0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) vem registrando redução no número de queda de árvores na cidade. A contagem engloba também galhos caídos, arbustos e coqueiros, que são contabilizados como um único item. 

Dados da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) apontam que Salvador possui mais de 21 mil ruas cadastradas. Uma vistoria da Seman apontou que, cada uma dessas localidades, possui em média dez árvores, totalizando aproximadamente 210 mil árvores em ambiente urbano, em área pública, sem contar as localizadas em áreas particulares, encostas, coqueiros da orla e vegetação arbustiva. Com isso, os técnicos da secretaria registraram que a remoção, entre janeiro e agosto, chegou a apenas 0,24%. 

“O percentual de queda de árvores em Salvador é baixíssimo. Temos áreas de Salvador diferentes. Na Rua Amazonas, na Pituba, temos uma floresta. No Comércio, há menos árvores. A nossa condição arbórea, de manutenção das espécies vegetais da cidade, é bem-sucedida, porque não tem grandes números de árvores caindo em relação ao total da cidade”, disse o secretário da Seman, Luciano Sandes. 

Áreas particulares – Segundo o gestor, as árvores que caíram não ofereceram danos à vida. O último acontecimento, no Corredor da Vitória, no domingo passado (4), ocorreu com um vegetal plantado dentro de um condomínio, em área privativa. Por isso, a pasta vem orientando proprietários de áreas particulares sobre a planta. 

“Temos um problema na cidade de questão fitossanitária. Por isso, recomendamos vistorias, além de podas das grandes árvores, especialmente nos meses de agosto e setembro, período que venta muito na cidade e o vegetal pode tombar. O particular precisa cuidar do seu vegetal, assim como nós do município cuidamos dos vegetais públicos. É importante vigiar raízes expostas, casa de cupim e demais situações relacionadas, pelo proprietário da árvore”. 

Além do tombamento das espécies, outro grande problema são as folhas grandes, especialmente de amendoeiras, que entopem o sistema de drenagem na cidade, assim como os frutos, que em grande quantidade podem entupir as bocas de lobo. “A questão do manejo das árvores na cidade envolve cuidados e, às vezes, o munícipe não entende porque fazemos podas mais drásticas. Não é algo simples e, além disso, a gente tem copas que crescem demais e entram na fiação. Neste caso, é preciso acionar a companhia de energia, já que a Prefeitura não tem autorização para atuar na linha viva”. 

Trabalho de prevenção – Entre os serviços promovidos pela Seman na cidade estão as podas em árvores, arbustos e palmáceas, supressão de vegetais, remoção de galhos e árvores (vegetais mortos), tratamentos culturais (capina seletiva e retirada de ervas daninhas), plantio e manutenção de árvores e gramados e paisagismo. Entre janeiro e julho de 2022, mais de 43 mil unidades de vegetais sofreram intervenção por equipes do órgão, uma média de seis mil por mês, entre árvores e limpeza de palmeiras. 

A manutenção tem como objetivo prevenir a queda de galhos e árvores. Além do aspecto paisagístico, é feita a retirada de galhos quebrados, senis e com parasitas. A poda também confere maior estabilidade para suportar os ventos fortes e as chuvas, com diminuição da copa. Os serviços são realizados todos os dias da semana, inclusive no período noturno, nos principais corredores de tráfego, minimizando o impacto no trânsito. Todas as atividades acontecem após vistoria/laudo expedido pelo corpo técnico da Seman, composto por engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e biólogos. 

A poda/supressão de vegetais em áreas públicas em Salvador é executada exclusivamente pela Seman. Para serviços em área particular é necessário o alvará expedido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A solicitação pode ser feita nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo www.horamarcada.salvador.ba.gov.br , ou através da Central de Atendimento do Disque Salvador 156, no portal www.falasalvador.ba.gov.br .

 

 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...