Dando continuidade aos trabalhos de construção participativa do Plano Salvador 500, a Prefeitura realiza nesta quinta-feira (20), das 18h às 22h, a Oficina de Bairros da região de Itapuã/Boca do Rio. O evento será no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Avenida Octávio Mangabeira/Rua Abelardo Andrade de Carvalho, na Boca do Rio. Os bairros participantes são: Aeroporto, Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz, Boca do Rio, Imbuí, Itapuã, Patamares, Piatã, Pituaçu e Stella Maris.

As Oficinas, que vêm ocorrendo desde o início de novembro e vão abranger todo o território soteropolitano, têm como objetivo fazer um diagnóstico de cada bairro, a partir da discussão e participação das pessoas que moram, trabalham, estudam ou têm negócios nessas localidades. "As informações, o olhar e as vivências dessas pessoas são fundamentais para que o Salvador 500 seja construído refletindo a realidade e os anseios populares", explica Tânia Scofield, coordenadora técnica do Plano. "Isso dará a solidez necessária para um trabalho dessa amplitude, para um plano que traçará o desenvolvimento sustentável de Salvador até 2049".

No sábado (22), haverá Oficina de Bairros nas regiões de São Caetano e de Valéria. Na próxima semana, serão realizadas a da Pituba, de Brotas, do Cabula e de Ipitanga/São Cristóvão (confira informações abaixo). Em dezembro, as Oficinas ocorrerão em Ilha de Maré, Liberdade, Cajazeiras e Tancredo Neves. Todas as informações sobre o Plano, oficinas, audiências, fóruns e outras atividades são encontradas no site  www.plano500.salvador.ba.gov.br.

Salvador 500 - Lançado no início do ano, o Plano Salvador 500 visa discutir amplamente o desenvolvimento do município, sob os mais diversos aspectos, como a sustentabilidade, o ordenamento e a melhoria de vida da população. O resultado desse trabalho subsidiará políticas e ações sociais, econômicas e urbanísticas para os próximos 35 anos, entre elas a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS).

Confira a programação das Oficinas de Bairros de novembro:

20/11 (quinta-feira)

Oficina de Bairros de Itapuã/Boca do Rio

Local:  Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) - Avenida Octávio Mangabeira/Rua Abelardo Andrade de Carvalho, Boca do Rio.

Horário: das 18h às 22h.

Bairros:  Aeroporto, Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz, Boca do Rio, Imbuí, Itapuã, Patamares, Piatã, Pituaçu e Stella Maris.

22/11 (sábado)

Oficina de Bairros de São Caetano

Local:  Escola Municipal Helena Magalhães - Rua Oito de Dezembro, s/nº, Boa Vista de São Caetano

Horário: das 8h às 12h.

Bairros:  Alto do Cabrito, Boa Vista de São Caetano, Bom Juá, Campinas de Pirajá, Capelinha, Fazenda Grande do Retiro, Marechal Rondon e São Caetano.

Oficina de Bairros de Valéria

Local:  Escola Municipal Professor Milton Santos - Rua Principal, 99, Valéria

Horário: das 8h às 12h.

Bairros:  Moradas da Lagoa, Palestina, Pirajá e Valéria.

24/11 (segunda-feira)

Oficina de Bairros da Pituba

Local:  Centro Comunitário da Pituba Padre Casimiro Quiroga - Alameda Verona nº 158, Pituba.

Horário: das 18h às 22h.

Bairros:  Amaralina, Caminho das Árvores, Chapada do Rio Vermelho, Costa Azul, Costa Azul, Itaigara, Jardim Armação, Nordeste de Amaralina, Pituba, Santa Cruz, Stiep e Vale das Pedrinhas.

25/11 (terça-feira)

Oficina de Bairros de Brotas

Local:  Colégio Bom Jesus dos Milagres - Largo dos Paranhos s/nº, Matatu de Brotas.

Horário: das 18h às 22h.

Bairros:  Acupe, Boa Vista de Brotas, Brotas, Candeal, Cidade Jardim, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Luiz Anselmo, Matatu, Santo Agostinho, Vila Laura.

29/11 (sábado)

Oficina de Bairros do Cabula

Local:  Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Rua Silveira Martins, 3386, Cabula.

Horário: das 8h às 12h.

Bairros:  Cabula, Doron, Narandiba, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo e Saramandaia.

Oficina de Bairros de Ipitanga/São Cristóvão

Local:  Escola Municipal Barbosa Romeo - Rua São Paulo s/nº, São Cristóvão

Horário: das 8h às 12h.

Bairros:  Areia Branca, Cassange, Itinga, Jardim das Margaridas, Mussurunga, Nova Esperança e São Cristóvão.​