0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (Visa), está promovendo uma série de ações de inspeção e educação em feiras e mercados de Salvador que comercializam os produtos típicos da Semana Santa. Na manhã desta terça-feira (19), a equipe da Visa esteve no Comércio Informal de Pescados de Itapagipe, na Cidade Baixa, e no Mercado das Sete Portas, próximo à Baixa dos Sapateiros.

De acordo com a chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos, Manuela Pimenta, desde a semana passada foi iniciado esse trabalho com os comerciantes, garantindo que o consumidor leve para casa um produto de qualidade, que não esteja estragado. “Fazemos este trabalho nos Distritos Sanitários, hoje aqui nas Sete Portas, educando e orientando os comerciantes. Neste período, quando verificamos algo fora dos parâmetros, das condições de higiene, de acondicionamento, nós orientamos a armazenar da forma correta, e eles geralmente se adequam na hora ao que pedimos. Estamos focados nos pescados, que são produtos perecíveis, mas não deixamos de fiscalizar outros itens como camarão seco, verduras, leite de coco e azeite de dendê que são bem utilizados”, explicou a gestora.

Conscientização – Comerciante nas Sete Portas desde 2023, Eline Mendes, de 56 anos, atuava antes em outro mercado da cidade e já se prepara para a Semana Santa. “Eu acho importante essa vistoria, é bom porque nos ajuda a criar uma consciência, que a maioria não tem, do cuidado com o armazenamento. Eu deixo tudo organizado, lavo tudo, passo álcool, procuro fazer o melhor”.

Aos 42 anos, Roberto Esquivel, conhecido como Betão, atua na feira desde jovem e sempre atento aos conselhos recebidos da Visa. “Não só eu, mas muitas pessoas daqui aprovam (a orientação). Sei que tem gente que fica com pé atrás, mas a Vigilância vem para nos educar e, se tiver algo errado, eles vão identificar. Para mim é importante por isso, para nos ajudar a armazenar do jeito certo, e nos preparar para atender os clientes”.

As atividades acontecem em todos os 12 Distritos Sanitários da cidade, especialmente onde há venda de pescados e outros itens da época. Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), a partir das 9h, a fiscalização acontecerá no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), e no Mercado do Peixe de Água de Meninos, respectivamente.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...