O Balé Folclórico da Bahia (BFB) iniciou, na última segunda-feira (11), mais um ciclo de oficinas gratuitas de dança na sede da instituição, sem a necessidade de inscrição prévia. Os encontros acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h, no Teatro Miguel Santana, na Rua Maciel de Baixo, 49, Pelourinho. A atividade acontece através de um convênio firmado com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Para os interessados em participar, basta comparecer à sede do Balé Folclórico no dia da aula, com 15 minutos de antecedência. A oficina é aberta para pessoas a partir de 15 anos de idade, tanto para quem quiser frequentar todas as aulas ou apenas experimentar uma vez só, seja iniciante ou profissional de dança.

O convênio auxilia o BFB no custeio dos artistas, do pessoal da área administrativa, na manutenção do imóvel e do espetáculo do grupo. O patrocínio da Prefeitura também viabiliza a continuidade de projetos da Fundação Balé Folclórico da Bahia, além das oficinas de dança gratuitas abertas à comunidade.

"Estamos dando continuidade a um projeto que teve início em 2023, quando a Prefeitura apoiou nosso balé. Com o resultado dos projetos e oficinas, a Secult resolveu renovar até o mês de junho, com possibilidade de prolongar até o final de 2024", disse o fundador e diretor-geral da companhia, Vavá Botelho.

O Balé Folclórico já oferece os cursos gratuitos há 36 anos e a procura pelas oficinas nesta temporada vem superando as expectativas. "Esperávamos 30, 40 pessoas, mas já tivemos desta vez quase 90 alunos", declarou Botelho.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS