As fanfarras das escolas públicas se misturam nas ruas ao cortejo em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo (2), em Salvador. As apresentações ocorrem no circuito entre a Praça Municipal e o Campo Grande, das 14h às 18h. O Festival de Fanfarras e Balizadores 2023 conta com a participação de três escolas da rede municipal e cinco instituições estaduais. O evento cultural é organizado pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o intuito de visibilizar e premiar fanfarras e bandas marciais vinculadas aos colégios de Salvador e da Bahia.

Inserido na programação das festividades da Independência do Brasil na Bahia, que neste ano tem como tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”, o Festival conta com a participação das escolas municipais Alexandrina Santos Pita, Palestina e de Fazenda Coutos. De acordo com o gerente de Promoção Cultural da FGM, George Vladimir Nascimento, a iniciativa visa valorizar uma manifestação cultural muito potente da Bahia, da cidade, que é a banda de fanfarra e a banda marcial.

“O festival dará mais visibilidade, valorização e empoderamento desse movimento cultural tão genuíno e autêntico que é o 2 de julho. Esse é nosso principal objetivo, o maior ganho do festival de fanfarras. Além disso, buscamos também a valorização da figura dos balizadores, das balizadoras, lembrando das balizas como elementos simbólicos e potentes tanto das fanfarras, quanto do 2 de Julho”, explicou o gerente.

Regras - As apresentações não poderão ultrapassar o tempo máximo de 50 minutos, incluindo duas paradas obrigatórias em locais estratégicos: nas imediações do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), na Piedade, e em frente ao Largo do Rosário. Em ambos os pontos, os grupos farão o aprofundamento da performance cênica das balizas. Cada parada deverá ter duração máxima de cinco minutos.

Os participantes deverão chegar com pelo menos 1 hora antes do início da sua apresentação, no ponto de concentração localizado na Ladeira da Praça. Os participantes que utilizarem vestuário, gestos, palavras ou termos que remetam à xenofobia, misoginia, homofobia, baixo calão ou qualquer tipo de ofensa terão a sua escola automaticamente excluída do certame.

Resultado - O júri é composto por seis membros que farão a escolha das três escolas vencedoras. O resultado será divulgado no site oficial da FGM e em suas redes sociais até o dia 15 de julho. Serão premiadas três escolas vencedoras na categoria “Melhor Fanfarra”, com troféu e certificado de participação. O grupo vencedor também receberá uma placa em reconhecimento ao trabalho, que será instalada na sede da escola. O concurso prevê ainda três artistas vencedores na categoria “Melhor Balizador” que receberão troféu e certificado de participação.

Reportagem: Camila Vieira / Secom