Uma turma composta por 40 jovens em situação de vulnerabilidade social receberá, nesta quarta-feira (08), certificação de formação técnica em dança, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM). O evento será realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal (Praça Municipal, s/ nº), às 14h. Os adolescentes fazem parte do Projeto Jovem Aprendiz, através do qual empresas parceiras contratam os jovens e os liberam para participar de cursos de formação profissional na instituição.

Todos os participantes do projeto, que têm 14 a 18 anos de idade, recebem uma bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo. O grupo é composto por alunos residentes nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Cosme de Farias e entorno. A supervisão técnica da turma é realizada pela professora Verônica Oliveira, formada em dança pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O curso teve duração de 15 meses.

No campo das matérias específicas, foram abordadas História da Dança, Condicionamento Físico e Anatomia, danças Étnica, Contemporânea e Clássica, Ética Aplicada, Linguagem Corporal e Dança, Arte e Cultura Urbana. Já no bloco das disciplinas integradoras, fizeram parte Inclusão Digital, Diversidade Cultural Brasileira, Direitos Trabalhistas e Previdenciários, Direitos Humanos, Relações de Gênero e Uso Indevido de Álcool e outras Drogas.

De acordo com a gerente de Proteção Básica da FCM, Eliane Braz, além de proporcionar a imersão no universo profissional, o curso também ofertou o desenvolvimento dos jovens em outros aspectos da vida. “O curso não prioriza apenas a formação técnica, mas também a formação para a cidadania. Além disso, é a oportunidade de muitos terem o primeiro emprego e o protagonismo social”, completou.