Como forma de garantir melhor mobilidade e segurança aos motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), prossegue com o trabalho preventivo de ações de tapa-buracos na cidade. As intervenções têm atingido uma média diária de 28 localidades em 2017.

A quantidade de asfalto utilizada por dia é de aproximadamente 240 toneladas, segundo estimativa do órgão. Nesta semana, as operações de tapa-buracos aconteceram na Praça do Dique do Cabrito, em Alto do Cabrito; Rua Boca da Mata, em Valéria; Travessa São Caetano, em Boa Vista de São Caetano; Rua Natália Vinhaes, em Nordeste de Amaralina; Rua Heráclito Pires de Carvalho, no Bonfim, e em outras 17 ruas.

Atualmente, a Seman conta com 22 equipes distribuídas em campo durante os turnos da manhã e tarde. A depender da demanda, as intervenções podem acontecer também à noite. A secretaria toma conhecimento de vias esburacadas por meio de fiscalização permanente em todo o município. Também existem as demandas oriundas das Prefeituras-Bairro, do Fala Salvador (pelo telefone 156) e Ouvidoria municipal.

“Há um critério para distribuição das equipes em campo e para identificação das localidades que estão com problemas. As Prefeituras-Bairro, por exemplo, identificam as necessidades das vias da região onde está inserida. Assim que somos acionados, remetemos as equipes de trabalho e os equipamentos para o local que precisa de reparos”, explica o titular da Seman, Virgílio Daltro.

Daltro reforça que as equipes, na hora da execução dos serviços, praticam técnicas para garantir maior durabilidade ao asfalto que foi restaurado. “Um buraco, assim que surge, não tem forma. Quando o encontramos, damos forma geométrica a ele, cortando o perímetro. Só então despejamos a massa asfáltica em seguida. Com esse método, é possível evitar retrabalhos”, disse.