Este sábado (21) começou animado e cheio de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino de Salvador, que estão participando do programa Aprender+. O encerramento das atividades foi acompanhado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e demais gestores municipais, em quatro das unidades de ensino que fazem parte da iniciativa: Hildete Lomanto, no Garcia; Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha; Roberto Correia, em Pau da Lima; e na Deputado Gersino Coelho, no Doron.

Nas visitas, o prefeito conversou com os educadores e estudantes, e reforçou a importância do projeto, que visa recompor as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. Apresentações artísticas e musicais, como a da violoncelista Sabrina Landim e do oboísta e integrante das orquestras Sinfônica da Bahia (Osba) e Neojibá, Gabriel Paes, também fizeram parte da programação, encerrando a maratona com chave de ouro.

“Quero falar da minha alegria de estar aqui. Para a gente, que está na vida pública, ouvir as palavras de carinho dos alunos e dos professores é a melhor sensação do mundo. Não há nada que faça mais feliz a quem está no serviço público. Saibam que a minha vinda aqui e a forma carinhosa com a qual vocês estão me recebendo vai me motivar, vai me estimular ainda mais para trabalhar pela cidade como um todo, em especial pela educação”, disse o prefeito Bruno Reis.

Por meio do Aprender +, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram de atividades pedagógicas e lúdicas num turno extra, aos sábados, visando a recomposição da aprendizagem nas escolas municipais. O projeto, realizado pela Smed, teve início em 23 de setembro e ocorreu simultaneamente em quatro sábados nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs). Foram alcançadas com a iniciativa 242 unidades de ensino.

"O programa Aprender + é uma iniciativa que veio pra ficar, é um sucesso. A rede realmente abraçou a iniciativa e temos visto resultados maravilhosos, é algo que está mobilizando a educação de Salvador. Agradecemos a toda a Prefeitura e parceiros pela iniciativa", declarou Ida Ramos, diretora da Escola Municipal Hildete Lomanto.

Na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha de São Caetano, os alunos fizeram questão de mostrar ao prefeito as conquistas da unidade, como a participação no Nasa Space e no Era Uma Vez... Brasil, programa de intercâmbio para Portugal.

Monique Oliveira, de 16 anos, é aluna do 9º ano do Guedes e foi uma das representantes dos estudantes. Ao final deste ano, ela vai se despedir do colégio para seguir no Ensino Médio e falou da sua experiência na unidade.

“Nossa escola é onde os nossos jovens se preparam para realizar os seus sonhos, para que a gente consiga ter uma vida próspera fora daqui. Aqui temos vários alunos do 9º ano, como eu, que vão tentar vaga em escolas importantes de Ensino Médio e aqui no Guedes recebemos a oportunidade de nos preparar para isso”, disse Monique.

O Aprender + fez parte das iniciativas adotadas pela Smed desde o início do ano com o intuito de reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia. Durante o projeto, os encontros focaram em aulas especiais de Matemática e Língua Portuguesa, intercaladas com atividades recreativas e de acolhimento. Para contribuir na recomposição dos conteúdos, os profissionais de educação têm realizado ações permanentes de estudo dos dados, elaboração de estratégias e formação de professores com foco em práticas pedagógicas.