A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fará uma megaoperação neste final de semana com o ‘Dia D da Mobilização Salvador contra a Dengue’ programado para este sábado (9), a partir das 8h. A ação inclui atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade visando intensificar as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya.

Três mutirões de limpeza serão realizados simultaneamente nas regiões do Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Cajazeiras em parceria com a Limpurb. Nas ações, os moradores dessas localidades terão a oportunidade de descartar adequadamente materiais que, devido ao seu grande volume, não podem ser recolhidos durante a coleta domiciliar e acabam servindo de reservatório para o mosquito Aedes depositar seus ovos.

Itens como fogões velhos, vãos sanitários, sofás e geladeiras sem utilidade serão recolhidos ao longo do dia nos mutirões. Simultaneamente, as equipes envolvidas na ação irão percorrer as residências conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas ruas, unidades de saúde, escolas, igrejas e outros espaços para a realização de bloqueios, vistoria de depósitos elevados, como caixas d'água e calhas; aplicação de inseticida de efeito residual; e utilização de UBV Pesada (carro fumacê) em pontos estratégicos. Áreas públicas como praças, parques e jardins também serão alvo de inspeção.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, convoca a todos os soteropolitanos para participar da mobilização, atuando também como agente colaborador do poder público, eliminando focos do mosquito, adotando bons hábitos e auxiliando na fiscalização da sua comunidade. “Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do Aedes estão dentro das próprias residências. Temos inúmeras campanhas com orientações sobre o manuseio de possíveis depósitos para focos do mosquito, que devem ser colocadas em prática na própria casa, alertando ainda a vizinhança. Juntos, poderemos vencer o Aedes”.

Dados - Em janeiro deste ano, o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de Salvador, que serve como instrumento para nortear medidas de ações de controle, foi de 1,8 – significa que foram encontradas larvas do mosquito em quase dois de cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de saúde do município. Este índice aponta um cenário de alerta, mas no comparativo com o mesmo período do ano passado houve uma melhora: em janeiro de 2023, a taxa do LIRAa era de 2,4.

Porém, quando analisado separadamente por Distrito Sanitário, as regiões alvo dos mutirões de limpeza deste sábado preocupam a administração pública. O Subúrbio Ferroviário registra um índice de infestação de 2,5; Cajazeiras 1,3 e Centro Histórico 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.

Já sobre episódios de dengue, até a última quinta-feira (7), Salvador contabilizou 523 casos confirmados da doença, uma redução de 24,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 695 casos.

“Não podemos baixar a guarda. Cuidar da nossa cidade é uma responsabilidade conjunta, por isso é de suma importância a união de todos nas ações de enfrentamento às arboviroses em Salvador. O poder público e a população fazendo suas partes”, destacou Ana Paula Matos.

Vacinação - Ainda dentro da Mobilização Salvador contra a Dengue, a SMS disponibilizará neste sábado (9) e domingo (10) 42 pontos de vacinação contra a doença para o público alvo de 10 a 14 anos.

Após divulgação de Nota Técnica do Ministério da Saúde (Nº 7/2024-CGFAM/DPNI/SVSA/MS), a vacina contra a dengue passa a ser administrada apenas nos postos de saúde tradicionais, e não mais em pontos extramuros como shoppings. Esses locais passarão a centralizar somente a imunização contra Influenza, cuja campanha foi iniciada antecipadamente em Salvador nesta sexta-feira (08).

Desde o início da vacinação em Salvador, em 15 de fevereiro, 24.319 doses já foram aplicadas. A programação pode ser conferida no site saude.salvador.ba.gov.br e no Instagram @smssalvador.

Influenza - As equipes da SMS também vão aplicar doses da vacina contra a gripe para o grupo prioritário em locais com grande circulação de pessoas (exceto para crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias). Neste primeiro dia de estratégia na capital baiana, 2.204 pessoas foram imunizadas.