou.

O gestor reforçou também que tornar a região mais atrativa vai colaborar no desenvolvimento econômico da região. “Essa requalificação é importantíssima. É uma obra que melhora a qualidade do destino Salvador e aumenta também a renda e a criação de empregos. A obra não é apenas física, ela impacta ambulantes, baianas, permissionários que vão atuar nos quiosques, considerando também a inclusão social", complementou Mota.

Aprovação popular – A ambulante Josenilda Pereira trabalha ao lado da irmã Vitória, na venda de vestuário de moda praia. A expectativa dela é de que, com a requalificação, além de terem mais ânimo para trabalhar, as vendas também cresçam com a chegada de novos clientes.

"Tenho 14 anos trabalhando aqui e sempre trabalhamos no bairro. Com essa requalificação, estamos vendo as melhorias e está muito bonito. Mesmo durante as obras conseguimos continuar trabalhando e com diálogo e apoio da Prefeitura. Sei que vai ficar cada dia melhor para gente trabalhar e viver aqui", contou.

Também ambulante, Paula Costa, que atua há 16 anos na região, destacou que a requalificação tem sido vista como uma grande conquista por todos. "Vejo como a estrutura para quem vem curtir a praia e para nós que estamos aqui diariamente trabalhando melhorou muito. Ver essa transformação aqui é gratificante, porque aqui temos uma longa história", relatou.

 

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