Quatro inaugurações, mais de 100 mil atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 215 mil refeições distribuídas, bem como 70,5 mil cestas básicas entregues à população em situação de vulnerabilidade, entre outros serviços na área social. Estas foram algumas das ações realizadas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) no ano de 2021, em meio ao período de enfrentamento à Covid-19.

Os investimentos deverão prosseguir em 2022. Para este mês de janeiro, está prevista a inauguração de mais dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras), sendo um no bairro do Nordeste e o outro na Boca do Rio. Durante o ano, um terceiro Restaurante Popular deverá entrar em funcionamento, em Cajazeiras. “A novidade, porém, fica a cargo do equipamento itinerante, que distribuirá alimentos a cada dia por diferentes bairros periféricos. Todo esse trabalho já consolida Salvador como referência nacional em assistência social”, celebrou o titular da pasta, Kiki Bispo.

No ano passado, no quesito inaugurações, um dos destaques foi a nova sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio. Desde a entrega, em outubro, foram realizados 102 mil atendimentos entre inscrições e atualizações de cadastros de pessoas que abrangem as categorias pobreza e extrema pobreza no Cadastro Único (CadÚnico).

“Em quase três meses, vivemos um grande desafio para reduzir o número de pessoas atraídas pela demanda aberta e, em especial, pelo cadastramento aos benefícios anunciados pelo Governo Federal, como Auxílio Brasil. Daí, fomos obrigados a montar uma força-tarefa para beneficiar os usuários, a testar diversas estratégias para atingir todo nosso público”, relatou Bispo. Atualmente, cerca de três mil cidadãos soteropolitanos são atendidos apenas para o CadÚnico.

Descentralização – Os serviços da Sempre também são oferecidos nas dez Prefeituras-Bairro; no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio; nas edições do CadÚnico Itinerante, programa de sucesso realizado três vezes por semana nas comunidades carentes da cidade; nos postos de atendimento instalados no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras; e em 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de um ponto de apoio na Codesal. Na Sempre, além das inscrições no Cadastro Único, a população tem acesso ainda a benefícios como os auxílios moradia, funeral, natalidade, viagem e emergência, dentre outros.

Centros de referência – A rede de assistência social através dos Cras foi reforçada com a entrega de três novas unidades, em Brotas, Castelo Branco e Lobato. As estruturas reúnem salas multiuso, salas de atendimento, brinquedoteca, recepção, copa e almoxarifado, para receber os cidadãos visando a orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar, em decorrência da pobreza, vulnerabilidade, privação de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por questões de gênero, idade, etnia e deficiência, entre outras situações. Cada unidade do Cras conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio.

Restaurantes populares - Os Restaurantes Populares de Pau da Lima e São Tomé de Paripe ofereceram 215 mil refeições em 2021. Os locais também promoveram eventos sociais e profissionalizantes para os beneficiários. Para 2022, além da unidade em Cajazeiras, a intenção é implantar uma versão itinerante – a ideia é, através de um ônibus com uma cozinha devidamente equipada, circular em diferentes bairros da periferia da cidade.

Demais ações – A Sempre realizou, ainda, 48 mil abordagens sociais e 4.817 acolhimentos institucionais de pessoas em situação de rua. Por meio do programa Recomeçar Sempre, foram inseridos 312 participantes, que participaram de diversas ações de promoção da cidadania e resgate da autoestima.