Os cidadãos de Salvador contam com novas opções de lazer nos espaços públicos do município. Para os fãs de esportes praticados na areia, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), criou quadras nos tamanhos mini e oficial, direcionadas às práticas de futevôlei, vôlei, futebol na areia e até baleado.

As quadras para esportes na areia podem ser encontradas no Vale das Pedrinhas, Imbuí,  Marotinho, Cajazeiras, Cabula, região do Subúrbio e também nas praças Segredos de Itapuã, em Piatã, e Dodô e Osmar, na Ribeira. Até esportes populares na década de 1990, como o beach tennis, têm ganhado adeptos em Salvador.

De acordo com Virgílio Daltro, presidente da Desal, o equipamento é mais uma opção para a população, e a intenção é que haja uma convivência em torno da praça das pessoas que ali habitam. “Estamos felizes por proporcionar aos soteropolitanos essa oportunidade para a prática da saúde e do lazer. O futevôlei faz com que haja esse fluxo de pessoas da área, pois muitas vezes os moradores não têm como ir à praia praticar, principalmente em áreas fora da orla”, ressaltou.

Treinamento infantil – Na Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi, o professor de futevôlei Lucas Viana comemorou quando a quadra do local foi implantada. Hoje, além de treinar, o jovem de 26 anos também dá aulas da modalidade para crianças do entorno. Há dois anos, ele conta com turmas pela manhã e à noite e acredita que a quadra perto de casa ajudou na melhoria da qualidade de vida.

“Eu sempre treinei, mas tinha que ir para outras localidades, como a praia da Preguiça e no Porto da Barra, porque não tive a oportunidade de ter uma quadra perto de casa. Com a reforma da praça e a colocação da quadra, deu uma vida nova à área. O esporte está crescendo e, além de tirar pessoas de um meio não favorável e trazendo para o esporte, forma atletas. É qualidade de vida acima de tudo”, disse.

Vindo de Brasília há oito meses, o professor Malta Magalhães aproveitou a manhã desta quarta-feira (2) para praticar futevôlei no local. Ele também avaliou positivamente a quadra. “Eu não conhecia antes, mas todo aparato público em uma comunidade melhora a qualidade de vida. Aqui, percebe-se que há um movimento por parte dos moradores da região após a requalificação, mas é preciso conscientizar a população de que é necessário conservar os equipamentos. Lazer, educação e esporte são vitais para o cidadão”, opinou.