Mulheres soteropolitanas estão aproveitando serviços de saúde oferecidos através da campanha do Outubro Rosa nos shoppings centers de Salvador para colocar a saúde em dia. Apenas o espaço dedicado ao público feminino no Salvador Norte Shopping recebeu, na manhã da quarta-feira (18), mais de 40 mulheres para realizar atendimentos como consulta com médico clínico, encaminhamento para exames e outros serviços.

A ação faz parte da programação especial de atividades da Prefeitura em alusão ao Outubro Rosa e que visam aproximar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Rosangela Santos Pinho, 49 anos, aproveitou o fim do expediente de trabalho para cuidar da saúde e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Não é todo dia que encontramos uma consulta médica assim, tão fácil. Além disso, achei muito bom ter encaminhamento aos exames também. Consegui vir aqui que é pertinho do trabalho e de casa fazer tanto a consulta como pegar informações para cuidar da minha saúde. Gostei tanto que vou avisar as minhas colegas de trabalho para virem também aproveitar”, contou.

Quem passar pelos centros de compras terá acesso a palestras sobre prevenção e detecção dos cânceres de mama e colo do útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atividades educativas sobre alimentação saudável, saúde bucal e tabagismo, além de orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids e distribuição de preservativos. Também será possível fazer solicitação e encaminhamento para exames como preventivo, mamografia e ultrassonografia mamária, planejamento reprodutivo, conscientização sobre o HPV e a importância da vacinação como forma de prevenção.

Casos das doenças em Salvador – De acordo com dados do Atlas de Mortalidade Instituto Nacional de Câncer (Inca), no ano de 2021 em Salvador ocorreram 336 óbitos por câncer de mama. Já para câncer do colo do útero foram registrados 93 óbitos neste mesmo ano. O Inca estima neste ano de 2023 cerca de 1.340 novos casos de câncer de mama e 240 novos casos de câncer de colo do útero sejam registrados na capital baiana.

A enfermeira referência técnica de Saúde da Mulher da SMS, Dândara Santos, explicou que em Salvador, além da prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa também busca a prevenção do colo do útero. “São dois tipos de doença que acometem a população feminina e trazem uma mortalidade impactando o município. Estamos trabalhando este mês com diversas ações que visam ampliar o debate sobre a prevenção destes cânceres. Quando falamos de prevenção, falamos sobre detecção precoce para que ela consiga ter o tratamento e cura, reduzindo a mortalidade”, explicou.

A profissional completou que a recomendação é fazer o rastreamento da doença em mulheres de 50 a 69 anos que não possuem nenhum tipo de sintoma. Para isto, o público deve realizar a mamografia a cada dois anos. Se houver alteração no exame, a paciente deverá repeti-lo em um intervalo de tempo menor definido pelos profissionais de saúde que realizarem o acompanhamento da mesma.

Durante todo o ano, as mulheres devem buscar orientação nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF) com médicos e enfermeiros que realizam o rastreamento do câncer de mama. Para a prevenção do câncer do colo de útero, que é rastreável e tratável, as soteropolitanas também devem buscar pelos serviços municipais.

Como estratégia para rastreio da doença o público conta com o exame citopatológico, conhecido como preventivo, e que consegue detectar lesões precursoras de câncer. Além disso, meninas e meninos de 9 a 14 anos podem tomar a vacina contra o HPV, que é um dos principais causadores da doença. O imunizante está disponível nos postos de saúde de Salvador gratuitamente.

Santos destacou que as unidades de saúde estão preparadas para acolher as mulheres e ajudá-las a prevenir o câncer de colo do útero se identificado precocemente. A patologia, explicou, se desenvolve lentamente no colo do útero, às vezes por uma década, até que resulte na doença.

“Muitas mulheres acham que o exame preventivo é para ver se há alguma infecção ou para avaliar se a saúde sexual está indo bem. Mas na verdade ele tem a função de detectar lesões no colo do útero que se não tratadas e podem, no decorrer dos anos, virar o câncer”, enfatizou.

Mobilização - A SMS também realizará a segunda edição do Dia D da campanha Outubro Rosa na capital no próximo sábado (21) com atendimento direcionado ao público feminino em cerca de 70 unidades de saúde de Salvador. As mulheres receberão avaliação dos profissionais de saúde para avaliação dos cânceres de mama e colo do útero e encaminhamento para exames. A lista com as unidades disponíveis estará disponível para consulta no site da pasta www.saude.salvador.ba.gov.br.

Nos shoppings as ações de promoção à saúde continuam nos próximos dias. No Salvador Norte Shopping as ações seguem até esta sexta-feira (20); no Shopping Bela Vista os serviços estão disponíveis até o dia 27 de outubro; no Shopping Paralela as atividades vão dos dias 23 ao dia 25 de outubro, e no Salvador Shopping a oferta de serviços de saúde ocorre nos dias 25 e 27 de outubro.