Mais uma unidade de ensino em pré-moldado, fechada há dois anos por não oferecer condições de segurança para alunos, professores e funcionários, começou a ser demolida pela Prefeitura nesta quarta-feira (26). A antiga Escola Municipal de Nova Sussuarana, localizada na Rua Engenheiro Rubens Zardival, vai dar lugar ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, que será entregue em 2020 com ampliação para 500 do número de vagas. A ordem de serviço para demolição e início imediato das obras foi assinada nesta manhã pelo prefeito ACM Neto, no próprio local.

O evento também contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; do secretário municipal da Educação, Bruno Barral; e do ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, dentre outras autoridades, lideranças comunitárias e população. De acordo com o prefeito, em 2013, Salvador tinha 42 escolas em pré-moldado. Em visita a algumas delas, todas apresentavam o mesmo relato dos moradores: situação precária dos imóveis, como problemas de infiltração e alagamento no período das chuvas, provocadas pela falta de manutenção e ação do tempo.

“Como as crianças poderiam ter desempenho positivo com essa situação? Os professores e alunos precisam de boa estrutura para realizar um bom trabalho em sala de aula. Por isso, estamos fazendo esse esforço de reconstrução dessas escolas. Nossa meta é de que, até 2020, não tenhamos mais escolas em pré-moldado em Salvador”, afirmou ACM Neto. Ele ainda ressaltou o compromisso da Prefeitura em considerar a área social como prioridade da gestão: somente este ano, foram aplicados R$250 milhões a mais do que o exigido no orçamento municipal em saúde e educação.

“Essa escola está fechada há dois anos e o local já estava sendo usado por moradores de rua e usuários de drogas. Essa reconstrução é muito bem-vinda. Já penso em matricular minha filha menor aqui, quando for inaugurada”, relatou a ambulante e moradora do bairro Merina Rodrigues, de 37 anos, mãe de duas crianças de 3 e 7 anos de idade.

Novas estruturas – A unidade de ensino em Nova Sussuarana é a sexta dos 16 Centros Municipais de Educação (CMEI) a serem reconstruídos pela administração municipal, com recursos do FNDE. Desde o dia 8 de novembro último, já foram iniciadas a reconstrução de cinco escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato e Engenho Velho da Federação.

Com área de 1.833 m² e investimento de R$4,7 milhões, o novo CMEI Nova Sussuarana abrigará dez salas de aula e terá ainda coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, solários, parque infantil, refeitório, cozinha. A lista de ambientes também engloba triagem de alimentos, depósito de merenda, lavanderia, depósito de material de limpeza, guarita com banheiro, subestação, casa de lixo, casa de gás, dois pátios (com e sem cobertura), pátio de serviços e jardins com gramado e horta.

No local também haverá elevador, banheiros para alunos, professores, funcionários e adaptados para pessoa com deficiência. Até a conclusão das obras, os alunos estão estudando em um imóvel alugado pela Prefeitura, próxima à antiga escola.