Os 251 moradores da comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, já estão com o título de posse do imóvel em mãos, através do programa municipal Casa Legal. Os documentos foram entregues pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, em cerimônia realizada no local na terça-feira (10).

O programa legaliza a posse do uso da terra, assegurando o direito à moradia e o exercício da cidadania aos ocupantes. O título de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) garante a concessão do imóvel pela Prefeitura por tempo indeterminado, desde que não haja desvio da finalidade do habitacional. Com o CDRU não é permitido modificar a unidade residencial para atividade comercial, locação ou qualquer outra diversa da moradia do concessionário ou da família.

A vice-prefeita Ana Paula Matos declarou que a entrega dos títulos de concessão do imóvel faz parte de um resgate histórico de um povo batalhador. “Não mediremos esforços para melhorar ainda mais a vida dessas pessoas”, afirmou a gestora.

O titular da Seinfra ressaltou que a ação é um marco na vida dos moradores e moradoras da Guerreira Zeferina. Ele relembrou que o local, quando era conhecido como Cidade de Plástico, não possuía saneamento básico e nem infraestrutura e, hoje, a realidade é totalmente diferente, após a intervenção realizada pela Prefeitura. “Esse título de posse é um direito de vocês”, pontuou Santos.

Morador da comunidade desde 2009, Ubaldino Basílio, 54 anos, era só felicidade ao receber o título de posse do apartamento. “Estou muito feliz, um sonho que realizei. Agora teremos a garantia para nossos filhos, não há preço que pague isso”.

A comerciante Valdilza Silva, 49 anos, mora com os dois filhos há mais de dez anos na Guerreira Zeferina e não escondeu a emoção ao ter o documento em mãos. “Estou muito emocionada. Há tempos estávamos esperando essa escritura e, graças a Deus, tudo que foi prometido, foi cumprido. Eu tenho um quiosque aqui e estou reformando para continuar garantindo o meu sustento”, declarou.

Na cerimônia de entrega estiveram presentes também o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, demais gestores municipais e autoridades.

Urbanização – Com quatro anos completados em abril, o Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina possui uma área de 20 mil m² e é composto por apartamentos distribuídos em 10 prédios, com dois ou três quartos. Além disso, o conjunto dispõe de 20 moradias adaptadas, para pessoas com deficiência.

No local também foram construídos uma escola, que atende crianças de dois a cinco anos em ensino integral; campo de futebol; centro comunitário, miniquadra; boxes comerciais; espaço de convivência e lazer; calçadão de acesso à praia; deque; e estacionamento, além de instalação de sistema solar fotovoltaico – neste caso, em parceria com a Coelba. Todo o projeto urbanístico foi construído pelo Município em diálogo com os próprios moradores.