A Prefeitura de Salvador premiou nesta segunda-feira (22) quatro alunos da rede municipal de ensino que venceram o Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão – A Cidade Somos Nós. A entrega dos prêmios foi feita pelo prefeito Bruno Reis em solenidade no Palácio Thomé de Souza, com a presença de familiares e professores, da titular da Controladoria Geral do Município, Rita Garrido, e do secretário de Educação, Thiago Dantas.

O concurso está na terceira edição e é realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O objetivo do programa é fomentar o exercício ativo da cidadania na perspectiva da transparência pública, acesso à informação e controle social, além de incentivar a educação fiscal no município.

O prefeito Bruno Reis parabenizou as crianças pelo interesse em conhecer as ferramentas que a cidade possui para se tornar melhor para os soteropolitanos. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque estimula as crianças a terem vontade de acompanhar o trabalho do prefeito e a vida pública. Sabemos que cada vez mais o jovem tem pouco estímulo para acompanhar a vida dos seus representantes, mas nós somos eleitos para representar o povo e este trabalho reflete na melhora da vida da população”, afirmou Reis.

Os vencedores na categoria geral foram: Ariel Ferreira dos Santos, Uellisson Sena Fiúza e Alana Jaguaciara do Carmo de Jesus. Na categoria pessoa com deficiência o vencedor foi Raoni Guilherme da Silva Sobral, que leu sua redação para os presentes e falou sobre sua experiência na construção do texto. “Foi difícil fazer a leitura para todos. Fiquei nervoso, mas consegui. Foi muito legal participar do concurso porque pude pesquisar e conhecer mais sobre as ações da Prefeitura”, contou.

Os melhores trabalhos foram contemplados com um computador portátil ChromeBook (primeiro lugar) e Tablets (segundo e terceiro lugares). O melhor trabalho na categoria específica alunos com deficiência também foi premiado com um computador portátil ChromeBook.

Para Thiago Dantas, proporcionar às crianças conhecimentos sobre como elas podem contribuir na sociedade deve ser uma das prioridades do município. "A partir dessa iniciativa, as escolas aprofundaram a discussão do papel do aluno enquanto cidadão e das ações relacionadas à transparência e controle social. Este é um tema que tem que ser potencializado e fomentado. Que a gente possa levar para mais escolas e engajar ainda mais alunos colocando a temática na nossa rotina”, afirmou Dantas.

Sobre a premiação – Segundo o chefe de setor de controle social da CGM e um dos idealizadores do programa nas escolas, Paulo Cezar Oliveira, o concurso é uma culminância importante do programa A Cidade Somos Nós, cumprindo o propósito de estimular os alunos na contextualização e ressignificação dos conteúdos sobre cidadania, transparência e controle social aprendidos nas oficinas realizadas nas escolas municipais.

As oficinas que preparam os alunos para o concurso, que acontecem desde 2017, já tiveram a participação de mais de 11 mil alunos. A cartilha utilizada é atualizada anualmente para uso nas oficinas. A perspectiva para o ano de 2023 é intensificar, otimizar e ampliar as ações do programa incentivando a participação dos estudantes e de todas as comunidades escolares nas práticas de controle social na cidade. ‘A Cidade Somos Nós’ vem se consolidando em Salvador como um programa especial de educação cidadã, atual, dinâmico e sensibilizador.

Entre 15 de agosto a 22 de novembro de 2022 a CGM realizou oficinas de transparência e controle social em 43 escolas de ensino fundamental II da rede municipal, público-alvo da ação, beneficiando diretamente 5.310 estudantes. Os resultados conseguidos em 2022 superam e ampliam significativamente aqueles obtidos pelo programa nos anos anteriores.

Reportagem: Joice Pinho/Secom