Cerca de 200 participantes dos cursos de qualificação do programa Vida Nova, da Prefeitura de Salvador, receberam os certificados de conclusão e ainda kits para iniciar o próprio negócio. Promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (14), no auditório da Faculdade Anhanguera Iguatemi. Os beneficiários são inscritos no Cadastro Único e assistidos por programas e serviços socioassistenciais da pasta.

Os cursos, oferecidos em parceria com instituições como o Senac e o Senai Cimatec, abrangeram diversas áreas, como gastronomia, costura e eletricidade. Os kits contêm materiais essenciais para iniciar as atividades profissionais, como caixas térmicas, jogos de panelas, batedeiras, máquinas de costura, entre outros itens.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou a importância do programa Vida Nova na geração de emprego e renda, fornecendo qualificação profissional e suporte necessário para que os beneficiários possam empreender e sustentar suas famílias.

“Nós entendemos que uma das formas de superação da pobreza e da vulnerabilidade social é justamente a geração de emprego e renda. E é isso que estamos fazendo através desse programa. Estamos qualificando as pessoas, algumas em situação de rua, e que passaram pela qualificação profissional, com toda dignidade, com o transporte, inclusive, pago pela Prefeitura de Salvador", declarou.

"É importante que, após a qualificação profissional, essas pessoas tenham ferramentas que possibilitem as suas próprias atividades, por isso a entrega dos kits. Essa é uma forma que a Prefeitura de Salvador buscou para assistir as pessoas de vulnerabilidade social", completou Magalhães.

Expectativa – Beneficiária do programa, Maria de Jesus Santana, de 70 anos, expressou a gratidão pelos cursos na área de gastronomia que realizou e pela contribuição dos kits para compor a própria renda familiar. "Hoje, moro de aluguel, então, com os cursos e kits, com fé em Deus vai entrar um dinheirinho a mais para aliviar a situação", disse.

Ex-morador de rua e aluno do curso de eletricista predial, Israel dos Santos França, de 39 anos, enfatizou a importância dos materiais como ferramentas essenciais para iniciar a jornada profissional. Ele agradeceu à Prefeitura pelo apoio e oportunidades oferecidas.

"O kit será muito importante, porque é uma ferramenta de trabalho que não é muito barata, principalmente para quem está desempregado e tentando ingressar no mercado de trabalho. A Prefeitura contribui bastante proporcionando os cursos e ajudando dessa maneira: profissionalizando e nos possibilitando a ingressar no mercado de trabalho para termos uma nova vida", relatou.

Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS