Unidade de ensino tem capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos

Moradores da comunidade de São Marcos agora poderão deixar seus filhos, com até cinco anos de idade, na Creche e Pré-escola Primeiro Passo, entregue nesta sexta-feira (04) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação (Smed), Joelice Braga. A unidade de ensino fica na Rua Djalma Sanches, no antigo prédio da Fundação Cidade-Mãe, e é uma das novas 39 creches e pré-escolas a serem implantadas na cidade, com capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada.

As estruturas têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade. Essas unidades integram o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com mais de 40 mil vagas, sendo 25% delas no Subúrbio. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana. Todas essas unidades são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

O prefeito ACM Neto, durante a inauguração, destacou que estruturas como a que foi inaugurada hoje permitem que crianças tenham acesso à educação já nos primeiros anos de vida, o que aumenta as chances de sucesso na vida escolar. “Isso garante, por exemplo, que a criança seja alfabetizada na idade certa. Vamos continuar expandindo o ensino em tempo integral porque entendemos que isso é imprescindível para a cidade. Vejam como é importante para as mães e pais de família, que terão aqui uma unidade segura, com cinco refeições por dia para seus filhos”, afirmou Neto.

Saúde – Após a entrega da nova Creche e Pré-escola Primeiro Passo, o prefeito, acompanhado do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, vistoriou as obras em execução para implantação da Unidade de Saúde da Família (USF) de São Marcos, que será entregue em julho de 2017. A unidade, que está em fase inicial de construção, contará com quatro equipes de saúde da família, quatro de saúde bucal e 20 consultórios. Ao todo, serão 2 mil metros quadrados de área construída. Essa será a primeira unidade de atenção básica na comunidade.