Moradores do Cabula e adjacências já podem contar com os serviços integrais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Localizada na Rua Alto da Cachoeirinha, a unidade que funcionava parcialmente por conta de um comprometimento da estrutura física, já opera plenamente com equipamentos modernos e equipes completas, com capacidade para atender a cerca de 1,5 mil pessoas por mês, proporcionando uma atenção especializada à saúde bucal da região. No total, 25 profissionais entre cirurgiões dentistas e auxiliares atendem ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriado), sempre das 7h às 17h.

"É uma unidade de ponta com o sistema de atendimento informatizado, que garante mais eficiência no acompanhamento do usuário assistido pelo equipamento. Trata-se de uma das unidades mais bem avaliadas da nossa rede, preparada para receber os pacientes encaminhados pela atenção básica para continuidade de tratamentos de média e alta complexidade", esclareceu José Antonio Rodrigues Alves, secretário municipal da pasta.

Para garantir a integralidade da assistência em saúde bucal na região, a Unidade de Saúde da Família Fernando Filgueiras, que também fica localizada na Rua Alto da Cachoeirinha, já opera com equipes com capacidade para atender a cerca de 8 mil pessoas da comunidade. "Com o funcionamento das duas unidades, conseguimos oferecer ao usuário da localidade uma rede integrada com atendimento primário e preventivo, que fazem parte do Programa de Saúde da Família, além da assistência especializada para os casos de média e alta complexidade no CEO", comemorou o gestor.

Rede – O atendimento de média e alta complexidade é realizado em seis centros de especialidades odontológicas da cidade, localizados nos bairros da Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Cabula VI, Periperi e Carlos Gomes. Para ser atendido nesses locais, o paciente deve ter sido encaminhado pelas unidades básicas, dando continuidade ao tratamento. Esse ano, os seis CEOs do município atenderam a cerca de 30 mil pessoas.

UAO Dique - A partir do dia 1º de agosto, a Unidade de Urgência Odontológica do Dique do Tororó suspenderá os atendimentos para a requalificação da estrutura que permitirá maior conforto e segurança às pessoas que utilizam o serviço, além de adaptar o equipamento em consonância com os princípios e diretrizes mais atuais preconizados pelo Sistema Único de Saúde. Os usuários que necessitarem de atendimento odontológico de urgência e emergência poderão se dirigir a uma das nove UPAs da rede municipal, que ofertam a assistência em regime de 24 horas.