Os ambulantes de souvenirs que atuam nas imediações do Jardim Zoológico, em Ondina, serão os próximos contemplados com novos coletes padronizados de trabalho. A iniciativa faz parte da ação de ordenamento dos profissionais, promovida pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que já foi realizada nas áreas do Mercado Modelo, Praça Cayru, Terreiro de Jesus e Pelourinho.

Ainda este mês de julho, os fiscais farão o levantamento dos ambulantes que atuam no local e informarão sobre a necessidade da atualização cadastral e retirada dos coletes padronizados. Para a retirada do material, é necessário que os vendedores compareçam à sede da Semop na Rua 28 de Fevereiro, 22, Baixa dos Sapateiros, das 8 às 17h, munidos da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão negativa, comprovando que não possui dívidas com o Município.

Iniciativa – O sistema de ordenamento por coletes realizado pela Semop adotou numeração para os profissionais, além do sistema de cores para cada área de atuação. O azul foi utilizado para a área da Praça Municipal; o laranja para a Praça Cayru; o amarelo para as laterais e fundo do Mercado Modelo; e vermelho para a área do Pelourinho e Terreiro de Jesus. A iniciativa visa facilitar o trabalho dos ambulantes, além da fiscalização da atividade pela Semop.

O órgão alerta que são realizados, diariamente, fiscalizações em pontos estratégicos para evitar a entrada de ambulantes irregulares nas regiões. Quem for flagrado atuando sem licença poderá ter a mercadoria apreendida e, no caso dos vendedores que atuarem em outra área que não seja a de origem, poderão ter a licença suspensa.