Em comemoração aos sete meses do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, uma nova marca será utilizada, a partir desta segunda-feira (27), nos eventos e ações artísticas, culturais e de turismo, e no uniforme dos funcionários da Prefeitura que atuam na área, como a LIMPURB, Guarda Civil Municipal, Transalvador, dentre outros. Unindo “Centro” e “SSA”, a nova marca representa o amor que os soteropolitanos e os turistas que visitam Salvador têm pelo Centro Histórico, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

A identidade segue o padrão da marca da cidade lançada em setembro, com o “SSA”, código internacional da aviação para a capital baiana que foi adotado pelos moradores e visitantes, e o coração em cor amarela, que representa o aspecto solar e caloroso da cidade. A marca chega aliada ao novo momento de extrema valorização que a Prefeitura de Salvador tem dado ao Distrito Cultural, criado pela gestão para dar à região uma atenção especial, com ações de desenvolvimento artístico, cultural e econômico e que já movimentam as ruas e ladeiras da região.

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, a marca é a representação de todo o trabalho de valorização da região. “Temos feito um trabalho intenso no Centro Histórico, apoiando e incentivando aquilo que dá vida à região: os moradores, comerciantes locais, a cultura e a história. Começamos no Carnaval deste ano, com o Cole no Centro, e seguimos durante todo o ano, passando pelo São João, Flipelô e Festival da Primavera. Além das apresentações na Escadaria do Passo e os AfroCortejos.”, afirmou.

Nos AfroCortejos, Muzenza, A Mulherada, Cortejo Afro, Gandhy e Didá movimentam as ruas do Pelourinho diariamente, exceto terças e sextas, levando o som dos blocos Afro e dos afoxés. O FunFun no Passo, que chega a terceira edição no dia 2, leva a Orkestra Rumpilezz para a Escadaria do Passo toda primeira sexta-feira do mês. Também mensalmente, o cantor Gerônimo toca sempre na última terça-feira do mês na Escadaria, um retorno aos shows tradicionais que o cantor fazia em homenagem ao filme “O Pagador de Promessas”.

O Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio foi inaugurado em 27 de abril de 2023, como uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, gerida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), para dar ao Centro Histórico uma atenção especial. O Distrito funciona como uma zona administrativa de cultura, turismo, assistência social, zeladoria e ordenamento público, com uma Prefeitura-Bairro exclusiva, que consegue ter uma gestão mais localizada e atenta às necessidades individuais da região.