A Defesa Civil de Salvador (Codesal) encaminhou para a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) a avaliação de 35 imóveis do Barro Branco que vão ser recuperados pela gestão municipal para que os moradores retornem às residências. A localidade sofre um grave deslizamento de terra em 2015, e passa por obras para contenção da encosta, garantindo segurança aos moradores. Serão feitos serviços como pinturas, rebocos, limpeza e reparo em rachaduras.

“Essas edificações não estão em riscos estruturais, mas precisam de uma recuperação. Queremos que, ao retornarem, os moradores que estão fora das suas residências há um tempo percebam também dentro das suas casas a mudança. A área já está mais segura com a obra de contenção que está sendo realizada”, explica o diretor-geral da Codesal Gustavo Ferraz.

Os reparos vão ser realizados pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) e tem como objetivo dar mais conforto aquelas famílias. A primeira fase da contenção da encosta do Barro Branco foi entregue em março pela Prefeitura, incluindo implantação do sistema de drenagem. Para esta primeira etapa, foram investidos cerca de R$8,8 milhões. A segunda etapa prevê investimento de R$3,5 milhões, e a previsão de conclusão é no início do próximo ano.